quinta-feira, 13 de maio de 2010

UFPE e UFRPE aprovam mudanças no ENEM e PROUNI

A mudança anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (10) para o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi vista com aprovação pelas pró-reitoras da UFPE e da UFRPE. A partir de agora os candidatos deverão escolher no SiSU apenas duas opções de cursos e vão concorrer a vagas de, no máximo, duas universidades.

A pró-reitora acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Cabral, explicou que as novas regras já vão valer para os alunos que vão entrar na UFPE no segundo semestre deste ano. Para ela, as mudanças do MEC foram para melhor: “acaba o estresse de ficar o tempo inteiro entrando para se qualificar e entrar em outras universidades, também atende a um pedido das universidades para evitar evasão, porque os estudantes acabavam em cursos que não tinham identidade”.

A UFPE adota o Enem apenas como primeira etapa do vestibular. A instituição decidiu manter este ano o mesmo esquema do ano passado, ou seja, depois da prova do Enem, os candidatos a uma vaga deverão ainda fazer o vestibular da Covest.

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, a pró-reitora acadêmica, Maria José de Sena também viu vantagens nas mudanças ”agora temos a oportunidade de preencher as vagas em tempo mais curto. Os candidatos ficavam ‘brincando’ no sistema e agora não haverá essa possibilidade”.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, desde o ano passado, adotou o Enem como único teste de seleção dos alunos que vão frequentar os cursos. A pró-reitora da instituição também viu vantagens nas mudanças.

As inscrições do Prouni e do SiSU, o sistema de seleção unificada para quem fez as provas do Enem, serão feitas entre os dias 10 e 14 de junho.  O resultado dos candidatos aprovados será divulgado no dia 17 de junho e a matrícula já deverá ser feita nos dias 21 e 22 do mesmo mês. As provas do Enem deste ano serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.

As inscrições para o SiSU que acontecerão entre os dias 10 e 14 de junho  só valem para os vestibulares do meio do ano. Sendo assim, são apenas para os candidatos que usarão as notas do Enem 2009.  Para as vagas que serão disputadas no vestibular do fim do ano, haverá uma nova rodada de inscrições no sisu.


Fonte: PE 360º

0 opiniões:

Postar um comentário