segunda-feira, 27 de abril de 2009

Engenharia mecatrônica

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.700

Licenciatura

Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com eletrônica e controle inteligente por computador no projeto e manufatura de produtos e processos. Um sistema mecatrônico realiza aquisição de sinais, processamento digital e, como saída, gera forças e movimentos. Os sistemas mecânicos são estendidos e integrados com sensores, microprocessadores e controladores, podendo, assim, seguir comandos externos para realizar determinadas tarefas. Exemplos de sistemas mecatrônicos são: A formação recebida habilita o engenheiro mecatrônico para atividades de concepção, implementação, utilização e manutenção de unidades de produção automatizadas ou a serem automatizadas. Os interessados pelas qualificações deste profissional são empresas de engenharia, indústrias de produção de equipamentos e de programas para automação industrial e indústrias usuárias destas técnicas. No último semestre o aluno deverá desenvolver um trabalho de graduação sob a orientação de um professor.

- Currículo mínimo: Matemática, Química, Experimental, Mecânica Geral, Estrutura da Matéria, Inteligência Artificial, Sistemas de Computação, Física, Mecânica, Processamento de Dados, Desenho, Eletricidade, Resistência dos Materiais, Estrutura de Dados, Linguagem de Programação, Projetos de Sistemas de Software, Arquitetura de Computadores, Computação Gráfica, Robótica, Mecânica e eletrônica; processos por computador, informática industrial e automação da manufatura; e introdução à economia, gestão e segurança. além de disciplinas específicas.

- Áreas de atuação: Órgãos públicos, hospitais, empresas tecnológicas, institutos de pesquisas tecnológicas, máquinas com controle digital, petroquímicas. máquinas robóticas para manufatura, manipulação e serviço; sistemas para automação de máquinas e processos; veículos autoguiados, máquinas ferramentas controladas por computador, reabilitação em medicina; e dispositivos como: câmeras eletrônicas, fotocopiadoras, impressoras, telefax, vídeogravadores, etc.

- Perfil do profissional: criatividade, objetividade, raciocínio lógico e abstrato, senso crítico para avaliar quantitativa e qualitativamente projetos de sistemas computacionais, interesse por cálculos e pesquisas tecnológicas. dinamismo, organização, meticulosidade.

0 opiniões:

Postar um comentário