segunda-feira, 27 de abril de 2009

Meteorologia

- Duração: 4 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.800

Bacharelado

O meteorologista investiga e pesquisa as condições atmosféricas, estudando os dados relativos ao vento, chuva, temperatura, insolação e umidade do ar. É a ciência que além de estudar os fenômenos atmosféricos da terra, tenta fazer previsões sobre o tempo, para a agricultura, indica as melhores época para o plantio e a colheita. Estuda ainda, a relação da vida animal e vegetal com a atmosfera, a fim de prevenir e reduzir as alterações climáticas, como o efeito estufa e o aquecimento global, que afetam o planeta inteiro. Pesquisa o regime das águas das chuvas e dos rios com o objetivo de prevenir enchentes. Fazer previsão do tempo para divulgação em jornais, programas de rádio e tv e websites.

- Currículo mínimo: Mecânica de Fluídos, Matemática, Estatística, Física Geral e Experimental, Elementos de Astronomia e Geodésia, Agrometereologia, Instrumentos Meteorológicos e Técnicas de Observação, Climatologia, Micrometereologia, hidrologia Geral, Meteorologia Aplicada, Ambiental e Operacional.

- Áreas de atuação: Previsão do tempo, áreas agrícolas, Engenharia, setor agro-pecuário, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgãos de Desenvolvimento, universidades, meios de comunicação.

- Perfil do profissional: habilidade numérica, gosto pelo meio ambiente, meticulosidade e exatidão, organização, capacidade de iniciativa e de decisão, concentração.

0 opiniões:

Postar um comentário