domingo, 25 de julho de 2010

Dicas de um professor sobre Atualidades

  As atualidades são cada vez mais freqüentes em exames de vestibulares. Por isso, o supervisor de geografia do Curso Anglo, Reinaldo Scalzaretto, dá dicas de como estudar e os temas que podem cair nas provas.
   Scalzaretto afirma que é importante cultivar o hábito de ler jornal e que não adianta ler só uma semana antes da prova. “O professor que escreve a prova se baseia muitas vezes em algum arquivo de jornal, de meses antes”, diz.    Além disso, segundo ele, a questão contextualizada dá mais informações para serem resolvidas. “Muitas vezes estas questões são as que costumam ser mais fáceis”, afirma.

   Mas, mesmo que a geografia seja cada vez mais cobrada junto de conhecimentos do mundo de hoje, isso não significa que o estudante possa dispensar os tradicionais mapas. “Você tem que estar com eles na sua cabeça. Muitas vezes este conhecimento também serve para se resolver questões de atualidades”, diz o professor.

Veja as dicas para alguns temas em destaque no mundo atual:

Chavismo

Pode ser uma questão da prova e já foi de vestibulares passados. Dois aspectos podem ser explorados: o político e o econômico. Pode-se relacionar o chavismo ao socialismo na América Latina e com Cuba no ponto de vista político. E sob o ponto de vista econômico, a questão do petróleo da Venezuela merece destaque.

Conheça Hugo Chávez


Crise política
Questões políticas do dia-a-dia não costumam aparecer no vestibular. Há raras exceções. Por exemplo, se você for fazer vestibular no IBMEC/SP pode encontrá-las. Mas é raro. Em geral o que podemos dizer que é as questões partem da notícia de jornal para avaliar se o aluno tem um conhecimento mais profundo do tema.

Oriente médio
Cai bastante na prova. A melhor forma de estudar é pegar um resumo das coisas mais importantes que aconteceram nos últimos tempos.

Entenda o conflito Israel x Palestina
Entenda o conflito entre Hamas e Fatah


Mudanças climáticas

Vestibulares devem abordar o assunto, porque são questões interdisciplinares, com exploração de física, química, matemática, geografia e história numa mesma pergunta.

Entenda causas e conseqüências do aquecimento global
"Brasileiros têm de agir sobre aquecimento"
Aquecimento global: da ciência ao juízo final


Biodiesel
É uma novidade extremamente importante para o Brasil. Atualmente procuram-se em todo o mundo novas formas de geração de energia e o Brasil inventou a biomassa, que é retirar energia de material orgânico.

Entenda o Biodísel

China
Todo ano cai. Dinâmica populacional e industrialização são os principais temas de questões à respeito da China.

China manda recados para Taiwan e EUA

11 de setembro
O assunto já parece um pouco esgotado. 

Fontes: G1 e Vestibular1

0 opiniões:

Postar um comentário