segunda-feira, 27 de abril de 2009

Engenharia de produção

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.500

Bacharelado

O engenheiro de produção deve gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. A otimização do trabalho é o objetivo desse ramo da engenharia. O engenheiro de produção promove a interação geral da mão-de-obra, matérias-primas e equipamentos, planejando e administrando o acompanhamento e controlando o processo, para obter maior produtividade e qualidade, minimizando custos e beneficiando todos os funcionários. O especialista em economia empresarial, tem sido contratado por bancos para trabalhar na montagem de carteiras de investimentos. Costuma ser requisitado também, por prestadoras de serviços para gerenciar recursos humanos, definindo funções e planejando escalas de trabalho. Para atuar na área é necessário o registro no CREA.

- Currículo mínimo: Controle de Qualidade, Fundamentos, Materiais, Sistemas e Processos, Matemática, Estudos de Tempos e Métodos, Administração, Método de Pesquisa Operacional, Planejamento e Controle de Produção, Estatística, Projeto do Produto e da Fábrica, Metalurgia.

- Áreas de atuação: empresas públicas e privadas do setor primário, industrial, engenharia do trabalho, comercial, supermercados, serviços de transportes, desenvolvimento organizacional, hospitais, bancos.

- Perfil do profissional: conhecimento em mecânica e física, habilidade numérica, raciocínio, interesse por cálculos de produção e análises matemáticas e estatísticas, senso de observação, sociabilidade, organização e meticulosidade.

0 opiniões:

Postar um comentário