segunda-feira, 27 de abril de 2009

Engenharia de minas

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.600

Bacharelado

O engenheiro de minas se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos naturais e das riquezas do solo e do subsolo. O engenheiro de minas faz prospecção de novas minas de carvão, tório, estanho, xisto, cobre, urânio e águas minerais, calcula e orienta escavações, analisa propriedades físicas, químicas dos minérios e define processos de beneficiamento, tratando os minerais a serem empregados na indústria, desenvolvendo métodos de reciclagens. É treinado em explosivos, podendo trabalhar e pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Pode também estimar o potencial de produção de reservas petrolíferas, planejando abertura de poços petrolíferos, determinando os equipamentos para sua exploração Estuda também o comportamento mecânico da rocha e suas alterações.

- Currículo mínimo: Desenho, Eletricidade, Resistência de Materiais, Fenômenos de Transporte, Topografia, Geologia, Geologia Econômica, Mineralogia Petrografia, Sistemas Mecânicos, Pesquisa Mineral, Lavras de Minas, Tratamento de Minérios, Economia Mineral, Mecânica de Rochas.

- Áreas de atuação: indústrias de extração em geral públicas ou privadas, metalúrgica e joalheira, instituições de pesquisa, construção civil, topografia, mecânica de rochas, empresas de beneficiamento e processamento.

- Perfil do profissional: interesse pelo estudo de minérios, objetividade, raciocínio lógico e abstrato, senso crítico para avaliar quantitativa e qualitativamente projetos de sistemas por atividades ao ar livre, habilidade numérica, adaptação a diferentes locais e climas.

0 opiniões:

Postar um comentário