segunda-feira, 10 de maio de 2010

SiSU em junho com novas regras

A secretaria de Ensino Superior do MEC revelou hoje as novas regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos poderão escolher duas opções de curso, em etapa única. As inscrições do meio de ano ficarão abertas entre 10 e 14 de junho, data idêntica à do cadastramento para o ProUni.
Caso a nota do Enem seja suficiente para o estudante ingressar no curso indicado como primeira opção, o candidato terá de efetivar a matrícula, sob pena de ser retirado do sistema. Se passar na segunda opção, pode permanecer para a segunda ou terceira rodadas de convocação. Haverá uma única lista de espera.
No ano passado, o sistema de seleção era confuso e apresentou vários problemas técnicos. Tinha três etapas e permitia ao estudante fazer uma opção em cada. Muitos universitários se cadastravam no sistema e desistiam de fazer a matrícula, o que provocou um grande número de vagas ociosas e exigiu a abertura de uma etapa suplementar.
"Vai desincentivar o jogo que ocorria e otimizar e agilizar o sistema", afirmou o MEC, durante reunião com o Conselho Universitário da UFSCar. O "grande senão" no sistema no ano passado foi a demora para a conclusão do processo.
O MEC espera que as universidades ofereçam 15 mil vagas, também pretende abrir o processo de adesão das instituições nesta quarta-feira. Para isso, é preciso publicar uma portaria nesta terça-feira. O MEC divulgou as datas em que vão ocorrer as convocações e matrículas do Sisu:


1ª chamada - 17/6
Matrícula - 21 e 22/6

Segunda chamada - 26/6
Matrícula - 30/6 e 1/7

Terceira chamada - 7/7
Matrícula - 12 e 13/7

Lista de espera - 19/7

0 opiniões:

Postar um comentário