terça-feira, 28 de abril de 2009

Astronomia

- Duração: 4 anos

- Salário médio inicial:
R$ 2.000

O astrônomo estuda a origem e a evolução do universo pela análise da composição química e dos movimentos do cosmo planetas, estrelas e galáxias). Observa os astros por meio de telescópios e câmeras. Pesquisa em observatórios ou universidades que estuda aspectos dos diversos corpos celestes, tais como movimento, origem e evolução, distância, composição, etc..

O curso de graduação em Astronomia é o que confere o título de Astrônomo a seus formandos. Neste curso algumas disciplinas são ministradas no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. No final do curso é exigido um trabalho teórico ou experimental.

- Currículo Mínimo: Sólida base em Matemática e Física, necessária ao conhecimento amplo da Astronomia, além de conhecimentos em Astronomia Observacional. A partir dessa formação básica é possível optar por uma das seguintes áreas de especialização: sistemas binários e estrelas variáveis, astrometria, atmosferas e interiores estelares, estrutura galáctica e mecânica celeste.

- Mercado de trabalho: Centros de pesquisa, instituições de ensino superior, instituições de caráter municipal, estadual e federal, ONGs e museus. Consultoria e prestação de serviços em empresas e instituições nacionais e internacionais, de caráter público ou particulares ligadas à preservação de patrimônio arqueológico, histórico e cultural.

- Perfil do profissional: facilidade para transmitir idéias, capacidade de análise e exames periciais, senso de organização e observação, liderança e criatividade, línguas estrangeiras.

0 opiniões:

Postar um comentário