segunda-feira, 27 de abril de 2009

Enfermagem

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.400

Licenciatura

O enfermeiro é auxiliar direto do médico. É ele quem cuida dos pacientes internados nos hospitais ou clínicas, observando diretamente seu estado no dia-a-dia. Chefia a equipe de técnicos e atendentes de enfermagem. Controla o uso e a distribuição do material médico-hospitalar. Cabe a ele providenciar para que os medicamentos sejam ministrados conforme a prescrição dos médicos. Aplica injeções, soros e faz curativos. Pode também trabalhar em unidades volantes de emergência ou em ambulatórios de grandes empresas. Aumenta consideravelmente a procura do profissional em atendimento domiciliar, que cuida de acidentados ou idosos. Para trabalhar regularmente é obrigatório o registro no Conselho Regional de Enfermagem.

- Currículo mínimo: Anatomia, bioquímica aplicada, farmacologia, nutrição, fisiologia, ortopedia, etologia, estatística, administração, economia, análises toxicológicas, fundamentos de modalidades esportivas, estágio com monografia. Para dar aulas é preciso fazer licenciatura.

- Áreas de atuação: Trabalho em hospitais, clínicas, ambulatórios, condicionamento físico, ensino, recreações, treinamento esportivo e orientador para realizações de exercícios que visam melhorar as condições musculares e cardiovasculares.

- Perfil do profissional: sociabilidade, comportamento e funcionamento humano, meticulosidade, humanidade, habilidade manual, capacidade de análise, exatidão, observação e síntese, interesse pela área da saúde e fenômenos químicos e biológicos.

0 opiniões:

Postar um comentário