segunda-feira, 27 de abril de 2009

Produção editorial

- Duração: 4 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.000

Bacharelado

Editores são os profissionais responsáveis por todas as etapas da produção de publicações impressas ou eletrônicas, que transformam o texto de um escritor, as fotos de um fotógrafo, os desenhos de um ilustrador em um produto a ser vendido ou distribuído. Dependendo do tamanho da empresa, os editores podem acumular ou não muitas das atividades de edição, que vão desde a escolha do título a ser comercializado ou a criação de uma obra editorial até a contratação dos serviços gráficos e de distribuição. No caso de empresas maiores, o editor geral, proprietário da empresa, é auxiliado por uma equipe de profissionais: subeditores, editores de texto, pesquisadores, revisores, tradutores nas gerências de edição, e produtores de fotolito, das matrizes de impressão nas gerências de produção gráfica. O número de profissionais envolvidos varia conforme cada tipo de publicação e seu orçamento. Em alguns casos, são contratados como prestadores de serviço pelo tempo de duração do projeto.

- Currículo mínimo: Este profissional precisa de boa formação cultural e conhecimento técnico. Por isso, o curso mescla antropologia, filosofia, história da arte e sociologia com matérias técnicas, como comunicação visual, diagramação e marketing. Em laboratório, os alunos produzem livros, embalagens e CD-ROMs. Para a formatura, é obrigatório a apresentação de um trabalho final. Duração média: quatro anos.

- Áreas de atuação: Arte - Decidir o visual do produto, definindo capa, distribuição do texto e das ilustrações na página, tipo e tamanho das letras. Acompanhar impressão, revisão das provas e montagem da edição.
Consultoria e marketing editorial - Estudar as tendências do mercado editorial e o perfil público, dando suporte técnico ao lançamento de produtos. Adequar a linguagem editorial, seguindo os padrões da empresa.
Editoração eletrônica - Produzir a parte gráfica da publicação, usando programas de computador como o PageMaker e o QuarkXpressâ .
Produção de texto - Preparar e revisar originais, provas e arte final, eliminando erros gráficos, gramaticais ou de informação.
Seleção e edição - Participar do processo de escolha das obras a serem publicadas. Acompanhar a tradução, redação, adaptação e revisão dos textos, além da diagramação e arte-final.

- Perfil do profissional: criatividade, capacidade de análise do ambiente, adaptação, senso de estética, facilidade para transmitir idéias, senso de organização, pesquisador.

0 opiniões:

Postar um comentário