segunda-feira, 27 de abril de 2009

Engenharia elétrica

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.500

Bacharelado

É a área da engenharia voltada à transmissão de energia elétrica e à criação de sistemas e dispositivos eletrônicos, sendo subdividida em dois grandes ramos: Elétrica e Eletrônica. O engenheiro eletricista atua na construção e operação de redes de transmissão, usinas elétricas, e sistemas de distribuição de luz e força; supervisiona e projeta a fabricação de máquinas e equipamentos elétricos, como geradores e motores. Na área da Eletrônica, projeta a construção, montagem, instalação e manutenção de equipamentos de áudio, rádio e televisão, radar, redes telefônicas. Existem boas chances no mercado para manutenção de equipamentos eletrônicos em hospitais e clínicas. É necessário o registro no CREA para exercer a profissão.

- Currículo mínimo: Mecânica, Processamento de Dados, Desenho, Eletricidade, Resistência dos Materiais, Química Fenômenos de Transporte, Circuitos Elétricos, Matemática, Eletromagnetismo, Eletrônica, Materiais Elétricos, Conversão de Energia, Servomecanismos, Física, Laboratório.

- Áreas de atuação: Hospitais, indústria de equipamentos, usinas termo e hidroelétricas, empresas de geração, microeletrônica, transmissão e distribuição de energia elétrica e telecomunicações.

- Perfil do profissional: senso de observação, interesse por fenômenos físicos e sua aplicação, raciocínio abstrato, habilidade de cálculo, criatividade, exatidão, pesquisador, meticulosidade.

0 opiniões:

Postar um comentário