segunda-feira, 27 de abril de 2009

Engenharia de telecomunicações

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.500

Bacharelado

O engenheiro desenvolve e implanta programas de computação que codificam dados e imagens em sinais e gerência sua recepção e transmissão por via de cabeamento óptico ou microondas e até mesmo por satélites artificiais. O curso de Engenharia de Telecomunicações tem por objetivo a formação de profissionais capacitados a atuar no planejamento, projeto, implantação, operação e manutenção de sistemas e/ou equipamentos de telecomunicações. Através da escolha adequada de disciplinas optativas, há a possibilidade de ser obtida uma especialização nas seguintes áreas:
- Redes de serviços, incluindo sistemas telefônicos, redes de transmissão de dados e redes integradas de serviço.
- Sistemas de Transportes, com conhecimentos de projeto, composição e aplicabilidade dos sistemas de transmissão de informações;

- Currículo mínimo: Eletrônica, Matemática, Inteligência Artificial, Sistemas de Computação, Física, Mecânica, Processamento de Dados, Desenho, Resistência dos Materiais, Fundamentos de Telefonia, Estrutura de Dados, Linguagem de Programação, Técnicas digitais.

- Campos de atuação: Empresas Concessionárias de Serviços Públicos de Telecomunicações, Internet Móvel, Indústrias de equipamentos de telecomunicações, empresas de energia elétrica, petróleo, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, Empresas de consultoria.

- Perfil do profissional: raciocínio lógico e abstrato, criatividade, interesse por cálculos e pesquisas tecnológicas, senso crítico para avaliar quantitativa e qualitativamente projetos de sistemas computacionais, objetividade, habilidade numérica.

0 opiniões:

Postar um comentário