domingo, 4 de julho de 2010

Aquecimento global no vestibular


O aumento da temperatura no planeta, um dos conteúdos mais requisitados nos últimos vestibulares, é um tema com vocação para a interdisciplinaridade. Os principais gases do efeito estufa são CO2, CFC (clorofluorcarbonados), óxido de nitrogênio, ozônio e CH4 (metano). Este pode ser produzido pela atividade agropecuária, enquanto aqueles são produzidos principalmente pelo uso crescente de carvão e petróleo.

As conseqüências dessa alteração são preocupantes. O derretimento parcial das geleiras e a dilatação da água líquida provocam a elevação do nível dos oceanos. O aumento da concentração de CO2 na atmosfera determina sua reação com a água, formando o ácido carbônico; a redução do pH do mar prejudica os corais. Esse ácido reage com o CaCO3 do exoesqueleto desses animais. A diminuição do pH prejudica o plâncton, a base das cadeias alimentares aquáticas.

Em algumas regiões, as chuvas abundantes podem ocasionar mais surtos de doenças, como a dengue e a malária, já que os transmissores são insetos com fase larval aquática. A atenuação do efeito estufa está prevista no Protocolo de Kyoto, cuja meta é que os países desenvolvidos venham a reduzir a emissão de seus gases estufa em 5% quando comparados com o nível de 1990, entre 2008 e 2012. Proteger as florestas e estimular o uso de energia de fontes renováveis, como o biodiesel, são tópicos do acordo. Um outro ponto é a utilização dos créditos carbono que podem ser comprados pelos países que mais poluem. Infelizmente os Estados Unidos, no período 1990-2004, aumentou em 15,8% a emissão de CO2.

Para que o aluno perceba a importância do assunto, apenas entre as provas de Unesp, Unifesp e Fuvest deste ano foram encontradas 20 questões, distribuídas entre biologia, física, geografia, inglês e matemática. Investir nesse tema traz um bom retorno.

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