terça-feira, 27 de julho de 2010

UFPE abrirá novos cursos e terá mais vagas

  Oito cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terão mais vagas no vestibular que acontecerá no final do ano (a data ainda não foi anunciada). Direito, administração e ciência da computação estão no grupo. Outra novidade é a implantação de duas novas graduações: engenharia naval, no câmpus do Recife, e licenciatura em educação física, no centro acadêmico de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata. Ao todo, a universidade vai oferecer mais 249 vagas (184 em cursos já existentes e 65 nos dois novos). Em 2011 ingressarão na instituição 6.761 novos alunos.

  A maior expansão de vagas é no curso de administração, que passa a receber 240 estudantes (no último concurso foram 200). Em segundo lugar está o bacharelado em educação física, de Vitória, que passa de 35 para 70 vagas. Em seguida, engenharia cartográfica (de 30 para 60). Direito, um dos cursos mais concorridos, terá 25 vagas a mais (serão 250, contra 225 ano passado). Sistemas de informação dobra a oferta, de 25 para 50. Bacharelado em ciência da computação terá 116 vagas (eram 100).

  Os cursos com menos acréscimo são ciências atuariais, com 10 vagas (de 30 para 40) e bacharelado em música instrumento, com três vagas (de 15 para 18). A diferença é que três novos instrumentos serão ofertados (percussão, saxofone e trombone, com uma vaga para cada).



  O aumento do número de vagas se deve ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC), que prevê ampliação de vagas até 2012.

  Para implantar a licenciatura em educação física na unidade de Vitória (45 vagas) houve uma reorganização na oferta das graduações em enfermagem (perdeu cinco vagas) e licenciatura em ciências biológicas (15 a menos). “A demanda por professores de educação física é grande. O novo curso vai atender esse mercado. Para acomodar os novos alunos, de acordo com a nossa estrutura de salas e laboratórios, ajustamos o quadro de vagas”, explica a diretora Florisbela Campos.

  O curso de engenharia naval, com 20 vagas, pretende suprir a necessidade de formação de mão de obra do novo polo naval do Estado, que inclui o estaleiro Atlântico Sul, no Complexo Industrial de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife.


Fonte: Jornal do Commercio (com alterações)

0 opiniões:

Postar um comentário