Incentivar os alunos a se exercitar não evita somente problemas como a obesidade, mas também melhora o desempenho escolar dos estudantes. Essa é a conclusão de um estudo americano que sugere que os alunos em boa forma tendem a apresentar melhores notas na escola.
Para a pesquisa, uma equipe de especialistas comparou o peso, as medidas e os resultados de um teste físico com as notas de um exame escolar padrão, que incluía matemática, leitura e conhecimentos da língua. Foram analisados 749 estudantes da quinta série, 761 da sétima e 479 da nona, que frequentaram a escola entre 2002 e 2003.
Para determinar a condição física de cada aluno, os responsáveis pela pesquisa pediram que os estudantes corressem o equivalente a 1,6 quilômetro. Com um tempo limite de 15 minutos para completar o teste, os meninos demoraram menos de 10 minutos. Já as meninas, realizaram a tarefa em quase 11 minutos. Ao final do estudo, os pesquisadores descobriram que quase 32% dos estudantes apresentavam sobrepeso e cerca de 28% eram obesso.
Os pesquisadores descobriram ainda que 65% dos estudantes estavam abaixo do padrão físico da idade e do gênero. Comparados com esses alunos, aqueles que responderam ou superaram o padrão apresentaram melhores notas no exame escolar. Diferenças de status social ou econômico, gênero, etnia e tamanho não alteraram de maneira significativa essa associação.
De acordo com o professor William J. McCarthy, coordenador da pesquisa, mais estudos são necessários para avaliar por que o exercício aeróbico pode interferir no desempenho escolar. Caso a relação entre exercício físico e melhores notas seja mesmo comprovada, as escolas precisarão rever o investimento em disciplinas como a educação física e outras formas de incentivar o aluno se exercitar, acredita o professor.
As conclusões do estudo foram publicados na revista especializada The Journal of Pediatrics.
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