segunda-feira, 27 de abril de 2009

Viticultura e Enologia

- Duração: 3 anos

- Salário médio inicial:
R$ 900

Tecnólogo

O tecnólogo em Viticultura e Enologia tem por objetivo administrar as plantações de videiras, bem como os processos de transformações das uvas em vinho e champanhe. Cuida também dos parreirais, desenvolvimento de mudas, preparação de terreno para o plantio, seleção das frutas e todo o processo de colheita. A outra opção da carreira é na enologia. Nessa área o tecnólogo trabalha nas cantinas, gerenciando a seleção dos cachos, o desengace e o maceramento das uvas e a fermentação, a conservação, o engarrafamento e a rotulação da bebida. Nos laboratórios de análise sensorial, aprendem ainda a reconhecer as características de cada vinho. Pode ainda dedicar-se ao desenvolvimento de novas composições e a produção de refrigerantes, sucos de frutas, cervejas e destilados.

- Currículo Mínimo: Planejamento Vitivinícola, Desenho Técnico, Economia Enologia, Estatística Aplicada, Física, Informática, Marketing, Matemática Aplicada, Extensão Rural, Química, Microbiologia, Viticultura.

- Mercado de trabalho: vinícolas, otimização do cultivo, cantinas, laboratórios de análises de novas composições, restaurantes, centros de pesquisa.

- Perfil do profissional: paciência, pesquisa tecnológica, gosto por trabalho ao ar livre, criatividade, interesse por meio ambiente, sentidos bastante aguçados, concentração.

0 opiniões:

Postar um comentário