Capacidades
Há quem diga que a memória é como um músculo, que cresce sempre que exercitado. Realmente, os especialistas confirmam que a memória funciona cada vez melhor se for treinada. Mas a capacidade de armazenar informações está ligada principalmente a dois fatores:
1) Capacidade física do cérebro de absorver e reter informações.
2) Capacidade de organizar informações complexas durante o processo de aprendizagem e isso está diretamente ligado à inteligência.
Sono
Um detalhe importante é que a memória está próxima dos processos biológicos do organismo, ela é seletiva e esse seu caráter mantém um processo interativo com determinadas fases do sono. Durante o sono profundo adquirimos a memória de longo prazo, que é armazenada em uma parte do cérebro conhecida como córtex e tem capacidade ilimitada. Já no hipocampo armazenamos a memória de curto prazo, aquela informação corriqueira (como um número qualquer de telefone ou os algarismos de uma equação feita de cabeça) que guardamos só durante o período necessário e depois descartamos. É por isso que a memória tem de ser modificada a cada instante, para que não sejam armazenadas informações desnecessárias.
Organização
A boa memória depende do nível de inteligência geral, da habilidade verbal e do interesse no que está aprendendo. Portanto, se você não gosta de matemática e não se esforça para aprender, dificilmente os conceitos da matéria ficarão armazenados na sua memória. Além disso, para quem está em maratona pré-vestibular, é preciso encarar a memória como um “grande arquivo”, constituída por pura organização pessoal. Então, para que você consiga armazenar a avalanche de informações diárias que recebe é necessário organizar-se, anotar as idéias, utilizar alguns mecanismos e revisar constantemente a matéria. Veja abaixo algumas dicas para exercitar sua memória e como evitar que ela se torne falha e preguiçosa.
XadrezÉ um ótimo exercício para a memória, pois exige bastante dela. Já reparou que um bom jogador de xadrez nunca esquece suas jogadas?
Atenção
A memória para determinado fato está relacionada à importância que lhe atribuímos e isso pode ser chamado de atenção. A atenção aos detalhes facilita a memorização e é um fator fundamental para aquisição de novas informações.
Alimentação
Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas. A água também é indispensável, pois a desidratação pode levar à confusão e outros problemas de pensamento.
SonoUma boa noite de sono ajuda a armazenar o que foi aprendido no dia, na memória de longo prazo.
Análise individualRelacionar assuntos novos com o que já aprendeu e analisar o que está sendo estudado e chegar a conclusões sozinho ajuda a memorizar o conceito.
RevisãoRevisar uma matéria aumenta exponencialmente a chance de se lembrar dela posteriormente. E mais, relendo um conteúdo há também a repetição do estímulo nervoso de arquivamento da informação e, com isso, a memorização é mais certa.
MecanismosCertos mecanismos ajudam a desenvolver a memória por meio de princípios artificiais de organização, como as rimas para o ensino de crianças: “um - dois, feijão com arroz...”. As palavras-chave também são mecanismos mnemônicos que auxiliam na memorização de conceitos. Outro tipo é o sistema visual-simbólico, um modo de memorização através da associação de idéias ou palavras com objetos. Por meio da comparação sucessiva relacionam-se duas idéias, lembramos de uma e conseqüentemente da outra.
InteresseQuanto maior o interesse, mais facilmente se aprende e se arquiva o conhecimento na memória.
EscritaEscrever é uma forma de ampliar seu banco de dados e exercitar a memória.
Estilos de aprendizagem
Há diferentes estilos de aprendizagem e cada um tira proveito de seu sentido mais aguçado para ajudar na memorização. Exemplo:
1) Quem consegue reter mais informações por meio da Visão: É ideal ler bastante ou estudar através de ilustrações ou esquemas visuais.
2) Por meio da Audição: Estar atento às explicações do professor, conversar com os amigos sobre a matéria, tentar ler em voz alta e escutar a própria voz, evitar ruídos que atrapalhem a sua concentração.
3) Sinestésico, por meio de Movimentos: Não estudar em uma mesma posição durante muito tempo e fazer gestos que representem o que foi estudado.
Evite
TensãoÉ impossível memorizar algo se estiver tenso. Para relaxar prenda a respiração e vá soltando devagar.
Má alimentação e Privação de sono
Afetam a capacidade de concentração e a memória de longo prazo.
Remédios milagrososNão há medicamentos ou produtos químicos com atividade comprovada para aumentar os coeficientes da memória, o melhor remédio ainda é o treino.
Remédios prejudiciais
Alguns medicamentos que induzem o sono, analgésicos, calmantes e antidepressivos, atuam no cérebro e interferem no circuito da memória.
Ansiedade
De forma intensa pode provocar o chamado “branco”, uma alteração temporária da memória. Além disso, angústia e ansiedade prejudicam a memorização, pois podem provocar a perda da capacidade de realizar uma tarefa e prestar atenção em outra, a chamada “atenção dividida” (Ex.: anotar a matéria enquanto memoriza o que o professor diz).
SobrecargaOrganize sua rotina, os lapsos de memória podem estar relacionados à sobrecarga de atividades.
skip to main |
skip to sidebar
"A dúvida é o princípio da sabedoria."
- Atualidades (12)
- Carreiras e profissões (127)
- Dicas (40)
- Notícias (171)
- Reportagens/matérias (87)
Postagens populares
-
Alterações estão sendo feitas mais rapidamente na rede privada e com maior lentidão na pública. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) v...
-
Depois de anunciar mudanças no Sisu, o Ministério da Educação também pretende alterar as regras do ProUni. A secretária de Ensino Superior,...
-
A UPE divulgou, nesta quinta (17), os nomes dos candidatos classificados pelo segundo remanejamento do Vestibular 2011 da instituição. ...
Índice
-
▼
2010
(196)
-
▼
julho
(32)
- Inscrições para pós-graduação em cirurgia na UFPE
- Atualidades nos vestibulares
- Agora não é preciso estar matriculado em uma facul...
- Vestibular para os novos campi do IFPE será neste ...
- Inscrições abertas para simulado gratuito do Enem
- Universidades alemãs procuram brasileiros para int...
- Inscrições para vestibular seriado da UPE a partir...
- UFPE abre curso de MBA em gestão de informação
- Estudantes de PE terão direito a bônus no vestibul...
- UFPE abrirá novos cursos e terá mais vagas
- Listão do Vestibular 2010.2 da UFPE sai quarta-feira
- UFRPE com inscrições abertas para cursos de especi...
- Dicas de um professor sobre Atualidades
- UFPE oferece 24 cursos para a terceira idade
- Divulgada 3² chamada do PROUNI
- UFRPE divulga primeira relação de classificados da...
- Colégios com melhor desempenho no ENEM
- ENEM cobrará língua estrangeira em situações do co...
- Inscrições para Vestibular UPE começaram hoje, mas...
- Estudante deverá fazer ENEM para obter o FIES
- UFPE divulga concorrência do vestibular de meio de...
- UPE anuncia mudanças no vestibular
- Segunda é o último dia de inscrição para o Vestibu...
- ENEM prorroga inscrições para dia 16
- Julho, mês de descanso?
- Divulgada 2² chamada do PROUNI
- Entenda as funções de cada político
- Justiça decreta fim da obrigatoriedade do CPF para...
- Memória
- Aquecimento global no vestibular
- IFPE está de inscrições abertas para cursos técnic...
- SUAPE pede mão-de-obra e Universidades tem que se ...
-
▼
julho
(32)
Sites
- Abra sua mente
- Algo sobre - Vestibular e concurso
- Atualidades para o vestibular
- Ciência e meio ambiente
- Cola da web
- Download de provas
- Globo Vestibular
- Guia do estudante
- História da arte (linha do tempo)
- IBGE
- Mundo Antigo
- Mundo vestibular
- Resumos de livros
- Resumos de livros 2
- Simulado online UFPE 2011
- Simulados
- Simulados online
- Sua Pesquisa
- Super vestibular
- Universia
- Usina de letras (resumos)
- Vestibulando web
- Vestibular
- Vestibular UOL
Blogs úteis
-
-
-
-
-
-
-
-
A Guerra do PeloponesoHá 10 anos
-
MEDICINA BIZARRA DA GUERRA FRIA.Há 11 anos
-
Estatuto da Igualdade Racial.Há 14 anos
-
-
-
-
0 opiniões:
Postar um comentário