terça-feira, 28 de abril de 2009

Arquitetura e urbanismo

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.000

Bacharelado

É a arte de projetar espaços internos e externos, buscando conforto e funcionalidade seguindo critérios estéticos. O arquiteto também organiza interiores para organizar a instalação de escritórios, lojas, etc.. Resolvendo problemas de espaço, ventilação, iluminação, cor e tipos de materiais, volumes, planeja e projeta áreas não construídas - parques, conjuntos habitacionais, jardins (paisagismo), planeja a utilização de áreas disponíveis de acordo com o aumento da densidade populacional (urbanismo). Pode, ainda, trabalhar com decoração e artes gráficas (criação de logotipos, embalagens, capas de livros e discos, vinhetas para televisão). Para trabalhar é preciso registrar-se no CREA.

- Currículo mínimo: Estética, matemática, física, desenho técnico, estudos sociais, história da arte e da arquitetura, teoria da arquitetura, arquitetura brasileira, planejamento arquitetônico, arquitetura de interiores, resistência dos materiais e estabilidade das construções, cálculo, instalações e equipamentos, higiene e habitação, instalações elétricas e hidráulicas. O estágio é obrigatório no último ano da faculdade.

- Áreas de atuação: Urbanismo, órgãos governamentais, empresas de construção civil, luminotécnica, firmas de projetos arquitetônicos, e outros empreendimentos, aos quais pode prestar serviços projetando parques, praças e jardins, edificações, interiores, móveis, restauro de edifícios, ou ainda serviços de desenho industrial, artes gráficas, fotografia; magistério.

- Perfil do profissional: criatividade, facilidade para transmitir idéias, sensibilidade, meticulosidade, interesse pelas artes, habilidade numérica e espacial, senso de organização, exatidão, facilidade de trabalho em equipe.

0 opiniões:

Postar um comentário