sábado, 31 de julho de 2010

Inscrições para pós-graduação em cirurgia na UFPE

As inscrições para o curso podem ser feitas até o dia 20 de agosto; para participar, é preciso possuir residência médica

  Estão abertas as inscrições para o programa de pós-graduação em Cirurgia do Centro de Ciências do Centro de Ciências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As inscrições para o curso em nível de mestrado podem ser feitas até o dia 20 de agosto. Para se inscrever, é necessário possuir residência médica, realizada em instituição reconhecidas pelo MEC, além de pagar a taxa de R$ 11.

  O processo seletivo será realizado em três etapas. A prova de idioma e o teste de conhecimento serão realizados no dia 23 de agosto, de 8h às 9h e 10h às 12h, respectivamente. A avaliação do currículo Lattes e do perfil acadêmico, de 30 de agosto a 1º de setembro, às 8h, será a última etapa. As matrículas acontecem de 20 a 24 de setembro.

  O edital está disponível na secretaria do programa, no CCS, das 8h às 12h e das 14h às 16h, e, também, no Boletim Oficial da UFPE, de número especial 62, no site da universidade.

Outras informações: 2126.8519.


Fonte: PE 360°

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Atualidades nos vestibulares

  Temas da atualidade estão cada vez mais presentes nos principais vestibulares do país. Entre tantos fatos e notícias fica difícil identificar qual assunto é mais relevante para as provas. Segundo Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do curso e colégio Objetivo, “as questões mais cobradas podem ser encontradas nos cadernos [dos jornais] de economia, mundo e meio ambiente”.
  A relação dos fatos com os conceitos teóricos é de complementaridade. “No vestibular não cai só atualidade, o aluno tem que saber e dominar os conceitos envolvidos na notícia. Ele precisa ler e interpretar o mundo por meio de temas atuais”, explica Vera Lúcia.
  As questões de atualidades costumam ser cobradas de maneira interdisciplinar. “O petróleo, por exemplo, pode ser explorado como fonte de energia; envolve conceitos de química, física, geografia e biologia. É um tema que permite confeccionar questões interdisciplinares bem relacionadas com assuntos atuais”, explica Adilson Garcia, educador e um dos diretores do colégio Vértice.
  E em ano de eleição, vale ficar de olho no noticiário de política? Os fatos em si não costumam ser alvo de avaliação. No entanto, o professor Adilson orienta: “é interessante notar como os articulistas tentam transmitir a compreensão de um fato, relacionando-os com outros acontecimentos”. A habilidade pode ser útil para ler a parte do noticiário que costuma estar mais presente nas questões.

Por que estudar atualidades? 

  O que as universidades buscam com as questões de atualidades é ter “um futuro profissional que saiba de tudo que acontece no planeta”, diz a professora Vera. “É uma maneira de exigir uma formação mais ampla e uma visão crítica do candidato. Tem que saber interpretar uma notícia, acompanhar o que esta acontecendo por jornais impressos, internet e outras mídias”.

  Segundo Garcia, a busca por conhecimento não pode acontecer só em cima de livros e apostilas. “O aluno deve buscar fontes variadas de informação, como jornais, revistas, internet, museus e exposições”, afirma.

Fonte: UOL

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Agora não é preciso estar matriculado em uma faculdade para solicitar o FIES

  Quem vai pedir o Fies (Financiamento Estudantil) não precisa mais estar matriculado em uma instituição de ensino superior antes de solicitar inclusão no programa. A decisão foi tomada pelo MEC (Ministério da Educação) e está em uma portaria publicada nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União. A norma vale a partir de hoje.
  De acordo com o ministério, o candidato poderá conseguir o financiamento antes de se dirigir à instituição para fazer a matrícula, que só precisará estar feita na hora de o estudante levar a documentação ao banco. A faculdade escolhida precisa ter nota acima de 3 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) para poder participar do Fies e o programa não atende cursos a distância.
  As inscrições podem ser feitas em qualquer época do ano pelo site do programa. Os alunos podem solicitar o benefício em qualquer época do ano, com financiamentos de 50%, 75% ou 100% do valor da mensalidade.
  Os candidatos que têm 60% ou mais da renda familiar mensal bruta per capita comprometida com a mensalidade podem pedir financiamento de 100%. Estudantes com comprometimento de renda igual ou superior a 40% e inferior a 60% podem pedir financiamento de 75%. Já alunos com comprometimento de renda igual ou superior a 20% e inferior a 40% podem financiar 50% da mensalidade.
  Após a inscrição, os candidatos terão até cinco dias para validar suas informações na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento). É preciso também comparecer a um agente financeiro do Fies em até 15 dias após a realização da inscrição, com a documentação exigida no edital do programa e apresentar garantia ao financiamento pelas modalidades de fiança convencional ou solidária.
  Estudantes matriculados em curso de licenciatura ou com bolsa parcial do Prouni (Programa Universidade para Todos) poderão financiar até 100% do valor a ser pago.
  A partir do primeiro semestre de 2011, será exigida a participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para pedir o financiamento.

Consulte a lista de faculdades participantes aqui

Fonte: UOL

Vestibular para os novos campi do IFPE será neste domingo

1537 estudantes disputam 560 vagas nos campus de Afogados da Ingazeira, Caruaru e Garanhuns.

Neste domingo (1º) 1537 candidatos irão prestar vestibular para os novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). As provas irão selecionar 560 deles para as unidades de Afogados de Ingazeira (240), Caruaru (240) e Garanhuns (80).

As provas possuem 30 questões, sendo 15 de Português e 15 de Matemática. Os candidatos devem se dirigir aos locais de prova com cartão de inscrição e identidade. É proibido o uso de aparelhos celulares.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Inscrições abertas para simulado gratuito do Enem

   Estão abertas as inscrições para o simulado COC Enem que ocorre nos dias 28 e 29 de agosto. O exame é gratuito e será realizado em mais de 300 escolas do país. Os interessados devem se inscrever pessoalmente nas unidades próprias do COC ou nas escolas parceiras até 25 de agosto.
   A prova vai seguir o modelo de TRI (Teoria da Resposta ao Item), mesmo sistema utilizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Serão contempladas as quatro as áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
   Além da resolução comentada e gabarito, o estudante poderá conferir, no site do simulado, seu desempenho na prova. A expectativa é de que cerca de 100 mil alunos façam o simulado.

Universidades alemãs procuram brasileiros para intercâmbio

  Instituições alemãs estão procurando estudantes brasileiros para oferecer vagas de intercâmbio em nível superior e de pós-graduação. Em um estande montado na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Natal, 12 universidades e centros de pesquisas da Alemanha mostram seus projetos e convidam alunos e professores para formar parcerias na área científica.

   “Há muitas oportunidades para estudantes brasileiros. Já na graduação é possível fazer intercâmbio, que pode ser de um ou dois semestres. No mestrado é possível fazer ‘sanduíche’ [quando o aluno faz parte do curso no exterior]”, explica a representante do estado alemão de Baden-Wütenberg, que trouxe as entidades à SBPC.

   Além dos cursos, a Alemanha oferece também aos brasileiros bolsas de pós-graduação, concedidas por meio do DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.
   Para quem se assusta com a língua, a representante explica que há muitos cursos em inglês, e nem sempre é necessário ter alemão fluente. “No doutorado quase não é preciso falar alemão. No mestrado também há cursos em inglês. Para graduação não são tantos, mas existem.”
   Sobre a escolha do Brasil para investir em parcerias científicas, a alemã afirma que o país tem muita estrutura em pesquisa, e isso interessa aos europeus. “O Brasil tem uma força econômica e de pesquisa muito grande, está se desenvolvendo muito bem. É uma boa oportunidade para trabalharmos juntos.”
   Entre as 12 instituições que se apresentam na SBPC está o Centro Alemão Aeroespacial, a Universidade Aberta de Berlim e a Universidade de Kiel. Quem quiser saber mais sobre bolsas oferecidas pelo governo alemão pode acessar o site da DAAD (em português).

Fonte: G1

terça-feira, 27 de julho de 2010

Inscrições para vestibular seriado da UPE a partir do dia 1º

  As inscrições para o vestibular seriado da UPE serão realizadas entre 1º e 31 de agosto. As provas para alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio estão marcadas para o dia 21 de novembro, e as do 3º ano nos dias 14 e 15 de novembro.
  Segundo o Portal do Vestibular, as inscrições para 1ª e 2ª fases (referente aos estudantes dos 1º e 2º anos) ocorrerão de 1º a 30 de agosto. A 3ª fase, voltada para quem está cursando o 3º ano do ensino médio, terá inscrições entre e 15 de agosto para os candidatos que concorrerão no sistema de cotas. Já os feras que vão disputar vagas pelo sistema universal (não cotistas) terão que se inscrever entre 16 e 31 de agosto.
  Na disputa estarão 716 vagas. Mais detalhes sobre local de inscrição, valor da taxa e critérios para participar do seriado serão divulgados até sexta-feira pela pró-reitora de graduação da UPE.

UFPE abre curso de MBA em gestão de informação

(Para já formados)

  A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre inscrições para o curso de MBA em Gestão da Informação, com duração de um ano (carga horária de 360h/aula).

  Destinado a gerentes, analistas de sistemas, engenheiros e outros profissionais graduados que atuem na área de gestão da informação ou de sistemas de informação, o curso aborda temas como:  Informação e Gestão, Negociação e Gestão da Mudança; Informação e Gestão; Sistemas de Informação Transacional e Gerencial; Terceirização-Contratação de Serviços em SI; Modelos de Negócio na Era Digital; Gestão do Conhecimento; entre outros.

  A metodologia inclui aulas expositivas, desenvolvimento de estudo de casos, seminários e projetos sobre tópicos relacionados à gestão da informação e sistemas, além de laboratório  As aulas acontecem nas terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h. Informações pelo fone: 2126.8728 (Ramal 2), das 14h às 21h, e pelo site do Centro de Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Decisão.

Estudantes de PE terão direito a bônus no vestibular da UFPE

   O bônus de 10% na nota do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concedido a candidatos oriundos de escolas públicas foi expandido. Antes restrito a quem morava no Recife e na Região Metropolitana, agora o benefício será concedido a qualquer estudante do Estado. Para ter direito, o vestibulando deve ter estudado todo o ensino médio em escola municipal ou estadual de Pernambuco.

  A exceção, segundo a pró-reitora acadêmica da UFPE são os candidatos que fizeram o ensino médio em escolas públicas vinculadas a instituições públicas de ensino superior, como é o caso dos Colégios de Aplicação. “Entendemos que esses estudantes têm formação diferenciada, por isso não é justo que ganhem o bônus”, justifica Ana Cabral.

  Outra novidade é a diminuição do bônus para egressos de escolas privadas que moram fora do Grande Recife e que vão concorrer às vagas das unidades de Vitória de Santo Antão e Caruaru. Até o ano passado, eles recebiam acréscimo de 10% na nota. Agora será 5%. Os candidatos de colégio público nessa situação continuarão recebendo 10%. A pró-reitora ressalta que os bônus não são cumulativos.

Fonte: Jornal do Commercio

UFPE abrirá novos cursos e terá mais vagas

  Oito cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terão mais vagas no vestibular que acontecerá no final do ano (a data ainda não foi anunciada). Direito, administração e ciência da computação estão no grupo. Outra novidade é a implantação de duas novas graduações: engenharia naval, no câmpus do Recife, e licenciatura em educação física, no centro acadêmico de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata. Ao todo, a universidade vai oferecer mais 249 vagas (184 em cursos já existentes e 65 nos dois novos). Em 2011 ingressarão na instituição 6.761 novos alunos.

  A maior expansão de vagas é no curso de administração, que passa a receber 240 estudantes (no último concurso foram 200). Em segundo lugar está o bacharelado em educação física, de Vitória, que passa de 35 para 70 vagas. Em seguida, engenharia cartográfica (de 30 para 60). Direito, um dos cursos mais concorridos, terá 25 vagas a mais (serão 250, contra 225 ano passado). Sistemas de informação dobra a oferta, de 25 para 50. Bacharelado em ciência da computação terá 116 vagas (eram 100).

  Os cursos com menos acréscimo são ciências atuariais, com 10 vagas (de 30 para 40) e bacharelado em música instrumento, com três vagas (de 15 para 18). A diferença é que três novos instrumentos serão ofertados (percussão, saxofone e trombone, com uma vaga para cada).



  O aumento do número de vagas se deve ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC), que prevê ampliação de vagas até 2012.

  Para implantar a licenciatura em educação física na unidade de Vitória (45 vagas) houve uma reorganização na oferta das graduações em enfermagem (perdeu cinco vagas) e licenciatura em ciências biológicas (15 a menos). “A demanda por professores de educação física é grande. O novo curso vai atender esse mercado. Para acomodar os novos alunos, de acordo com a nossa estrutura de salas e laboratórios, ajustamos o quadro de vagas”, explica a diretora Florisbela Campos.

  O curso de engenharia naval, com 20 vagas, pretende suprir a necessidade de formação de mão de obra do novo polo naval do Estado, que inclui o estaleiro Atlântico Sul, no Complexo Industrial de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife.


Fonte: Jornal do Commercio (com alterações)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Listão do Vestibular 2010.2 da UFPE sai quarta-feira

  O listão dos aprovados no Vestibular 2010.2 da UFPE será divulgado às 11h desta quarta-feira (29) no site da Covest e na sede da instituição (no Derby).
 
  Os aprovados devem realizar a matrícula no dia 5 de agosto. No caso dos aprovados no CTG, os alunos devem ir até o Corpo Discente da UFPE Recife, localizado dentro do próprio campus da UFPE no Recife, das 8h30 s 12h e das 14h s 17h.

  Os aprovadores para o Centro Acadêmico do Agreste precisam ir até o Corpo Discente da unidade, localizado na Rodovia BR 104 Km 59, Nova Caruaru, Caruaru, das 8h30 s 12h e das 14h s 17h.

  Os classificados na modalidade a distância podem realizar a matrícula nos Polos de Apoio Presencial, localizados no Recife, Limoeiro, Pesqueira e Tabira, das 9h s 12h e das 14h s 16h.

  É necessário portar cópia legível e autenticada da identidade; título e quitação com o serviço eleitoral (dois turnos), para maiores de 18 anos, ou protocolo de cartório eleitoral; quitação com o serviço militar; certidão de nascimento ou de casamento e CPF.

  Podem ser entregues as originais ou as cópias legíveis e autenticadas do histórico escolar, a certidão de conclusão do ensino médio (ficha 19) ou certidão de exame supletivo do ensino médio.

  No momento da inscrição é preciso entregar a Ficha de Dados Cadastrais (encontrada no Manual do Candidato) preenchida e uma foto 3x4.

  Também é preciso depositar R$ 7 na conta do Tesouro/União em nome da UDPE, utilizando-se do código identificador número 15308015233288322 e o número do CPF.

UFRPE com inscrições abertas para cursos de especialização

  (Para já formados)

  A Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) segue até a próxima sexta-feira (30), com as inscrições para os cursos de especialização em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, nas unidades do Recife, Jaboatão, Carpina, Limoeiro e Garanhuns.
  Os cursos, regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), possuem duração de 15 meses e são divididos em dois módulos, um básico e um específico, totalizando 480 horas.  As aulas presenciais, que acontecem uma vez por mês, serão iniciadas no dia 30 de agosto.
  Ao todo, são disponibilizadas 600 vagas, divididas para os cinco polos de Ensino a Distância (EAD) do Estado.
  “O candidato pode se inscrever em qualquer um dos polos, entretanto, a prioridade da vaga é no polo de sua região”, explica o professor e coordenador da especialização em Gestão Pública da UFRPE.

Documentação necessária para a inscrição:
Curriculum Vitae
Diploma de graduação autenticado
RG
CPF
Comprovante de residência
Cópia da ficha de inscrição, disponível no site.

domingo, 25 de julho de 2010

Dicas de um professor sobre Atualidades

  As atualidades são cada vez mais freqüentes em exames de vestibulares. Por isso, o supervisor de geografia do Curso Anglo, Reinaldo Scalzaretto, dá dicas de como estudar e os temas que podem cair nas provas.
   Scalzaretto afirma que é importante cultivar o hábito de ler jornal e que não adianta ler só uma semana antes da prova. “O professor que escreve a prova se baseia muitas vezes em algum arquivo de jornal, de meses antes”, diz.    Além disso, segundo ele, a questão contextualizada dá mais informações para serem resolvidas. “Muitas vezes estas questões são as que costumam ser mais fáceis”, afirma.

   Mas, mesmo que a geografia seja cada vez mais cobrada junto de conhecimentos do mundo de hoje, isso não significa que o estudante possa dispensar os tradicionais mapas. “Você tem que estar com eles na sua cabeça. Muitas vezes este conhecimento também serve para se resolver questões de atualidades”, diz o professor.

Veja as dicas para alguns temas em destaque no mundo atual:

Chavismo

Pode ser uma questão da prova e já foi de vestibulares passados. Dois aspectos podem ser explorados: o político e o econômico. Pode-se relacionar o chavismo ao socialismo na América Latina e com Cuba no ponto de vista político. E sob o ponto de vista econômico, a questão do petróleo da Venezuela merece destaque.

Conheça Hugo Chávez


Crise política
Questões políticas do dia-a-dia não costumam aparecer no vestibular. Há raras exceções. Por exemplo, se você for fazer vestibular no IBMEC/SP pode encontrá-las. Mas é raro. Em geral o que podemos dizer que é as questões partem da notícia de jornal para avaliar se o aluno tem um conhecimento mais profundo do tema.

Oriente médio
Cai bastante na prova. A melhor forma de estudar é pegar um resumo das coisas mais importantes que aconteceram nos últimos tempos.

Entenda o conflito Israel x Palestina
Entenda o conflito entre Hamas e Fatah


Mudanças climáticas

Vestibulares devem abordar o assunto, porque são questões interdisciplinares, com exploração de física, química, matemática, geografia e história numa mesma pergunta.

Entenda causas e conseqüências do aquecimento global
"Brasileiros têm de agir sobre aquecimento"
Aquecimento global: da ciência ao juízo final


Biodiesel
É uma novidade extremamente importante para o Brasil. Atualmente procuram-se em todo o mundo novas formas de geração de energia e o Brasil inventou a biomassa, que é retirar energia de material orgânico.

Entenda o Biodísel

China
Todo ano cai. Dinâmica populacional e industrialização são os principais temas de questões à respeito da China.

China manda recados para Taiwan e EUA

11 de setembro
O assunto já parece um pouco esgotado. 

Fontes: G1 e Vestibular1

quarta-feira, 21 de julho de 2010

UFPE oferece 24 cursos para a terceira idade


Serão abertas, na próxima segunda-feira (26), as inscrições para 24 cursos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), ligada à Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para participar, é preciso ter mais de 60 anos, e ir até o auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde, a partir das 8h30, com a carteira de identidade. Cada candidato só pode se inscrever em um curso.

Os cursos oferecidos são: Alimentação saudável; Expressão e vida; Nutrição e envelhecimento; Ética e cidadania; Pintura em tecido; Xadrez; Relaxamento neuromuscular; Laboratório da memória; Bordando em fita; Crochê; Ioga; Exercícios para estimulação cerebral; Pedraria; Origami; Comunicação na arte; Artesanato de papel; Tricô; Psicologia e saúde: lidando com as emoções; Pintura em tela; Educação em saúde; Relações familiares: convivendo com os conflitos; Inglês básico; Introdução à microinformática; Treino auditivo; e A história de cada um: a construção de novas trilhas para a prática de uma nova pedagogia para o idoso.

Divulgada 3² chamada do PROUNI

Os candidatos a vagas em instituições particulares de educação superior já podem consultar o resultado da terceira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) no site do Ministério da Educação (MEC).
Para ter acesso ao resultado, o aluno precisa digitar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os pré-selecionados têm até a próxima segunda-feira (26) para comparecer à instituição de ensino na qual se inscreveram e comprovar as informações prestadas.
A relação de documentos a serem apresentados está disponível no site do MEC e também nas secretarias das instituições de ensino indicadas pelos candidatos. Encerrado o período de comprovação, caso ainda haja oferta de bolsas de estudos, serão feitas mais três chamadas para convocação de pré-selecionados. A próxima está prevista para o dia 29.
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 20 de julho de 2010

UFRPE divulga primeira relação de classificados da lista de espera do SiSU



A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Preg/UFRPE) divulgou a primeira relação de classificados da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), referente às vagas remanescentes do segundo semestre de 2010.

As listas apresentam os classificados dos cursos da sede da UFRPE, em Dois Irmãos, no Recife, e das Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG), no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco (UAST).

A Preg/UFRPE também informou que os classificados devem realizar as matrículas já na próxima quarta-feira (21/07).

Lista dos
 classificados - Recife Confira os classificados do Recife.
Lista 
dos classificados - UAG Confira os classificados da UAG.
Lista de
 classificados - UAST Confira os classificados da UAST.
Locais 
de matrícula Confira os locais de matrícula. 
Fonte: PE 360º
 

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Colégios com melhor desempenho no ENEM

 (Em formato Excel)
   Recife   Pernambuco   Brasil
 
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a escola que obteve a maior nota, no Estado, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, realizado em dezembro do ano passado: 706,34. É o quinto ano consecutivo que a unidade fica em primeiro lugar na avaliação nacional, em Pernambuco, entre as escolas públicas.

O Colégio Equipe aparece com a segunda melhor nota do Estado e a primeira da rede particular de ensino, 693,47 (também pela quinta vez). O desempenho por escola é divulgado hoje pelo Inep.

As notas do Enem vão de 0 a 1.000. Vértice Colégio Unidade II, de São Paulo, aparece como a melhor escola do Brasil, com média 749,70. A mensalidade, para o 3º ano do ensino médio, custa R$ 2.756 (no Equipe é cerca de R$ 1 mil). A Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, da área rural de Santo Antônio do Içá, no Amazonas, ocupa o último lugar, com 249,25.

Apesar das reclamações dos estudantes de que as provas do Enem 2009 estavam extensas e que o tempo para responder as questões foi pouco, as notas, comparadas com as de 2008, mostraram que o desempenho das escolas não diferiu muito de um ano para outro.
Entre os dez colégios com melhores nota na rede privada em Pernambuco, somente dois não estão no Recife: o Colégio de Aplicação da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada, no Sertão (nota 656,51) e o 3º Milênio Colégio e Curso, de Limoeiro, na Zona da Mata (652,15).
Da capital pernambucana, fazem parte do grupo as escolas Fazer Crescer, Único, GGE (unidades Centro e Boa Viagem), Recanto, Marista São Luís e Santa Maria.
Situação contrária quando se observam as escolas com as piores notas: das dez, seis estão no interior e quatro no Recife. A mais baixa é do Conhecer Colégio e Curso, de Caruaru (467,01).
Na rede pública, além do Aplicação, outras duas escolas federais estão na lista das 10 maiores notas. São eles o Colégio Militar do Recife (656,02) e o Instituto Federal de Pernambuco, câmpus Recife (631,41) e câmpus Pesqueira (614,61). Entre os melhores, há apenas uma unidade da rede municipal, o Centro de Excelência Dom João José da Mota e Albuquerque, de Afogados da Ingazeira, no Sertão. Os outros cinco são da rede estadual.

Dos colégios que ficaram com as dez menores notas, todos são estaduais. No último lugar aparece a Escola Estadual de Referência do Ensino Médio Frei Caetano de Messina, em Bom Conselho, no Agreste (média de 359,91).

Na rede privada, a maioria dos alunos matriculados no 3º ano, em 2009, participou do Enem, enquanto na rede pública a situação foi contrária. Daí a ressalva do Inep de que em algumas escolas, a amostra dos estudantes que participaram do exame é pequena, o que pode tornar a nota pouco representativa diante do conjunto de alunos da escola.

O Colégio de Aplicação também ficou com a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, nas séries finais do ensino fundamental. O diretor do Colégio Equipe acredita que a qualificação dos docentes, a competência dos alunos e o foco na aprendizagem justificam a nota alta da escola no Enem.

Fonte: Jornal do Commercio (com alterações)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ENEM cobrará língua estrangeira em situações do cotidiano

  Pela primeira vez, a prova do Enem contará com questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
  Como no restante da prova, o objetivo é que o candidato seja capaz de aplicar seus conhecimentos às situações do cotidiano.

  Perceber, por exemplo, a função ou o uso social de palavrinhas em inglês (como "new", "kids", "fashion") que aparecem em anúncios publicitários é uma das habilidades que podem ser cobradas no exame.
  Desse modo, alunos que não dominam nenhuma das línguas estrangeiras, principalmente os oriundos de escolas públicas, não seriam tão prejudicados.
  "Tenho só o básico, espero que não cobrem conteúdos muito profundos", diz Acsa Veloso, que quer usar o Enem para entrar em engenharia na UFABC, por meio do Sisu.
  Ela optou pelo espanhol, mas não acha que a prova será mais fácil que a de inglês.
 
  Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil e responsável pelo "Guia Prático Novo Enem", diz acreditar que o MEC vai manter a proposta de não fazer "pegadinhas", mas, sim, de valorizar o raciocínio lógico.
  "A prova deve avaliar se o estudante tem capacidade de continuar aprendendo. Eu apostaria principalmente na interpretação de texto."
  Independentemente do conteúdo, Camilla Rimmer que estuda inglês na Cultura Inglesa, está mais confiante. "Acho que será uma prova fácil." Ela vai usar o Enem para tentar uma vaga na UFSCar.
  A inclusão de línguas estrangeiras já estava prevista no novo Enem, modificado no ano passado. No entanto, ficou definido que essa cobrança só começaria neste ano para dar mais tempo para as escolas se adaptarem. 

Fonte: Folha (com alterações)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Inscrições para Vestibular UPE começaram hoje, mas apenas para cotistas

Começaram nesta quinta-feira as inscrições para o Vestibular 2011.1 da UPE. Os interessados podem acessar o portal da UPE e realizar seus cadastros.
 
As inscrições até o dia 30 são apenas para quem deseja concorrer como cotista. Serão 3.580 vagas, distribuídas em 44 cursos. Destas, 716 vagas são destinadas ao vestibular seriado (modalidade em que o aluno realiza provas durante todo o ensino médio).

Do total de vagas, tanto para o vestibular geral quanto para o seriado, 20% são destinadas para cotistas. Nesta categoria se encaixam os estudantes que tenham cursado os anos finais do ensino fundamental (do 5º ao 8º ou 6º ao 9º) e ensino médio em escolas públicas. Podem ser incluídos também alunos de projetos públicos de inclusão para conclusão do ensino médio, exceto supletivo.Candidatos que tenham estudado em escolas privadas, mesmo como bolsistas, não poderão concorrer como cotistas. 

O candidato que comprovar renda familiar de até três salários mínimos está isento da taxa de R$ 100 cobrada pela inscrição. As provas serão em uma única fase, entre 28 e 30 de novembro. O resultado sai no dia 21 de dezembro.

Vagas Ociosas
As vagas que sobrarem do vestibular da UPE, após as matrículas e remanejamentos, deverão ser disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), organizado pelo Ministério da Educação (MEC). Para concorrer no Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem. No primeiro semestre deste ano, a UPE teve sobra de cerca de 70 vagas.

Estudante deverá fazer ENEM para obter o FIES

Estudantes que ingressarem na faculdade em 2011 e pretendam custear a formação com recursos do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No entanto, de acordo com a diretora de políticas e programas de graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, Paula Branco Mello, a exigência do Enem para a concessão do financiamento estudantil aplica-se apenas aos estudantes que ingressarem no ensino superior a partir de 2011, em instituições particulares. A condicionalidade do exame não atinge quem já esteja na universidade ou que nela ingressar até o fim deste ano.

A portaria estabelece uma série de mudanças no financiamento. Entre elas, a redução da taxa anual de juros de 6,5% para 3,4%, o período de carência, que passou de seis para 18 meses após a formatura, e o fim do prazo de solicitação. Hoje, o universitário pode pedir o financiamento a qualquer tempo.

As inscrições no Enem devem ser feitas até sexta-feira, 16, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Fonte: MEC

UFPE divulga concorrência do vestibular de meio de ano

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou nesta quinta-feira (15) as concorrências dos vestibulares que irão preencher as vagas ociosas do último processo seletivo, no conjunto de engenharias do CTG do Recife e na unidade do Agreste. No Recife, são 233 vagas para 2.114 feras, o que dá uma concorrência de 9,07 candidatos por vaga.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: Engenharia Civil (60 vagas), Engenharia de Alimentos (35 vagas), Engenharia de Energia (10), Engenharia de Minas (25), Engenharia Elétrica / Eletrônica (40), Engenharia Mecânica (50), Engenharia Química (45) e Engenharia Elétrica  (50 vagas).

Para a Unidade Acadêmica do Agreste, em Caruaru, serão 326 feras para 120 vagas em três cursos, com 40 vagas cada um, licenciatura em física (1,82 por vaga), licenciatura em matemática (2,80) e licenciatura em química (3,52).

DISTÂNCIA - Para cursos de Ensino a Distância, 526 feras concorrem a 800 vagas em três licenciaturas: Letras/Língua Portuguesa, com 250 vagas; Letras/Língua Espanhola, 300 vagas; e Matemática, com 250 vagas. As provas serão realizadas em um único dia (18/07), das 13h às 18h, nos municípios do Recife, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns e Limoeiro.

terça-feira, 13 de julho de 2010

UPE anuncia mudanças no vestibular

A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou nesta terça-feira (13) diversas mudanças no processo para o vestibular de 2011. No primeiro ano em que a universidade se torna totalmente gratuita, sem cobrança de qualquer mensalidade, também vai ser formada a primeira turma aprovada através do vestibular seriado.

A UPE amplia também a interiorização, com a criação de um novo campus, em Arcoverde, para atender a alunos do Agreste e do Sertão pernambucanos: no local, será oferecido o primeiro curso de Odontologia do Interior, com 20 vagas, e a segunda graduação em Direito mantida no Interior por universidade pública, com 50 vagas. Em Garanhuns, no Agreste, a unidade acadêmica começa 2011 com 40 novos alunos no curso de Medicina, outra novidade deste ano.

Outra modificação é que a Comissão do Vestibular da UPE separou as 3.580 vagas disponíveis nos 44 cursos em dois grupos: 80% (2.864 vagas) para o vestibular tradicional e 20% (716 vagas) para o vestibular seriado. Dentro do total da prova tradicional, 2.291 vagas são para os candidatos em geral e 573 para os cotistas; em relação ao exame seriado, essa divisão ficou em 573 postos para os candidatos em geral e 143 para os cotistas.

A UPE define como cotista aquele aluno que fez todo o Ensino Fundamental II (da 5ª à 8ª série) e o Ensino Médio em escolas da rede pública pernambucana. Alunos de baixa renda que estudaram em escolas privadas com bolsa não têm direito ao benefício, nem tampouco quem já tenha concluído algum curso de graduação. Diferentemente do que acontecia até o ano passado, quando o candidato dito cotista que não comprovasse suas condições era transferido para a seleção geral, este ano ele será eliminado do processo. “Não aceitamos como instituições públicas as que são filantrópicas ou federais”, falou o reitor da UPE, Carlos Calado (foto).

Sobre o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a UPE informa que possíveis vagas restantes serão oferecidas ao SiSU depois da matrícula dos candidatos tradicionais, dos aprovados cotistas e da realização de todos os remanejamentos.

INSCRIÇÕES E ISENÇÃO
As inscrições acontecem somente pela internet e custam R$ 100,00. O prazo começa na próxima quinta-feira (15) e vai até o dia 30 de julho para quem se declara cotista e vai fazer a prova tradicional. Os candidatos gerais do mesmo sistema têm entre os dias 31 de julho e 15 de agosto para se inscrever. A data de inscrição para as provas do vestibular seriado ainda não foram definidas.

O pedido de isenção deve ser informado na hora da inscrição, através do NIS, cadastro nacional instituído pelo Governo Federal.  Tem direito à isenção, através de lei estadual, todo candidato cuja renda familiar é inferior a três salários mínimos – e é justamente isso que o NIS atesta. Quem não informar o NIS não poderá se inscrever como isento. Em 2009, cerca de 6 mil pessoas se inscreveram no vestibular da UPE com isenção total ou parcial.

As provas estão marcadas para acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro. 

Fonte: PE 360º

domingo, 11 de julho de 2010

Segunda é o último dia de inscrição para o Vestibular IFPE


Segunda-feira (12) é o último dia para se inscrever no vestibular dos campi de Afogados da Ingazeira, Caruaru e Garanhuns do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). As provas estão marcadas para o dia 1º de agosto nas cidades onde cada curso é ofertado.

Foram disponibilizadas 560 vagas para os cursos de Meio Ambiente e Informática no campus de Garanhuns; Mecatrônica, Segurança do Trabalho e Edificações no campus de Caruaru; e Agroindústria, Saneamento e Eletroeletrônica no campus de Afogados da Ingazeira.

Os candidatos serão submetidos a exames de Língua Portuguesa e Matemática. A lista com o nome dos aprovados será divulgada no dia 10 de agosto.

As inscrições podem ser feitas pelo site do IFPE. Os interessados devem pagar uma taxa de R$ 20 via Guia de Recolhimento da União. Quem não possuir acesso à internet podem se dirigir para os endereços seguintes:

Os interessados devem se inscrever no site e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$20, via Guia de Recolhimento da União. Quem não possui computador com acesso à Internet pode se dirigir aos endereços abaixo, a fim de efetuarem suas inscrições:

Afogados da Ingazeira
Centro Tecnológico de Inclusão Digital de Afogados da Ingazeira (antiga CAGEPE) - Rua Nova, s/n – Bairro São Francisco

Caruaru
Recepção da Secretaria Municipal de Educação - Avenida José Marques Fontes, 21 – Bairro Santa Rosa

Garanhuns
Secretaria de Educação e Esportes de Garanhuns - Avenida Rui Barbosa, 1401 – Bairro Heliópolis

Mais informações pelos telefones (81) 2125.1717 / 1666.



Fonte: PE 360º

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ENEM prorroga inscrições para dia 16

Devido ao impacto causado pelas chuvas nos estados de Pernambuco e Alagoas, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram prorrogar as inscrições do Enem. O prazo, que se encerraria nesta sexta-feira, dia 9, foi adiado para o próximo dia 16, sexta-feira, às 23h59.
A decisão foi tomada pelo presidente do Inep, Joaquim Neto, que atendeu à solicitação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governadores do Nordeste fizeram o pedido ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorreu a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas.

Quem ainda não fez sua inscrição tem agora mais sete dias para fazê-la, apenas pela internet, no portal do Enem.

Para confirmar a inscrição, é preciso efetuar o pagamento no valor de R$ 35 em qualquer agência do Banco do Brasil.  Estão isentos os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas e aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores que declarem carência e comprovem a impossibilidade de pagamento.

É fundamental estar munido de CPF e RG próprios, como documentos de identificação. (O ENEM continua a exigir CPF de menores de idade).

As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.

Julho, mês de descanso?


   Julho, finalmente, está aí. Para quem está em ano de vestibular, esses dias de folga são preciosos. Mas preciosos para quê? Para pôr a matéria em dia ou descansar?
   A resposta a essa pergunta, infelizmente, não é fácil nem igual para todos os candidatos porque depende de alguns fatores, como a concorrência do curso pretendido e o domínio das matérias estudadas até aqui.
   De acordo o coordenador pedagógico do CPV, o primeiro passo para definir a proporção entre estudo e lazer nas férias é fazer uma autoavaliação sobre seu desempenho desde o início do ano. Nesse ponto, contam agilidade para resolver exercícios, conhecimento das teorias das disciplinas e facilidade para a redação.
   A intenção dessa análise é diagnosticar pontos fracos para saná-los nas férias, que devem ser encaradas como um período estratégico.
   "Vestibular é como um jogo de dois tempos. Julho é o intervalo. No vestiário, o técnico tem que acertar o time para a equipe voltar com tudo e ganhar o jogo", diz o coordenador do colégio Santo Américo, que orienta os alunos a não abandonar os estudos "para se manter aquecidos".
   E, para não perder o ritmo, a dica de Lima é que o aluno que estiver em dia com a matéria divida seu tempo da seguinte forma: 1/3 para estudo e 2/3 para diversão.
   Se as coisas não estão tão em ordem ou se o curso desejado é concorrido, o melhor é inverter essas proporções.
  Patrícia Machado, 18, vestibulanda de farmácia que está em seu segundo ano de cursinho, já definiu sua tática. Vai estudar nas duas primeiras semanas das férias, descansará na terceira e voltará ao batente na quarta.
   Já Juliana de Andrade, 18, que quer direito, pretende estudar só na última semana de férias, com ênfase em história e geografia, suas específicas.      "Quero fazer uma revisão e, se der, adiantar um pouco da matéria."
   A aluna pretende ainda aproveitar o tempo livre para se dedicar às obras da  lista unificada de USP e Unicamp.
   Daniel Grillo, 17, aluno do Augusto Laranja, também quer adiantar a leitura das obras literárias nas férias recém-começadas. O aluno, que passou na primeira fase como treineiro no ano passado para a Poli, na USP, levou para a fazenda de um amigo, onde passará alguns dias, "Vidas Secas" (Graciliano Ramos) e "Antologia Poética" (Vinicius de Moraes).
  Organize-se
   Para os decididos a estudar nas férias, o Fovest apresenta, na página 6, um cronograma geral de estudos feito pelo CPV. Nele, há a indicação das matérias mais importantes do primeiro semestre, divididas por disciplina. 

Fonte: Folha

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Divulgada 2² chamada do PROUNI


 O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (7) a segunda chamada de convocados para o Programa Universidade para Todos (ProUni).     Para ter acesso ao resultado, o aluno precisa acessar o site do ProUni e digitar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e CPF.
Os classificados devem confirmar os dados declarados na inscrição junto à instituição de ensino superior a partir desta quinta-feira (8). O prazo termina no dia 16 de julho. Para ter direito à bolsa, é fundamental que o estudante cumpra esta fase do processo.
Ao todo, 52.419 candidatos foram pré-selecionados na primeira chamada do programa, sendo 37.039 para bolsas integrais e 15.380 para bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade, de acordo com o MEC.
Caso ainda restem bolsas, poderão ocorrer mais quatro chamadas nos dias 21 de julho, 29 de julho, 5 de agosto e 12 de agosto.
Puderam participar do programa candidatos com nota mínima de 400 no Enem 2009, que não tenham zerado na redação, não tenham diploma de ensino superior e que tenham renda familiar mensal per capita que não exceda três salários mínimos.
Ao efetuar a inscrição, o candidato podia escolher até três opções de instituições de ensino, cursos ou turnos e modalidades de bolsa, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar per capita e a adequação aos requisitos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.
 

terça-feira, 6 de julho de 2010

Entenda as funções de cada político

  As eleições estão chegando, e é essencial que os eleitores (e também os não eleitores) conheçam as propostas de cada candidato para votar conscientes e cobrar posteriormente. 
  E o que isso tem a ver com vestibular? Simples: pode ser tema de redação.




PODERES
Executivo Legislativo Judiciário
Executivo Federal
Presidente
Legislativo Federal
Deputados federais e senadores
Cargos não eletivos. Poder composto por juízes (1ª instância), desembargadores (2ª instância) e ministros (3ª instância). A Justiça se divide em Justiça Comum, Justiça Federal Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar
Executivo Estadual
Governador
Legislativo Estadual
Deputados estaduais
Executivo Municipal
Prefeito
Legislativo municipal
vereadores
CARGOS
Presidente da RepúblicaNos sistemas presidencialistas, é o posto mais importante, já que o ocupante do cargo acumula as funções de chefe de estado e chefe de governo. Suas principais atribuições são a de dirigir a administração federal, nomear os ministros de Estado, sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, assim como expedir decretos e regulamentos para a execução das mesmas e exercer o comando supremo das Forças Armadas. O mandato é de quatro anos, podendo haver reeleição por mais quatro anos subseqüentes.
Deputado FederalOs deputados federais são os representantes do povo, e por isso o número de deputados eleitos em cada estado depende do contingente populacional. Em Pernambuco, são 25. Além disso, eles são eleitos no sistema proporcional, o que significa que um candidato pode ganhar a vaga mesmo se obtiver menos votos que um outro, dependendo da votação conseguida pelas legendas a que ambos pertençam. Eles são responsáveis, entre outras coisas, pela criação e modificação de leis, que têm que ser sancionadas pelo presidente da República, pela aprovação ou modificação de projetos de lei com origem no Executivo, por convocar plebiscitos e autorizar referendos e por autorizar o presidente em atos militares. Os deputados são eleitos para um período de quatro anos, e não há limite para reeleição. Eles constituem a Câmara dos Deputados.
Senador
Os senadores representam os estados brasileiros e são eleitos em número fixo: três por estado. O mandato é de oito anos, sem limite para reeleição, mas a representação renova-se de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Os senadores também são responsáveis por elaborar leis e discutir e votar projetos de lei de iniciativa do presidente da República e dos tribunais superiores. O Senado Federal funciona como um órgão revisor das decisões da Câmara dos Deputados.
Governador
Dentro dos estados, o governador é o mais alto cargo político. A ele cabe a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas. É o governador que defende os interesses do Estado junto à presidência, inclusive no que diz respeito à busca por investimentos e obras federais. O mandato é de quatro anos, renováveis por mais quatro anos subsequentes em caso de reeleição.
Deputado EstadualLegisladores no âmbito dos estados, eles são os representantes populares estaduaias. Assim como os deputados federais, os estaduais são eleitos pelo sistema proporcional, que leva em conta, além do número de votos obtidos pelo candidato, a votação da legenda. Eles são responsáveis , entre outras coisas, por propor ou alterar as leis estaduais. O mandato é de quatro anos, e não há limite para reeleição. Os deputados estaduais se reúnem na Assembleia Legislativa.

Fonte: Jornal do Commercio

Justiça decreta fim da obrigatoriedade do CPF para o ENEM

  Atendendo a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, a Justiça Federal ordenou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que retire a obrigatioriedade do cadastro do CPF aos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

  O Inep tem dez dias para comunicar o cumprimento da decisão ou sofrerá uma multa diária de R$ 10 mil. Para a Justiça, boa parte dos inscritos para a prova têm entre 15 e 17 anos e não possuem obrigação constitucional de ter um CPF.

  A decisão é provisória e está sujeita a recurso. O estudante que acessar o site de inscrição ainda terá o número do documento exigido. A decisão da Justiça atesta que a mudança deve ser incluída no edital da prova e amplamente divulgada pelos meios de comunicação e pelo site do Inep.

  Vale lembrar que as inscrições para o Enem vão até a próxima sexta-feira (9) e que a prova é usada como critério de seleção em todas as universidades públicas do Estado, com exceção da Universidade de Pernambuco (UPE). A taxa cobrada é de R$ 35 e o exame é destinado aos concluintes, egressos do ensino médio em anos anteriores e àqueles que não tenham concluído o ensino médio e pretendam se certificar.

  Este ano, as provas, que incluem 45 questões de múltipla escolha para cada área de conhecimento e uma redação, acontecem nos dias 6 e 7 de novembro.

Fonte: Jornal do Commercio

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Memória

Capacidades

Há quem diga que a memória é como um músculo, que cresce sempre que exercitado. Realmente, os especialistas confirmam que a memória funciona cada vez melhor se for treinada. Mas a capacidade de armazenar informações está ligada principalmente a dois fatores:
1) Capacidade física do cérebro de absorver e reter informações.
2) Capacidade de organizar informações complexas durante o processo de aprendizagem e isso está diretamente ligado à inteligência.

Sono
Um detalhe importante é que a memória está próxima dos processos biológicos do organismo, ela é seletiva e esse seu caráter mantém um processo interativo com determinadas fases do sono. Durante o sono profundo adquirimos a memória de longo prazo, que é armazenada em uma parte do cérebro conhecida como córtex e tem capacidade ilimitada. Já no hipocampo armazenamos a memória de curto prazo, aquela informação corriqueira (como um número qualquer de telefone ou os algarismos de uma equação feita de cabeça) que guardamos só durante o período necessário e depois descartamos. É por isso que a memória tem de ser modificada a cada instante, para que não sejam armazenadas informações desnecessárias.

Organização
A boa memória depende do nível de inteligência geral, da habilidade verbal e do interesse no que está aprendendo. Portanto, se você não gosta de matemática e não se esforça para aprender, dificilmente os conceitos da matéria ficarão armazenados na sua memória. Além disso, para quem está em maratona pré-vestibular, é preciso encarar a memória como um “grande arquivo”, constituída por pura organização pessoal. Então, para que você consiga armazenar a avalanche de informações diárias que recebe é necessário organizar-se, anotar as idéias, utilizar alguns mecanismos e revisar constantemente a matéria. Veja abaixo algumas dicas para exercitar sua memória e como evitar que ela se torne falha e preguiçosa.

XadrezÉ um ótimo exercício para a memória, pois exige bastante dela. Já reparou que um bom jogador de xadrez nunca esquece suas jogadas?

Atenção
A memória para determinado fato está relacionada à importância que lhe atribuímos e isso pode ser chamado de atenção. A atenção aos detalhes facilita a memorização e é um fator fundamental para aquisição de novas informações.

Alimentação
Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas. A água também é indispensável, pois a desidratação pode levar à confusão e outros problemas de pensamento.

SonoUma boa noite de sono ajuda a armazenar o que foi aprendido no dia, na memória de longo prazo.

Análise individualRelacionar assuntos novos com o que já aprendeu e analisar o que está sendo estudado e chegar a conclusões sozinho ajuda a memorizar o conceito.

RevisãoRevisar uma matéria aumenta exponencialmente a chance de se lembrar dela posteriormente. E mais, relendo um conteúdo há também a repetição do estímulo nervoso de arquivamento da informação e, com isso, a memorização é mais certa.

MecanismosCertos mecanismos ajudam a desenvolver a memória por meio de princípios artificiais de organização, como as rimas para o ensino de crianças: “um - dois, feijão com arroz...”. As palavras-chave também são mecanismos mnemônicos que auxiliam na memorização de conceitos. Outro tipo é o sistema visual-simbólico, um modo de memorização através da associação de idéias ou palavras com objetos. Por meio da comparação sucessiva relacionam-se duas idéias, lembramos de uma e conseqüentemente da outra.

InteresseQuanto maior o interesse, mais facilmente se aprende e se arquiva o conhecimento na memória.

EscritaEscrever é uma forma de ampliar seu banco de dados e exercitar a memória.

Estilos de aprendizagem

Há diferentes estilos de aprendizagem e cada um tira proveito de seu sentido mais aguçado para ajudar na memorização. Exemplo:
1) Quem consegue reter mais informações por meio da Visão: É ideal ler bastante ou estudar através de ilustrações ou esquemas visuais.
2) Por meio da Audição: Estar atento às explicações do professor, conversar com os amigos sobre a matéria, tentar ler em voz alta e escutar a própria voz, evitar ruídos que atrapalhem a sua concentração.
3) Sinestésico, por meio de Movimentos: Não estudar em uma mesma posição durante muito tempo e fazer gestos que representem o que foi estudado.

Evite
TensãoÉ impossível memorizar algo se estiver tenso. Para relaxar prenda a respiração e vá soltando devagar.

Má alimentação e Privação de sono
Afetam a capacidade de concentração e a memória de longo prazo.

Remédios milagrososNão há medicamentos ou produtos químicos com atividade comprovada para aumentar os coeficientes da memória, o melhor remédio ainda é o treino.

Remédios prejudiciais
Alguns medicamentos que induzem o sono, analgésicos, calmantes e antidepressivos, atuam no cérebro e interferem no circuito da memória.

Ansiedade
De forma intensa pode provocar o chamado “branco”, uma alteração temporária da memória. Além disso, angústia e ansiedade prejudicam a memorização, pois podem provocar a perda da capacidade de realizar uma tarefa e prestar atenção em outra, a chamada “atenção dividida” (Ex.: anotar a matéria enquanto memoriza o que o professor diz).

SobrecargaOrganize sua rotina, os lapsos de memória podem estar relacionados à sobrecarga de atividades.

domingo, 4 de julho de 2010

Aquecimento global no vestibular


O aumento da temperatura no planeta, um dos conteúdos mais requisitados nos últimos vestibulares, é um tema com vocação para a interdisciplinaridade. Os principais gases do efeito estufa são CO2, CFC (clorofluorcarbonados), óxido de nitrogênio, ozônio e CH4 (metano). Este pode ser produzido pela atividade agropecuária, enquanto aqueles são produzidos principalmente pelo uso crescente de carvão e petróleo.

As conseqüências dessa alteração são preocupantes. O derretimento parcial das geleiras e a dilatação da água líquida provocam a elevação do nível dos oceanos. O aumento da concentração de CO2 na atmosfera determina sua reação com a água, formando o ácido carbônico; a redução do pH do mar prejudica os corais. Esse ácido reage com o CaCO3 do exoesqueleto desses animais. A diminuição do pH prejudica o plâncton, a base das cadeias alimentares aquáticas.

Em algumas regiões, as chuvas abundantes podem ocasionar mais surtos de doenças, como a dengue e a malária, já que os transmissores são insetos com fase larval aquática. A atenuação do efeito estufa está prevista no Protocolo de Kyoto, cuja meta é que os países desenvolvidos venham a reduzir a emissão de seus gases estufa em 5% quando comparados com o nível de 1990, entre 2008 e 2012. Proteger as florestas e estimular o uso de energia de fontes renováveis, como o biodiesel, são tópicos do acordo. Um outro ponto é a utilização dos créditos carbono que podem ser comprados pelos países que mais poluem. Infelizmente os Estados Unidos, no período 1990-2004, aumentou em 15,8% a emissão de CO2.

Para que o aluno perceba a importância do assunto, apenas entre as provas de Unesp, Unifesp e Fuvest deste ano foram encontradas 20 questões, distribuídas entre biologia, física, geografia, inglês e matemática. Investir nesse tema traz um bom retorno.

sábado, 3 de julho de 2010

IFPE está de inscrições abertas para cursos técnicos no interior

  
  Começaram nesta sexta-feira (2) as incrições para cursos técnicos nas unidades de Caruaru, Afogados da Ingazeira e Garanhuns do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O prazo vai até o dia 12.
  Há 560 vagas no total. Afogados da Ingazeira oferece 240 para os cursos de Agroindústria, Eletroeletrônica e Saneamento Ambiental. O campus de Caruaru detém outras 240 para formação técnica em Segurança do Trabalho, Mecatrônica e Edificações. Já em Garanhuns há 80 vagas para técnicos de Meio Ambiente e Informática. Alunos egressos da rede pública de ensino ocuparão metade das vagas.
  As provas serão realizadas em 1º de agosto, das 9h às 12h, e a lista de aprovados será divulgada em 10/7. As aulas têm início previsto para 23/8. Os interessados podem preencher o cadastro do concurso pelo site da instituição www.ifpe.edu.br.  A inscrição será concluída mediante pagamento da taxa de R$20, através de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, até o dia 13/7. O período para quem deseja solicitar isenção da taxa de inscrição deste vestibular foi prorrogado até terça (6). Informações: (81) 2125.1717 ou (81) 2125.1666.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

SUAPE pede mão-de-obra e Universidades tem que se adaptar

O presidente em exercício da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger afirmou ontem que a vinda do Promar vai trazer impacto em toda a economia do Estado. “Vão aumentar os empregos, melhorar a capacitação da mão de obra e o setor metalmecânico continuará aquecido, como já sentimos com a implantação do Estaleiro Atlântico Sul (EAS)”, disse.

Dos 49 navios contratados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Petrobras, 30 serão construídos em Pernambuco. O EAS construirá 22 petroleiros e o Promar, oito embarcações para transportar gás.
Muitos empresários modernizaram as suas fábricas para serem prestadores de serviço do EAS e isso vai continuar”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria Metalmecânica de Pernambuco (Simmepe), Sebastião Pontes. Os navios fabricados dentro do Promef devem obedecer a um índice mínimo de 70% de nacionalização.

A consolidação do polo naval em Pernambuco cria um desafio: a demanda por trabalhadores. Apenas o Promar, anunciado ontem, e o EAS vão demandar 6.500 profissionais quando estiverem a pleno vapor.

Na época em que o EAS anunciou a sua implantação, houve uma verdadeira corrida para formação de mão de obra em Suape. Especialistas do setor naval explicam que os obstáculos serão menores nesse segundo momento, pós-pioneirismo, e que a hora é de formar quadros especializados para assumir posições de destaque.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (Senai-PE), Antônio Carlos Maranhão Aguiar, é categórico ao afirmar que não há risco de “apagão” de mão de obra. “Já está acontecendo a inserção das instituições de ensino superior na cadeia naval”, acrescentou. A Universidade de Pernambuco (UPE) forma este ano sua segunda turma na especialização em engenharia naval, enquanto a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) prepara o lançamento da graduação na área.

O coordenador da divisão de Petróleo, Gás e Offshore da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Antônio Sotero, adiantou que, em agosto, deverá ser lançada a segunda versão do reforço escolar para quem possui o ensino fundamental incompleto. “Serão 20 mil pessoas avaliadas. Quem estiver preparado segue para a capacitação técnica. Nosso planejamento é dar aulas de matemática, português e lógica a 10 mil trabalhadores”, contou.