quinta-feira, 27 de maio de 2010

Escolas mudam modo de ensino para acompanhar ENEM

Alterações estão sendo feitas mais rapidamente na rede privada e com maior lentidão na pública.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem modificando o método de ensino das escolas. As instituições de ensino estão trabalhando para que os seus alunos deixem a decoreba de lado e aprendam a raciocinar quando for responder às questões do exame. As mudanças estão acontecendo tanto nas escolas públicas como privadas.

No Enem, uma boa interpretação da questão pode garantir ao candidato um desempenho bastante satisfatório. O exame valoriza a competência e habilidade adquiridas pelo estudante ao longo de sua carreira escolar.

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) vem elaborando planos de ações estratégicas para que o aluno não seja prejudicado, pois o método de ensino ainda favorece a decoreba. "Existe um currículo escolar que nós temos de seguir. Por isso, temos que ter calma antes de modificar qualquer coisa", disse a orientadora da célula de aperfeiçoamento pedagógico da Seduc.

Em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Seduc vem desenvolvendo estratégias para levar aos alunos um ensino o mais adequado possível para o que o Enem propõe.

Também será feita uma sensibilização e mobilização dos professores e alunos para discutir quais as mudanças que podem ser feitas no ensino dos jovens. E vai acontecer a especialização dos diretores escolares.

Nas instituições privadas a mudança do método de ensino tem sido mais rápida. "Desde 1998, quando o Enem começou, vêm sendo feitos cursos e seminários para que as escolas foquem nas habilidades do aluno", disse o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE).

0 opiniões:

Postar um comentário