sexta-feira, 9 de julho de 2010

Julho, mês de descanso?


   Julho, finalmente, está aí. Para quem está em ano de vestibular, esses dias de folga são preciosos. Mas preciosos para quê? Para pôr a matéria em dia ou descansar?
   A resposta a essa pergunta, infelizmente, não é fácil nem igual para todos os candidatos porque depende de alguns fatores, como a concorrência do curso pretendido e o domínio das matérias estudadas até aqui.
   De acordo o coordenador pedagógico do CPV, o primeiro passo para definir a proporção entre estudo e lazer nas férias é fazer uma autoavaliação sobre seu desempenho desde o início do ano. Nesse ponto, contam agilidade para resolver exercícios, conhecimento das teorias das disciplinas e facilidade para a redação.
   A intenção dessa análise é diagnosticar pontos fracos para saná-los nas férias, que devem ser encaradas como um período estratégico.
   "Vestibular é como um jogo de dois tempos. Julho é o intervalo. No vestiário, o técnico tem que acertar o time para a equipe voltar com tudo e ganhar o jogo", diz o coordenador do colégio Santo Américo, que orienta os alunos a não abandonar os estudos "para se manter aquecidos".
   E, para não perder o ritmo, a dica de Lima é que o aluno que estiver em dia com a matéria divida seu tempo da seguinte forma: 1/3 para estudo e 2/3 para diversão.
   Se as coisas não estão tão em ordem ou se o curso desejado é concorrido, o melhor é inverter essas proporções.
  Patrícia Machado, 18, vestibulanda de farmácia que está em seu segundo ano de cursinho, já definiu sua tática. Vai estudar nas duas primeiras semanas das férias, descansará na terceira e voltará ao batente na quarta.
   Já Juliana de Andrade, 18, que quer direito, pretende estudar só na última semana de férias, com ênfase em história e geografia, suas específicas.      "Quero fazer uma revisão e, se der, adiantar um pouco da matéria."
   A aluna pretende ainda aproveitar o tempo livre para se dedicar às obras da  lista unificada de USP e Unicamp.
   Daniel Grillo, 17, aluno do Augusto Laranja, também quer adiantar a leitura das obras literárias nas férias recém-começadas. O aluno, que passou na primeira fase como treineiro no ano passado para a Poli, na USP, levou para a fazenda de um amigo, onde passará alguns dias, "Vidas Secas" (Graciliano Ramos) e "Antologia Poética" (Vinicius de Moraes).
  Organize-se
   Para os decididos a estudar nas férias, o Fovest apresenta, na página 6, um cronograma geral de estudos feito pelo CPV. Nele, há a indicação das matérias mais importantes do primeiro semestre, divididas por disciplina. 

Fonte: Folha

0 opiniões:

Postar um comentário