segunda-feira, 27 de abril de 2009

Engenharia agrícola

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.500

Bacharelado

O engenheiro agrícola é responsável por aumentar a produtividade no campo implantando técnicas e administrando os equipamentos empregados na criação de estruturas e dispositivos para o gerenciamento dos processos agropecuários. Bem como o planejamento e execução de projetos relacionados a máquinas e implementos agrícolas, instalações elétricas, mecanização agrícola, produção e aproveitamento de energia. O engenheiro agrícola oferece apoio técnico à indústria de máquinas e implementos para a agropecuária e planejando o desenvolvimento dos empreendimentos rurais, de irrigação e drenagem, projetando sistemas de armazenamento, de conservação dos produtos agrícolas, estábulos, estufas, silos. O estágio é obrigatório para a conclusão do curso, e para exercer a profissão é preciso registrar-se no CREA.

- Currículo mínimo: Topografia, Matemática, Desenho, Estatística, Física, Estruturas Rurais, Química, informática, Mecânica, Resistência de Materiais, técnicas de colheita e irrigação, fenômenos de Transportes, Botânica, Termodinâmica, Isostática, Cultivos Agrícolas, Geologia, Geomorfologia e Relação solo-água-planta.

- Áreas de atuação: Engenharia de águas e solos, propriedades rurais, mecanização agrícola, cooperativas, indústria, construção rural, planejamento agro-pecuário, tecnologia pós-colheita.

- Perfil do profissional: senso de observação, capacidade de avaliar e controlar fenômenos físicos e biológicos, gosto pelo trabalho ao ar livre, organização, interesse por números e por pesquisa tecnológica, meticulosidade.

0 opiniões:

Postar um comentário