segunda-feira, 27 de abril de 2009

Geologia

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.300

Bacharelado

O geólogo estuda a ação das forças naturais e seus efeitos sobre a terra, a formação, estrutura e a composição da crosta terrestre com suas alterações no decorrer do tempo como: a erosão, a sedimentação e a glaciação. Investiga a origem dos Oceanos e Continentes, pesquisa a topografia das rochas do subsolo e do fundo do mar. O geólogo atua na procura de recursos minerais, localiza e avalia jazidas e faz acompanhamento da lava. Recupera solos contaminados e previne a poluição de lençóis de água. É obrigatório o registro no CREA.

Currículo mínimo: Física para Geologia, Cálculo, Química Fundamental, Geologia, Geoquímica, Cristalografia, Cartografia, Mineralogia das Rochas, Paleontologia, Topografia, Introdução à informática, Geomorfologia, Petrografia Sedimentar, Paleobotânica

- Áreas de atuação: empresas e órgãos governamentais dedicados à exploração de recursos minerais, instituições de pesquisa públicas e particulares, engenharia geológica e ambiental, indústrias de construção civil, órgãos de planejamento urbanos, indústrias de extração e processamento de minério e empresas de consultoria e assessoramento, geologia de petróleo.

- Perfil do profissional: habilidade numérica; habilidade com o meio ambiente, senso de observação, pesquisa tecnológica, gosto de trabalhar ao ar livre.

0 opiniões:

Postar um comentário