segunda-feira, 27 de abril de 2009

Microbiologia

- Duração: 4 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.000

Licenciatura

Grande parte das mais recentes vitórias da medicina contra as doenças - como a descoberta de potentes drogas antivirais usadas no tratamento da Aids e de remédios que minimizam os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer - deve-se às pesquisas na área de microbiologia e imunologia. "Esse é hoje o ramo mais importante da ciência, a base da biotecnologia e da engenharia genética", afirma Luiz Trabulsi, diretor do laboratório de microbiologia do instituto Butantã, em São Paulo. "Decifrar a estrutura e o funcionamento de fungos, vírus e bactérias é o primeiro passo para combater seus efeitos e utilizá-los em benefício do homem, das plantações e dos rebanhos:, diz Carlos Frederico Martins Menck, do departamento de Microbiologia Molecular da USP, em São Paulo.
Os microbiologistas não estão restritos à área de imunologia. Eles também estudam a utilização de seres microscópios na indústria de alimentos, para a fermentação da cerveja, do vinho ou do queijo, por exemplo. Atuam, ainda, em órgãos de controle ambiental, avaliando os níveis de poluição e combatendo a contaminação da água.
A microbiologia e a imunologia, especializações das ciências biológicas, ganharam o primeiro curso específico em 1 994, na UFRJ, no Rio de Janeiro, em virtude da demanda do mercado. "O Instituto de Microbiologia da universidade já tinha tradição na prestação de serviços para empresas", conta Angela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso. "Por causa dessa ligação com os empregadores, percebemos que era necessário formar especialistas na área com urgência."

- Currículo mínimo: Biologia (Botânica, Zoologia, Ecologia), Química (Química orgânica e inorgânica, Química Geral), Zoologia, Botânica, Ecologia.

- Áreas de atuação: O graduado em microbiologia vai dividir o mercado com biólogos, biomédicos, farmacêuticos e médicos especializados na área. A maior oferta de empregos está na indústria alimentícia e na de bebidas. Quem preferir trabalhar em laboratórios de análises clínicas também encontrará um bom mercado. As regiões mais promissoras são o Sul e o Sudeste.

- Perfil do profissional: Criatividade, ética, liderança, capacidade de análise, facilidade para transmitir idéias e conhecimento em geral, senso de organização, línguas.

0 opiniões:

Postar um comentário