quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pré-vestibular gratuito CIEE

  O Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (Ciee) está com inscrições abertas, até o dia 07 de janeiro, para o curso Preparando para o Vestibular 2011. As vagas são para estudantes oriundos de escolas públicas e bolsistas da rede particular, que estejam no 3º ano ou tenham concluído.
Os interessados devem se inscrever por meio do site do Ciee Pernambuco (www.ciee-pe.org.br).

  A seleção será realizada de 17 a 21 de janeiro. Os estudantes que forem aprovados deverão apresentar no ato da matrícula a declaração escolar, ficha 19 (para os concluintes), uma foto 3x4 e cópia da identidade.

  O Ciee Pernambuco disponibilizará 100 vagas no curso Preparando para o Vestibular, que tem duração de um ano, e mais 200 vagas para remanejamento, caso haja necessidade.

ITA divulga lista de aprovados

  O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta quinta-feira (30) os nomes dos aprovados no vestibular 2011.

   Os 120 classificados no exame de escolaridade devem se apresentar no ITA, em São José dos Campos (SP), às 10h, de 23 de janeiro. Quem não comparecer será eliminado, segundo o instituto.


   Se necessário, o ITA fará uma segunda convocação em 25 de janeiro, a partir das 15h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3947-5838 ou 3947-5803.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Inscrições para o SiSU em janeiro

  Estarão abertas de 16 a 18 de janeiro as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os candidatos a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. 
  As vagas estão distribuídas em 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).
  Em Pernambuco, entre as instituições que adotaram o Sisu estão a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
  A oferta representa aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010, quando 47 mil vagas foram abertas pelo sistema. O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. As regras de seleção serão as mesmas aplicadas no segundo semestre deste ano.
  Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.
  O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
  Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Listão IFPE 2011


» Recife
» Pesqueira
» Ipojuca» Garanhuns
» Afogados da Ingazeira
» Caruaru

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Quase metade dos convocados faltam a segunda aplicação do ENEM

  Pouco menos da metade dos 9,5 mil estudantes de 17 Estados brasileiros convocados pelo Ministério da Educação para a reaplicação do Enem compareceram nessa quarta-feira (15) ao local da prova. O clima era de desmotivação nas escolas e, na saída, muitos consideraram o novo exame mais difícil do que o primeiro.

  O Inep informou que os gabaritos e as provas reaplicadas ontem serão divulgados em seu portal na próxima terça-feira, às 18h. E divulgou que os resultados do Enem 2010 estarão disponíveis na primeira quinzena de janeiro.

  A abstenção não surpreendeu o ministro da Educação, Fernando Haddad. “Isso mostra que alunos não se sentiram prejudicados.” Ele afirmou que o ministério procurou ser “o mais abrangente possível” ao estabelecer critérios para que alunos pudessem fazer a prova novamente. O ministro descartou a possibilidade de que o baixo comparecimento tenha ocorrido por falta de interesse após as falhas apresentadas este ano.

  Foram chamados para refazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias os alunos prejudicados pela inversão da ordem do cabeçalho do cartão-resposta e pelos erros de impressão e montagem no caderno de cor amarela do exame aplicado em 6 de novembro, primeiro dia do Enem.

  De acordo com o Inep, responsável pela aplicação da prova, o exame aplicado em 6 de novembro não será utilizado para cálculo da nota final dos estudantes que refizeram o teste ontem. Caso contrário, continuará valendo a nota da prova de novembro.


Depois da prova, estudantes classificaram o novo exame como mais elaborado, com um vocabulário mais complexo. “Foi uma prova gigante, cansativa, mas no mesmo nível da outra. A diferença ficou por conta do significado das palavras. O vocabulário foi mais cobrado”, analisou Ramon Maciel de Sousa, 17 anos, após duas horas e 30 minutos de prova em Florianópolis. Ele tenta ingressar em engenharia civil.

  Na Faculdade Anhanguera, em Belo Horizonte, Luiz Guilherme Bones de Souza, 18, não escondia a revolta por ter de refazer a prova. “Espero que não seja a mesma palhaçada da outra vez. Estudei o ano inteiro para ocorrer isso”, reclamou ele, que busca uma vaga em direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  Em Salvador, sete dos 16 alunos convocados pelo MEC fizeram a prova. Karla Milena da Mata Silva, 27, que pleiteia uma vaga em urbanismo ou administração, afirmou que estava insegura por causa dos sucessivos problemas ocorridos no exame. “A gente faz porque não tem outro jeito. Mas estou com o pé atrás. Vim segura dos conhecimentos que obtive, mas insegura em relação à prova.”

Fonte: Jornal do Commercio

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Listão UPE até 21 de dezembro

  De acordo com a presidente da Comissão do Vestibular 2011 da Universidade de Pernambuco (UPE), a data limite de divulgação do listão continua sendo 21 de dezembro. O prazo segue o que está no edital do concurso. "Estamos em fase de correção das provas e o processso caminha sem anormalidade. Os feras podem ficar tranquilos que o resultado sairá até o dia 21", afirmou a presidente nesta sexta-feira (10). Os dois listões (seriado e tradicional) devem ser publicados no mesmo dia.

  Realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, o vestibular da UPE contou com 37.510 candidatos inscritos, que disputaram 2.864 vagas.O curso mais concorrido este ano foi o de medicina no município de Garanhuns, com 55 candidatos por vaga. Do total de vagas, 20% são destinadas ao sistema de cotas. Têm direito ao benefício alunos que estudam desde o sexto ano do ensino fundamental em escolas públicas localizadas em Pernambuco.

Fonte: Jornal do Commercio

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Listão UFPE até 30 de janeiro

  A expectativa dos feras que tentam uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está mais perto de acabar. Até o dia 30 de janeiro do ano que vem, os resultados dos testes devem estar sendo divulgados. Isso se nenhum imprevisto acontecer com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No próximo dia 15, estudantes que se sentiram prejudicados com falhas na impressão das provas amarelas do Enem voltam a fazer os exames em todo o país. Com mais esse obstáculo transposto, resta esperar os resultados. Ontem, segundo e último dia das provas da segunda etapa da UFPE, a manhã transcorreu tranquila, com problemas previsíveis, como atraso de alunos e contestações de algumas respostas. Este ano, o índice de abstenção do concurso foi de 12,17%, o que significa um total de 4.988 faltosos, sendo 515 no domingo e 4.473 na segunda.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Razão candidato/vaga UFPE

ADMINISTRACAO/CARUARU     5,6
ADMINISTRACAO/RECIFE      9,3
CIENC. CONTABEIS/RECIFE   5,0
CIENC.ECONOMICAS/CARUARU  2,9
CIENC.ECONOMICAS/RECIFE   3,4
CIENC POL.RELACOES INTER  8,8
CIENC SOCIAIS/BAC/RECIFE  2,8
CIENC SOCIAIS/LIC/RECIFE  2,3
DIREITO/RECIFE           17,2
FILOSOFIA/BACH/RECIFE     3,1
FILOSOFIA/LIC/RECIFE      2,3
GEOGRAFIA/BACH/RECIFE     2,7
GEOGRAFIA/LIC/RECIFE      2,9
HISTORIA/BACH/RECIFE      3,7
HISTORIA/LIC/RECIFE       6,6
MUSEOLOGIA/BACH/RECIFE    3,0
PEDAGOGIA/CARUARU         5,2
PEDAGOGIA/RECIFE          3,1
SERVICO SOCIAL/RECIFE     6,8
ARQUEOLOGIA/RECIFE        3,0
CIENC ATUARIAIS/RECIFE    1,9
CIENC.DA COMPUT/BACH/REC  7,2
ENG. BIOMEDICA/RECIFE     4,1
ENG. CARTOGRAFICA/RECIFE  1,9
ENG. CIVIL/CARUARU        8,4
ENG. DA COMPUTACAO/REC.   5,4
ENG. DE PRODUCAO/CARUARU  3,1
FISICA/BACH/RECIFE        2,4
FISICA/LIC/CARUARU        1,1
FISICA/LIC/RECIFE         2,9
GEOLOGIA/RECIFE           4,3
MATEMATICA/LIC/CARUARU    1,6
MATEMATICA/LIC/RECIFE     4,2
QUIMICA INDUSTRIAL/REC.   7,7
QUIMICA/LIC/CARUARU       1,9
QUIMICA/LIC/RECIFE        3,1
SIST. DE INFOR./BACH/REC  5,7
CONJUNTO ENGENHARIAS/CTG  8,9
BIOMEDICINA/RECIFE        6,5
CIENC BIOLOG/BACH/RECIFE  4,6
CIENC BIOLOG/C.AMB./REC.  4,2
CIENC BIOLOG/LIC/RECIFE   2,5
CIENC BIOLOG/LIC/VITORIA  3,0
EDUCACAO FISICA/BAC/VIT.  2,2
EDUCACAO FISICA/LIC/REC.  6,2
EDUCACAO FISICA/LIC/VIT.  3,4
ENFERMAGEM/RECIFE        11,4
ENFERMAGEM/VITORIA        8,2
FARMACIA/RECIFE           5,5
FISIOTERAPIA/RECIFE      15,0
FONOAUDIOLOGIA/RECIFE     6,1
MEDICINA/RECIFE          29,9
NUTRICAO/RECIFE          13,1
NUTRICAO/VITORIA          7,4
ODONTOLOGIA/RECIFE        7,5
PSICOLOGIA/RECIFE        12,0
TERAPIA OCUPACIONAL/REC.  4,2
ARTES VISUAIS/LIC/RECIFE  2,5
BIBLIOTECONOMIA/RECIFE    2,8
CINEMA/RECIFE             5,1
COM.SOCIAL/JORNALIS./REC 11,2
COM.SOC./PUB./PROPAG/REC 15,7
COM.SOC./RADIAL.E TV/REC  6,4
GESTAO DA INFORMACAO/REC  3,5
LETRAS/BACH/RECIFE        3,0
LETRAS LING.PORT/LIC/REC  3,5
LETRAS LING.ESP/LIC/REC   2,4
LETRAS LING.ING/LIC/REC   4,3
LETRAS LING.FRAN/LIC/REC  0,9
DANCA/LIC./RECIFE         2,6
TEATRO/LIC/RECIFE         4,1
SECRETARIADO/RECIFE       2,4
MUSICA/LIC./RECIFE        5,0
MUSICA BACH/CANTO/RECIFE  2,8
MUSICA/BAC/CLARINETE      4,0
MUSICA/BAC/CONTRA BAIXO   2,0
MUSICA/BAC/CRAVO          0,0
MUSICA/BAC/FAGOTE         1,0
MUSICA/BAC/FLAUTA DOCE    0,0
MUSICA/BAC/FLAUTA TRANSV  1,0
MUSICA/BAC/OBOE           1,0
MUSICA/BAC/PERCURSAO      6,0
MUSICA/BAC/PIANO          2,0
MUSICA/BAC/SAXOFONE       2,0
MUSICA/BAC/TROMBONE       3,0
MUSICA/BAC/TROMPA         0,0
MUSICA/BAC/VIOLAO         4,0
MUSICA/BAC/VIOLA          3,0
MUSICA/BAC/VIOLINO        4,0
MUSICA/BAC/VIOLONCELO     1,0
ARQUITET.E URBANISMO/REC  9,6
DESIGN/CARUARU            3,4
DESIGN/RECIFE             7,6
EXPRESSAO GRAF./LIC/REC   0,6
HOTELARIA/REIFE           5,4
TURISMO/RECIFE            5,0
ESTATISTICA/RECIFE        1,8
MATEMATICA/BACH/RECIFE    1,5
QUIMICA/BACH/RECIFE       3,6

Impressão do CI /UFPE

  Muitos vestibulandos sofreram durante este domingo tentando imprimir o cartão de inscrição para o vestibular da UFPE.
  De acordo com este site http://fernandobeltrao.zip.net/ ,
a COVEST liberou a entrada de feras só com a identidade. Mas por via das dúvidas, quem puder pode ir na covest imprimir o CI de emergência.

Boa sorte a todos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vestibular UFPE

  Um dos vestibulares mais esperados em Pernambuco acontece nestes domingo (5) e segunda (6), quando os feras encaram as provas da segunda fase da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substituiu a primeira fase do vestibular. Este ano, 40.969 estudantes irão disputar as 6.365 vagas oferecidas, distribuídas em 101 cursos nos câmpus do Recife, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Caruaru, no Agreste.
Assim como em 2009, os cursos de medicina e direito lideraram a concorrência no Recife. São, respectivamente, 29,9 e 17,2 candidatos por vaga. No interior, a procura aumentou em 11 das 14 graduações oferecidas nas unidades de Vitória e Caruaru.
A estudante do 3º ano do Colégio Motivo Marina Carvalho, de 17 anos, concorre a uma vaga de direito no Recife. "Considero o vestibular da UFPE como o mais importante. Estou me preparando desde o 1º ano, dedicando até cinco horas do dia para os estudos. Esta será a primeira vez que vou fazer prova, mas estou confiante", afirmou Marina. 


No primeiro dia do vestibular, todos os estudantes farão a prova de português I. Como a Covest decidiu considerar a redação realizada no Enem 2010, que valerá oito pontos, os feras só precisarão responder as duas questões discursivas de português, cada uma delas valendo um ponto. Os feram também enfrentam no domingo uma das matérias específicas (história ou química - de acordo com o curso pretendido).
A segunda-feira (6) será dedicada às demais matérias específicas: geografia, matemática, física, língua estrangeira I, literatura, português II, teoria musical e geometria gráfica. As provas serão aplicadas em seis cidades: Recife, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, das 8h às 12h (horários do Recife). O fera deve chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência.
Os candidatos portadores de necessidades especiais terão direito a uma hora a mais para realizar as provas. Somente depois que todos esses feras terminarem seus testes é que os gabaritos serão divulgados no site da Covest (www.covest.com.br).

RESULTADO - De acordo com o calendário da Covest, a previsão é que o listão dos aprovados seja divulgado até o dia 31 de janeiro. Vale lembrar que a relação só deverá ser liberada pela Covest após a divulgação das médias do Enem pelo Ministério da Educação (MEC), prevista para o dia 15 de janeiro.

BÔNUS - O Vestibular da UFPE não possui cotas. Porém os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública municipal ou estadual do Brasil, independentemente do Estado, terão acréscimo de 10% na média do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O bônus de 10% na nota dos candidatos da UFPE foi instituído em 2005, mas valia apenas para feras interessados nos cursos do câmpus de Caruaru e que haviam estudado o ensino médio em escolas públicas ou privadas do Agreste do Estado. No ano seguinte, o benefício começou a valer para todos os vestibulandos oriundos de escolas públicas e candidatos a graduações do interior. Este ano, foi ampliado para qualquer estudante, independentemente do curso pleiteado e de onde ele mora.

Confira o Ranking dos 10 cursos mais concorridos:

1 - Medicina - 29,9
2 - Direito - 17,2
3 - Publicidade - 15,7
4 - Fisioterapia - 15
5 - Nutrição - 13,1
6 - Psicologia - 12
7 - Enfermagem - 11,4
8 - Jornalismo - 11,2
9 - Arquitetura - 9,6
10 - Administração - 9,3

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Listão UPE sairá ainda em dezembro

  O listão de aprovados do vestibular tradicional da Universidade de Pernambuco (UPE) sairá no mesmo dia em que serão divulgados os resultados do vestibular seriado (feito pelos alunos do 3º ano) da instituição. 
  A previsão é de que as listas sejam divulgadas até o dia 21 de dezembro.   Mas é provável que a ansiedade dos candidatos tenha fim antes desse prazo final dado pelo edital do processo seletivo. Tudo vai depender do ponto de corte, média mínima a ser atingida pelos feras, que vai determinar quem terá a redação corrigida. Uma boa notícia é que o alto índice de abstenção no concurso deste ano, 22,55% (8.4667 faltosos), deve ser refletido na diminuição das concorrências, que bateram recordes em 2010.
  "Os listões podem sair antes do previsto, sim. Faremos um esforço, sem comprometer a qualidade do processo, para que os resultados sejam divulgados antes do dia 21", garantiu a presidente da Comissão de Concursos da UPE, Isabel Avelar. 

Fonte: Diário de Pernambuco, com alterações

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Respostas sobre a prova da UPE (que será domingo)

DICAS UPE

1. Que horas o fera deve chegar ao local de prova?

A recomendação é de que o candidato esteja no local de prova às 7h, quando os prédios serão abertos. NENHUM vestibulando terá acesso às salas depois das 8h. Os feras começarão a responder o exame às 8h15

2. É permitido fazer prova em local diferente do designado pelo Cartão Informativo?

Não. O candidato não poderá fazer prova em local diferente do endereço que consta no cartão. A dica é ir, pelo menos, um dia antes ao prédio onde será aplicado o exame para conhecer os acessos para automóveis e as paradas de ônibus mais próximas da área

3. O que levar para o exame?

  » Cartão de inscrição e documento de identidade com foto
» Caneta esferográfica preta ou azul, lápis e borracha
» Pode também levar água, barra de cereal, chocolate, biscoito e balas

4. Que horas o candidato pode deixar o local de prova?

NSomente após três horas do início dos testes, ou seja, a partir das 11h15. As provas serão encerradas às 12h15 para os candidatos que não fizeram requerimento de atendimento especial

5. O que é proibido?

Levar telefones celulares ou qualquer aparelho eletrônico. Quem for flagrado com telefone será automaticamente desclassificado

6. Como marcar o gabarito

Ao marcar o gabarito, assinale todo o alvéolo referente à questão, para facilitar a correção, realizada por meio de leitura ótica

7. Quando serão divulgados os gabaritos?

Como os candidatos que fazem provas em regime especial têm até as 13h15 para responder as questões, os gabaritos só serão liberados após esse horário

8. Quando sairá o listão?

A previsão da UPE é divulgar o listão até o dia 21 de dezembro



Fonte:  Jornal do Commercio

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aprovados em música e dança UFPE

A Covest divulgou, nesta terça-feira (23), o resultado dos testes específicos de habilidades para os cursos de música e dança. Os estudantes realizaram as provas de instrumento e canto no último domingo (21). Os aprovados nos testes específicos também fazem a segunda fase do Vestibular 2011 da UFPE, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro.

Para o curso de música, foram selecionados 22 candidatos. Já na seleção de dança, foram 76 aprovados.

» Confira o resultado dos selecionados em música
» Confira o resultado dos selecionados em dança

ENEM será 15/12 para quem fez a prova amarela

  O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (23) a nova data de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os cerca de 2.800 alunos prejudicados com trocas do caderno de provas amarelas. Segundo o MEC, a prova deverá ocorrer às 12h (horário de Pernambuco) do dia 15, uma quarta-feira.

  De acordo com comunicado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza serão aplicadas apenas para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas realizadas no dia 6 de novembro passado.

  Os alunos serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, SMS e telefone) e receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar. Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.

  As normas de segurança do edital do Enem 2010 são as mesmas para a realização desta nova prova. Portanto, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta.

  O calendário do Enem 2010 segue dentro dos prazos estabelecidos, com a divulgação dos resultados prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2011 e o início do processo da Seleção Unificada (Sisu) na segunda quinzena de janeiro.

Fonte: Agência Estado e Jornal do Commercio

sábado, 20 de novembro de 2010

Divulgada concorrência IFPE 2011

  Concorrência do vestibular 2011| Clique no ícone e confira a concorrência de todos os cursos
  
  O curso mais concorrido no Vestibular 2011 do IFPE é novamente Segurança do Trabalho, em todas as modalidades – Integrado e Subsequente – e em todos os campi onde é oferecido (Recife, Ipojuca e Caruaru). A maior concorrência é no campus Recife, primeira entrada, modalidade Integrado – na qual o estudante cursa o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo. São 27,8 candidatos por vaga.

No campus Ipojuca, são 10,78 candidatos por vaga, na turma que será oferecida na primeira entrada, na modalidade Subsequente – aquela em que o aluno já com o Ensino Médio cursa somente o técnico. No campus Caruaru, a concorrência fechou em 11,43, também na modalidade Sequencial e primeira entrada.

  Em segundo lugar no ranking dos mais disputados geral ficou o curso de Edificações do campus Recife, na modalidade Integrado, manhã, primeira entrada. São 23,28 candidatos por vaga. O curso de Química Industrial do campus Recife, também primeira entrada, modalidade Integrado, manhã, aparece como terceiro mais procurado, com 20,3 candidatos por vaga.

  A concorrência da seleção para 3.392 vagas de cursos técnicos foi divulgda nesta sexta-feira (19). Ao todo, 22.909 candidatos se inscreveram no processo seletivo.

Os candidatos farão prova no dia 12 de dezembro. O cartão de inscrição já está disponível no site www.ifpe.edu.br

Fonte: Pe360º

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Termina hoje prazo para solicitar correção do gabarito (ENEM)

Termina às 23h e 59 minutos dessa sexta-feira, 19, o prazo para os estudantes solicitarem a correção invertida do gabarito referente ao primeiro dia de provas do enem. Em algumas provas, os  enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos na comparação com o caderno de questões.

Para pedir a correção invertida, o estudante terá de informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Após pedir a correção, não será possível cancelar a solicitação.

Em nota, o MEC ressalta que o requerimento é exclusivo para pedir a correção de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta. Outros problemas que os alunos tiveram não serão tratados neste espaço.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Protesto no Recife

  Cerca de mil estudantes realizaram nesta terça-feira protesto no Recife contra o o Exame Nacional do Ensino Médio.

  O ato interrompeu o trânsito em várias ruas de grande circulação da capital pernambucana, como as avenidas Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista, e terminou na sede da Covest, que será responsável pela segunda fase da seleção do Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Porém a Covest informou que qualquer mudança deve ser tomada pela Universidade Federal de Pernambuco e não pelo órgão.

  Com nariz de palhaço, bandeiras, apitos e rostos pintados, os estudantes reclamam das muitas falhas da prova do Enem realizado este ano (houve gabarito invertido e ausência de questões). Eles querem que o Enem deixe de ser usado pela UFPE em seu processo seletivo. Nesse caso, valeria apenas para o Vestibular 2011 a segunda fase da seleção, que será realizada no primeiro fim de semana de dezembro e que é organizada pela Covest. A ação está sendo coordenada pela União Estadual de Estudantes Secundaristas (Uespe).


  Segundo o diretor da Comissão de Vestibular, Murilo Amorim, o órgão é "apenas executor e as decisões sobre a seleção de entrada na UFPE são tomadas pela Reitoria da instituição". Assim, de acordo com Amorim, as reivindicações devem ser levadas à Reitoria da UFPE.

  Apesar dos argumentos da Covest, os estudantes resolveram realizar um abaixo-assinado e entregar ao órgão solicitando as mudanças.

  O ato começou por volta do meio-dia, na Praça do Derby, e passou por várias ruas na área central do Recife, como a Rua Dom Bosco, a Avenida Agamenon Magalhães e a Avenida Conde da Boa Vista, e voltou agora para o Derby, parando em frente à sede da Covest.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Concorrência UFPE 2011

CURSO CONCORRÊNCIA
Medicina 29,9
Direito 17,2
Com. Social / Publicidade e Propaganda 15,7
Fisioterapia 15
Nutrição 13,1
Psicologia 12
Enfermagem 11,4
Comunicação Social / Jornalismo 11,2
Arquitetura e Urbanismo 9,6
Administração 9,3
Conjunto Engenharias CTG 8,9
Ciências Políticas / Relações Internacionais 8,8
Engenharia Civil/Caruaru 8,4
Enfermagem/Vitória 8,2
Química Industrial 7,7
Design 7,6
Odontologia 7,5
Nutrição/Vitória 7,4
Ciência da Computação / Bacharelado 7,2
Serviço Social 6,8
História / Licenciatura 6,6
Biomedicina 6,5
Comunicação Social / Radialismo e TV 6,4
Educação Física / Licenciatura 6,2
Fonoaudiologia 6,1
Bacharelado em Música – Instrumento/Percussão 6
Sistemas de Informação/Bach 5,7
Administração/ Caruaru 5,6
Farmácia 5,5
Engenharia da Computação 5,4
Hotelaria 5,4
Pedagogia/Caruaru 5,2
Cinema 5,1
Ciências Contábeis 5
Música / Licenciatura 5
Turismo 5
Ciências Biológicas / Bacharelado 4,6
Geologia 4,3
Letras/Licenciatura - Inglês 4,3
Matemática / Licenciatura 4,2
Ciências Biológicas / Ciências Ambientais 4,2
Terapia Ocupacional 4,2
Engenharia Biomédica 4,1
Teatro / Licenciatura 4,1
Bacharelado em Música – Instrumento/Clarinete 4
Bacharelado em Música – Instrumento/Violão 4
Bacharelado em Música – Instrumento/Violino 4
História / Bacharelado 3,7
Química / Bacharelado 3,6
Gestão da Informação 3,5
Letras/Licenciatura - Português 3,5
Ciências Econômicas 3,4
Design/Caruaru 3,4
Educação Física / Licenciatura/Vitória 3,4
Filosofia / Bacharelado 3,1
Pedagogia 3,1
Química / Licenciatura 3,1
Engenharia de Produção/Caruaru 3,1
Museologia / Bacharelado 3
Arqueologia 3
Letras/Bacharelado 3
Bacharelado em Música – Instrumento/Trombone 3
Bacharelado em Música – Instrumento/Viola 3
Ciências Biológicas / Licenciatura/Vitória 3
Geografia / Licenciatura 2,9
Física / Licenciatura 2,9
Ciências Econômicas/ Caruaru 2,9
Ciências Sociais / Bacharelado 2,8
Biblioteconomia 2,8
Bacharelado em Música – Canto 2,8
Geografia / Bacharelado 2,7
Dança / Licenciatura 2,6
Ciências Biológicas / Licenciatura 2,5
Artes Visuais / Licenciatura 2,5
Física / Bacharelado 2,4
Letras/Licenciatura - Espanhol 2,4
Secretariado 2,4
Ciências Sociais / Licenciatura 2,3
Filosofia / Licenciatura 2,3
Educação Física / Bacharelado/Vitória 2,2
Bacharelado em Música – Instrumento/Contrabaixo 2
Bacharelado em Música – Instrumento/Piano 2
Bacharelado em Música – Instrumento/Saxofone 2
Ciências Atuariais 1,9
Engenharia Cartográfica 1,9
Química / Licenciatura/Caruaru 1,9
Estatística 1,8
Matemática / Licenciatura/Caruaru 1,6
Matemática / Bacharelado 1,5
Física / Licenciatura/Caruaru 1,1
Bacharelado em Música – Instrumento/Fagote 1
Bacharelado em Música – Instrumento/Flauta transversa 1
Bacharelado em Música – Instrumento/Oboé 1
Bacharelado em Música – Instrumento/Violoncelo 1
Letras/Licenciatura - Francês 0,9
Expressão Gráfica / Licenciatura 0,6
Bacharelado em Música – Instrumento/Cravo 0
Bacharelado em Música – Instrumento/Flauta doce 0
Bacharelado em Música – Instrumento/Trompa 0
Oceanografia / Bacharelado (*)

Universidades que adotaram o ENEM temem atrasos

  Com a crise instalada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as instituições de ensino superior que adotam as notas do teste parcial ou totalmente em seus processos seletivos demonstram uma certa preocupação, especialmente em relação à indefinição a respeito da anulação ou não do exame.

  Quinze universidades federais ouvidas pelo Correio afirmaram que, em princípio, a ideia é que nada mude, mas com a possibilidade de cancelamento do teste é impossível fazer qualquer previsão. As instituições esperam uma posição definitiva da Justiça e do Ministério da Educação sobre o cancelamento ou a manutenção das provas aplicadas no último fim de semana. E essa ansiedade deve permanecer até que a Justiça Federal no Ceará decida se vai acatar o agravo de instrumento, enviado pela Advocacia–Geral da União (AGU), pedindo a reconsideração da decisão. E o maior temor entre elas: o impasse pode atrasar o calendário de 59 universidades e 38 institutos federais.

domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM: questões de matemátca 'gigantes'

  Estudantes que participaram da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta tarde em Florianópolis reclamaram dos enunciados "gigantes" nas questões de matemática.
   Os primeiros estudantes começaram a deixar as salas pouco depois das 15h10. João Pedro Fedrizzi, 18 anos, achou as questões muito "longas". "Os enunciados são longos e levei mais tempo para ler o que queriam do que para terminar a prova em si", disse. "Acho que as questões poderiam ter a mesma dificuldade, mas com enunciados mais simples e objetivos".
   Tentando usar a nota do Enem para ingressar em um curso de Arquitetura, a estudante Élena Ferreira Betiol, 19 anos, disse ter ido bem na prova mas também lamentou o "tamanho" dos enunciados. "As questões nas provas de matemática são muito exageradas", afirmou. "Isso que acaba deixando a prova cansativa e deixa muitos alunos nervosos. Mas acredito que fui bem".

Fonte: Terra

Pequenos protestos no Recife

  Em Pernambuco, onde mais de 200 mil estudantes estão inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o clima na entrada dos locais de prova era de tranquilidade, apesar de alguns protestos contra as regras estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela realização do exame.

  No centro do Recife, o estudante Breno Fernandes, 22 anos, chegou ao local onde fez as provas com uma camisa pintada à mão com uma mensagem ao ministro da Educação. Em letras pretas a pergunta: Dificultar a vida dos estudantes é justo? Questionado sobre o protesto, ele não poupou nas reclamações. "Os organizadores têm obrigação de cercar o exame de segurança, mas isso não significa que tenhamos que ter prejuízos na nossa concentração. Já pensou o atrapalho que vai ser os estudantes chamando os fiscais de cinco em cinco minutos para saber que horas são?", destacou ao se referir à proibição feita pelo Inep, do uso de relógios, sejam pelos estudantes ou nas paredes das salas.

  Solidária ao inusitado protesto, Maria Liana Seabra, 19, que também fará provas no local, desenhou com uma caneta esferográfica um relógio em seu pulso. "Ele tem razão. A maioria dos estudantes inscritos discorda dos exageros, mas a maioria fica calada e assim nada vai mudar. Por isso resolvi aderir ao protesto", sentenciou. O balanço parcial do Inep na Região Metropolitana do Recife aponta o atraso de 15 alunos, que chegaram aos locais de prova após o fechamento dos portões, às 13h.


Fontes: Agência Estado e Jornal do Commercio

ENEM deste domingo virá 'certinho'

  Após confusão no primeiro dia, com erros de impressão em gabaritos e provas, o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece hoje (7), em todo o país. Os inscritos devem responder perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

   No sábado (6), 27% dos 4,6 milhões de inscritos faltaram ao exame.
   A prova deste sábado trouxe cartões de respostas com os nomes das áreas trocados, o que levou participantes do exame a preencher a folha com as questões invertidas.
   O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, disse que foi informado sobre o erro na impressão do caderno de respostas por volta das 13h deste sábado. Segundo ele, a orientação aos monitores foi passada "imediatamente". "Domingo, temos outro dia de exames e os estudantes devem planejar seu dia com tranquilidade. Com a prova de amanhã, está tudo garantido, tudo certinho. É importante passar essa calma para os estudantes."
Neste domingo, a prova acontece das13h às 18h30, no horário de Brasília (aqui em Pernambuco, das 12h às 17:30), e os estudantes podem entrar nos prédios a partir das 12h (aqui às 11h, e os portões fecham às 11:55h).
   Os inscritos devem levar documento de identificação original e cartão de confirmação de inscrição, que foi enviado pelo Inep pelo correio.
   
  *O gabarito oficial do Enem só será divulgado em 9 de novembro, dois dias após a aplicação da última prova do exame. Os resultados do exame serão divulgados até 15 de janeiro de 2011.

sábado, 6 de novembro de 2010

É hoje!

Neste final de semana, dias 6 e 7 de novembro, começa a maratona de provas para quem está tentando uma vaga em uma universidade. O roteiro tem início com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Pernambuco, 228.029 pessoas farão as provas. Em todo o País, são 4.611.441 inscritos.

Um ponto que os estudantes devem prestar muita atenção é com relação ao horário das provas. Em todo o País, o exame começa às 13h, seguindo o horário de Brasília. Entretanto, em Pernambuco, onde os relógios não foram adiantados, as provas começam ao meio-dia. A orientação é de que se chegue ao local das provas com uma hora de antecedência, ou seja, às 11h.

Hoje (sábado), serão aplicadas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As provas começam ao meio-dia e encerram às 16h30, no horário de Pernambuco.

Já amanhã (domingo), os estudantes farão prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias. As provas começarão ao meio-dia e vão se encerrar às 17h30, também no horário pernambucano. Os portões serão fechados cinco minutos antes do início das provas - às 11h55.

É isso aí, BOA SORTE a todos! :D

sábado, 30 de outubro de 2010

Locais de prova do ENEM divulgados em site

  Os estudantes que ainda não receberam o cartão com a confirmação do local de prova do Enem podem acessar o site do Inep. Basta clicar no ícone Enem 2010 e colocar nome, CPF e senha. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. Foram recebidas 4.611.441 inscrições.

  Os temas serão os mesmos: linguagem e códigos (incluindo português ou espanhol), ciências da natureza, matemática e ciências humanas. Serão quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, além de redação.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Concorrência vestibular seriado UPE


GARANHUNS
Psicologia (Garanhuns) - 15,8
Medicina (Garanhuns) - 12
Licenciatura em Ciências Biológias - 5,80
Licenciatura em informática (Garaunhuns) - 4,88
Matemática (Garanhuns) - 3,60
História (Garanhuns) - 2
Pedagogia(Garanhuns) - 1,8
Letras (Garanhuns) - 1,60
Geografia (Garanhuns) - 1,50  
ARCOVERDE
Direito (Arcoverde) - 29,10
Odontologia (Arcoverde) - 7,5
NAZARÉ DA MATA
História (Nazaré da Mata) - 11,83
Letras (Nazaré da mata) - 7,58
Lic. em ciências biológicas (Nazaré da Mata) - 6,55
Pedagogia (Nazaré da mata) - 6,08
Geografia (Nazaré da mata) - 5,25
Matemática (Nazaré da mata) - 4,60
RECIFE
Bacharelado em ciências biológicas - 47
Administração (Recife) - 38,46
Engenharia da computação - 31,25
Odontologia (Recife) - 27,10
Enfermagem (Recife) - 25,88
Medicina (Recife) - 25,63
Engenharia civil - 24,98
Licenciatura em educação física - 20,07
Engenharia mecânica industrial - 19,17
Engenharia mecânica mecatrônica - 18,92
Bacharelado em educação física - 14,12
Engenharia elétrica eletrotecnica - 9,00
Engenharia eletro eletrônica - 7,88
Engenharia eletrica de telecomunicações - 6,25
SALGUEIRO
Administração (FAS) - 2,70
CARUARU
Sistema de informação (Caruaru) - 11,63
Administração com ênfase em moda (Caruaru) - 11,10
PETROLINA
Fisioterapia (Petrolina)- 13,75
Nutrição (Petrolina) - 12,2
Enfermagem (Petrolina)- 10,50
Licenciatura em ciências biológicas (Petrolina) - 2,29
Matemática (Petrolina) - 1,67
História (Petrolina) - 1,42
Letras (Português e suas literaturas, em Petrolina) - 0,80
Letras (inglês e suas literaturas, em Petrolina) - 0,75
Geografia (Petrolina) - 0,71
Pedagogia (Petrolina) - 0,63

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Simuladão ENEM da FIR

  Os inscritos no Enem interessado em avaliar seus conhecimento podem participar do Simulado Enem, que a Estácio FIR vai promover no dia 23 de outubro, às 13h. Neste dia, os candidatos poderão testar o nível de aprendizado, o tempo de prova e ainda concorrer a prêmios.

  A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas até o dia 22 ou até o preenchimento das 500 vagas. É necessário apenas que o interessado envie seus dados de RG, CPF e nome da escola onde estuda para o e-mail enem@fir.br.

  Os estudantes que obtiverem as dez melhores notas no resultado geral vão ser premiados com bolsas de estudo na instituição, netbook ou curso online sobre o novo acordo ortográfico.

Feras terão até terça para pagar a UFPE

  Os funcionários do Banco do Brasil decidiram nessa quinta pôr fim à greve que durou 16 dias. Com isso, o boleto de pagamento para o Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco, cuja inscrição encerrou no último dia 10, pode ser pago até a próxima terça-feira (19).

  De acordo com a Covest, os feras teriam três dias úteis para pagar o boleto após o fim da greve. Neste caso, os inscritos podem pagar a inscrição hoje, na segunda ou na terça-feira.

  O exame acontece nos dias 6 e 7 de novembro. Já a segunda fase, na qual os alunos realizam as provas específicas para cada área, está marcada para 5 e 6 de dezembro.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cartões de inscrição do ENEM começaram a ser entregues

  Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 começaram a receber na segunda-feira, pelo correio, o cartão de confirmação de inscrição, com informações sobre o local onde farão a prova. O prazo de entrega vai até o dia 25 deste mês. O documento deve chegar no endereço indicado pelo aluno no ato de inscrição. O cartão precisa ser apresentado, com um documento original de identidade, no dia da prova.

  No ano passado, alguns candidatos reclamaram por ter de realizar a prova longe de suas residências. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o problema foi corrigido neste ano; quando a prova é na cidade de sua residência, o local de prova será determinado com base no CEP.

  O MEC informou também que, por não haver prova em todos os municípios do Brasil, em 2009 alguns candidatos se atrapalhavam com a barra de rolagem para a escolha do município. O problema foi sanado nesta edição.

  Além do cartão de inscrição e da identidade, o estudante deve levar ao Enem uma caneta esferográfica preta. Por "motivos de segurança", não será permitida a utilização de lápis, borracha, apontador, lapiseira e grafite.

  Mais de 4,6 milhões de alunos se inscreveram para fazer o exame, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. A prova começa a ser aplicada às 13 horas, mas os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 12h55, horário de Brasília. O MEC aconselha que o inscrito chegue com uma hora antecedência; quem se atrasar fica impedido de entrar para fazer o exame.

Fonte: Agência Estado

domingo, 10 de outubro de 2010

Inscrições UFPE encerram hoje

   A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) encerra neste domingo (10) as inscrições para a segunda fase do vestibular 2011. A UFPE vai adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase do processo seletivo.

  Os candidatos podem se inscrever até as 18h deste domingo (10) pelo site www.covest.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 80. O boleto adquirido no ato da inscrição deve ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil no prazo de até três dias úteis após o fim da greve bancária.
  
Os beneficiados com a isenção de taxa também devem se inscrever até este domingo pelo site.
No processo de inscrição, a primeira informação que o candidato terá de fornecer será o seu próprio CPF, e não de familiares, parentes ou amigos.

  Durante o preenchimento do formulário eletrônico será permitido fazer o upload de uma foto, que será anexada à inscrição. Caso não seja possível fazer o envio do arquivo, ele poderá colar a foto no próprio Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI), que será entregue ao fiscal no primeiro dia de prova.
  
  Os candidatos aos cursos dos três campi da UFPE que concluíram o ensino médio em escola pública municipal ou estadual de Pernambuco terão direito ao incentivo de 10% no argumento final de classificação do vestibular.
   
  Para os campi Vitória e Caruaru, os candidatos de escolas privadas do interior pernambucano, situadas fora do Recife e região metropolitana, terão direito a 5% de acréscimo na média. Nenhum tipo de bônus será válido para estudantes de escolas públicas vinculadas a instituições públicas de ensino superior.

  Neste processo seletivo serão disponibilizadas 6.390 vagas. Outras 25 para o curso de oceanografia serão preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A lista dos classificados será divulgada até 31 de janeiro de 2011.
 

Pontuação
As notas dos candidatos nas quatro provas objetivas do Enem serão convertidas para uma escala de zero a dez pontos, somadas e divididas por quatro. Esse desempenho será a nota da primeira fase do vestibular e vai corresponder a 50% da sua média final. Os outros 50% serão calculados a partir do desempenho do candidato nas provas da segunda etapa.
Na segunda etapa, todos farão a prova de português 1 (duas questões discursivas), além de outro teste específico (que poderá ser história ou química), no primeiro dia. No dia seguinte, serão aplicadas as provas de geografia, matemática, física, língua estrangeira, literatura, biologia, português 2, teoria musical e geometria gráfica.
Com exceção da prova de português 1, cada um dos testes terá 16 questões objetivas de proposição múltipla, de múltiplas escolhas e/ou numéricas (exceto para os candidatos aos cursos de arquitetura, design e expressão gráfica, que poderão fazer questões de resolução gráfica caso lhes seja exigido).
O candidato que obtiver nota zero ou faltar a qualquer uma das provas da primeira ou da segunda etapas será eliminado do processo.

sábado, 9 de outubro de 2010

Melhores Universidades

  A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a grande vencedora entre as instituições públicas de ensino superior na categoria “Melhor área de conhecimento - Administração e Negócios” da 6ª edição do Prêmio Melhores Universidades 2010 Guia do Estudante, conferido pela Editora Abril e entregue na última segunda-feira (4), em São Paulo. Na categoria mais abrangente da premiação, a de Melhor Instituição de Ensino das esferas pública e privada, foram contempladas, respectivamente, a Universidade de São Paulo (USP) e PUC-Minas.
  No total, foram distribuídos 18 prêmios - 16 para as melhores instituições por área do conhecimento e 2 para as universidades do ano.
  Avaliação - Foram considerados excelentes (cinco estrelas) 14 cursos de graduação da UFPE: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia da Computação, Estatística, Física, Fisioterapia, História, Matemática, Pedagogia, Química, Serviço Social e Turismo. Outros 26 cursos foram considerados muito bons (quatro estrelas) e sete foram conceituados como bons (três estrelas).
AS MELHORES POR ÁREA DE CONHECIMENTO
Administração e Negócios
Particular: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Pública: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Meio Ambiente e Ciências Agrárias
Particular: Universidade de Passo Fundo (UPF)
Pública: Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Saúde
Particular: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Pública: Universidade de São Paulo (USP)
Ciências Sociais e Humanas
Particular: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Pública: Universidade de Brasília (UNB)
Comunicação e Informação
Particular: Universidade Metodista de São Paulo (Metodista)
Pública: Universidade de São Paulo (USP)
Artes e Design
Particular: Universidade Anhembi Morumbi
Pública: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Ciências Exatas e Informática
Particular: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Pública: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Engenharia e Produção
Particular: Centro Universitário FEI
Pública: Universidade de São Paulo (USP)

domingo, 3 de outubro de 2010

Concorrência UPE 2011

Veja a concorrência neste link

Inscrições para cursos técnicos IFPE

  Esta seleção deixa de fora os cursos superiores (que serão preenchidas exclusivamente através do Enem) e disponibiliza 25 cursos em três modalidades nos campi Ipojuca, Pesqueira, Recife, Afogados de Ingazeira, Caruaru e Garanhuns.

  A taxa de inscrição custa R$ 20 e pode ser feita até o dia 21 de outubro através deste site.

  Quem não tiver condições de pagar a taxa pode solicitar a isenção, entre os dias 6 e 8 de outubro, no endereço dos respectivos campi onde o candidato deseja concorrer à vaga. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 17h.

  É necessário levar histórico escolar de ensino médio, documento de identidade, comprovante de renda familiar atualizada e ainda a última conta ou fatura de energia elétrica.

  No campus Ipojuca são oferecidos os novos cursos técnicos de Petroquímica e Construção Naval. Em Garanhuns, há o de Meio Ambiente e em Caruaru, o de Mecatrônica.

  Quem tem o ensino fundamental pode concorrer a uma das 708 vagas da modalidade integrado para cursar o ensino médio e o técnico concomitantemente.

  Na modalidade sequencial são oferecidas 2568 vagas para os que já têm o ensino médio e deseja fazer somente o curso técnico. Outras 116 vagas são ofertadas no Integrado Proeja, para quem tem mais de 21 anos e cursou o ensino fundamental. Apenas nesta última modalidade não é cobrada taxa de inscrição.

  Mais informações  (81) 2125-1666, (81) 2125-1717 e (87) 3835-1796.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ingresso extravestibular UFRPE

  

  A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) informou que, devido à greve dos bancários, as inscrições para o Ingresso Extravestibular nos cursos de graduação do primeiro semestre de 2011 podem ser realizadas até cinco dias úteis após o anúncio oficial do fim da greve.
Edital para Ingresso Extravestibular da UFRPE| Clique aqui e confira o edital.

  São 213 vagas disponíveis nos cursos de graduação da UFRPE, sendo 115 para a sede, no Recife; 39 para a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e 59 para a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

  Os interessados, de posse de todos os documentos exigidos no edital, devem se dirigir, no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h, ao Setor de Comunicações da UFRPE, onde formarão processo. O setor fica situado no térreo do Prédio Administrativo.

  O preenchimento das vagas será realizado a partir de requerimentos de Reintegração; Transferência Interna de curso afim (Reopção); Transferência Externa de mesmo curso (outra IES); Transferência Externa de curso afim (outra IES); Ingresso de Portador de Diploma de curso afim.

Fonte: PE360º

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lista de isentos UFPE


  A taxa custa R$ 80. Se o nome do candidato constar na lista dos beneficiados, ele já estará, automaticamente, inscrito no vestibular, desde que antes tenha preenchido, via internet, todo o formulário. Conforme o edital de isenção, esse vestibulando ficará desobrigado de imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU). Já os que não estiverem na relação dos contemplados, terão que pagar a GRU numa agência do Banco do Brasil. Caso contrário, não terão a inscrição validada, ficando de fora da seleção.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

UPE oferece novos cursos no interior

  A Universidade de Pernambuco (UPE) está oferecendo três novos cursos para o interior do Estado. A grande novidade é a graduação em direito, curso que será oferecido pela instituição pela primeira vez, com 50 vagas disponíveis.
  Outro curso será odontologia, com 20 vagas ofertadas. As duas graduações serão implantadas na cidade de Arcoverde, Sertão do Estado. No campus de Garanhuns, a novidade serão as 40 vagas ofertadas para o curso de medicina.
  Com a criação dos cursos, consequentemente cresce o número de vagas. No vestibular deste ano, a UPE irá disponibilizar 3.580 vagas, entre cotistas e não-cotistas.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ingresso extravestibular UFRPE



A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou o edital para ingresso extravestibular nos cursos de graduação do primeiro semestre de 2011. As inscrições para o processo seletivo poderão ser efetuadas entre 29 de setembro e 6 de outubro de 2010.

São 213 vagas disponíveis nos cursos de graduação da UFRPE, sendo 115 para a sede, no Recife, 39 para a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e 59 para a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

Os interessados, de posse de todos os documentos exigidos no edital, devem se dirigir, no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h, ao Setor de Comunicações da UFRPE, onde formarão processo. O setor fica situado no térreo do Prédio Administrativo.
 O preenchimento das vagas será realizado a partir de requerimentos de Reintegração; Transferência Interna de curso afim (Reopção); Transferência Externa de mesmo curso (outra IES); Transferência Externa de curso afim (outra IES); Ingresso de Portador de Diploma de curso afim.
O edital está disponível no site da UFRPE (www.ufrpe.br).

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Institutos Federais oferecerão milhares de vagas pelo SiSU

   Segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC), os institutos federais que oferecem cursos de educação profissional e tecnológica vão abrir 17 mil vagas no primeiro semestre de 2011 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A ferramenta criada pelo MEC permite que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) disputem vagas em diferentes instituições públicas de ensino superior.
   Alguns institutos vão colocar à disposição 100% das vagas pelo Sisu, outros reservaram apenas uma parte. O Enem será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, e cerca de 4,6 milhões de estudantes são esperados para fazer as provas. No segundo semestre de 2010, 35 instituições participaram do Sisu, com a oferta de 16,5 mil vagas.

sábado, 11 de setembro de 2010

Atualidades que provavelmente cairão no ENEM este ano

- Aquecimento global
- Atentados terroristas na Rússia
- Chuvas no Nordeste
- Copa do Mundo na África do Sul
- Desmatamento na Amazônia e no Brasil em geral
- El Niño
- Enriquecimento de urânio no Irã
- Fusões de empresas
- Pré-sal e distribuição dos royalties
- Presos políticos de Cuba libertados
- Questão palestina (assentamentos israelenses e tentativas de acordos de paz)
- Terremotos no Chile e no Haiti
- Usina de Belo Monte
- Vazamento de petróleo no Golfo do México



...
Pré-sal 
Vazamento nos EUA 
Apartheid 
Aquecimento Global 
...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Inscrições abertas UFPE

  A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com inscrições abertas para o vestibular 2011 até o dia 10 de outubro, pela internet . A taxa de inscrição custa R$ 80 e o pagamento deverá ser feito no Banco do Brasil, até 11 de outubro.
Os candidatos aos cursos de música e licenciatura em dança pagarão uma taxa adicional de R$ 10, por causa do teste de habilidade específica e do teste de aptidão para dança.
Para poder participar do processo seletivo da UFPE, o candidato deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, que será considerado como a primeira fase do vestibular.
A Universidade está oferecendo 6.365 vagas, sendo 5.125 para a unidade acadêmica de Recife, 900 para a unidade acadêmica do Agreste e 340 para a unidade acadêmica de Vitória.
O teste de habilidade em música acontece em duas etapas, sendo a primeira no dia 14 de novembro, em horário agendado, e a segunda em 21 de novembro, a partir das 8h. O teste de aptidão para dança será aplicado em 21 de novembro, em horário agendado. O resultado dos testes será divulgado até 23 de novembro.
Nos dias 5 e 6 de dezembro acontecem as provas da segunda etapa, das 8h às 12h. O resultado final do vestibular está previsto para ser divulgado até 31 de janeiro de 2011.
 
Isenção de taxa
A instituição vai disponibilizar até 10 mil isenções integrais da taxa de inscrição. Podem solicitar o benefício, candidatos que estiverem inscritos no ENEM em 2010; que estiver concluindo ou houver concluído o Ensino Médio e estiver cadastrado na base do CadÚnico do Ministério do Desenvolvimento Social e apresentar o Número válido de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição.

Não haverá necessidade de envio de documentação a Covest. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do site www.covest.com.br, até 14 de setembro de 2010.
Mais informações estão disponíveis no site: http://covest.htl.com.br


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Estude com provas anteriores

  A maratona de provas se aproxima. E os simulados já começam a testar o conhecimento dos pré-vestibulandos nas escolas e nos cursinhos preparatórios. Para ampliar o material de estudo nessa época, a dica de professores é reaproveitar provas que já foram aplicadas em concursos anteriores para revisar o conteúdo.

  "É um material fundamental para treinar e saber de que forma as questões caem nas avaliações", diz o professor Edimilson Motta, coordenador do curso Etapa.
 
  A dica do professor é escolher uma prova da universidade que pretende entrar e tentar resolvê-la. "Se o aluno apenas ler, sem responder as questões, ele fica com uma impressão equivocada sobre como é de fato fazer um vestibular".

  É preciso ficar de olho no relógio. "O melhor é fazer a prova completa para ter controle do tempo que se gasta para responder cada questão", aconselha Edimilson. O tempo, segundo ele, pode ser gasto da seguinte maneira: até 3 minutos no caso de múltipla escolha e uma média de 15 minutos em questões discursivas.

   Outro macete para não ter que correr contra o tempo é começar a responder sempre as questões mais fáceis. "É fundamental ler toda a prova antes de tudo e marcar as perguntas que o aluno julga estar por dentro, mas que são mais trabalhosas. Ele deve começar com as mais fáceis e seguir para as mais difíceis, porque ele pode se enrolar com as trabalhosas e não dar tempo", orienta Nicolau Marmo, coordenador do curso Anglo.

  Depois de resolver a questão, é hora de saber se acertou ou não. "Tem que ser chato no julgamento. Não é apenas checar se o número bateu ou se tem a palavra-chave. O estudante tem que focar na leitura e se perguntar se fez o melhor, se colocou todas as idéias necessárias e o que faltou", diz Edimilson.

  Refazer a questão é aconselhável. "É bom dar um tempo para tentar reelaborar a resposta". E se surgir dúvidas, a saída é consultar o livro ou o professor.

  Para treinar, segundo o professor, não é preciso pegar a última prova aplicada no vestibular. "Pode ser um teste de dois ou três anos atrás. O grande desafio é saber aproveitar e saber resolver uma questão semelhante. É mais do que completar um álbum de figurinhas".

  Além das dicas para a hora da prova, Marmo recomenda não abrir mão da programação de lazer antes do vestibular. "É preciso manter o ritmo de vida normal. Estudar de madrugada, nem pensar. O momento pede boas condições físicas e emocionais. O essencial é distribuir o tempo entre o estudo, a família e o lazer".

domingo, 5 de setembro de 2010

O que estudar pro vestibular - Basicão


  Se você não começou a se dedicar já no início do ano e está meio perdido sem saber o que estudar, aqui vão algumas dicas de assuntos, pois TUDO não dá mais tempo né.

Química
Estude ligações atômicas e forças intermoleculares; conceito de mol; cálculo estequiométrico; oxidante e redutor; ácido, base, sal e óxido; concentração de solução; cinética química; equilíbrio químico; pilha e eletrólise; calor de reação; pH; funções orgânicas.
Física
Verifique: movimento circular e uniforme, composição de movimentos, força centrípeta, lei de arquimedes, dilatação dos líquidos, espelhos planos e esféricos, equação fundamental da ondulatória, resistores elétricos, lei de Coulomb (força eletrostática), movimento de partículas eletrizadas.
História
Interprete e não decore: escravismo antigo e escravismo colonial, cultura clássica e renascimento cultural, feudalismo e capitalismo, índio, negro e branco na formação social brasileira, ditaduras militares na América Latina, nova ordem mundial e globalização.
Inglês
As provas atuais enfatizam a leitura e a compreensão de textos. Tenta-se averiguar a capacidade de ler e entender um texto em língua estrangeira. É essencial ter um bom vocabulário e o hábito da leitura. Questões gramaticais: tempos verbais, verbos anômalos, voz passiva e discurso indireto.
Biologia
Estude questões básicas: estrutura e função dos componentes celulares, divisão celular, leis de Mendel, genética dos grupos sanguíneos, processos de digestão, respiração, circulação e excreção, regulação hormonal e nervosa, fisiologia vegetal e efeitos dos principais poluentes.
Geografia
Atenção para questões que se relacionam com fatos recentemente noticiados pela mídia. São prováveis questões sobre vulcões ativos, muçulmanos, Filipinas, Indonésia, clima, vegetação, população, industrialização, desenvolvimento tecnológico e migração.
Matemática
Estude álgebra, geometria, trigonometria e geometria analítica. Há questões que não dependem de conhecimento. Nessas perguntas o texto fornece tudo e basta que o candidato leia com atenção e faça uma boa interpretação.
Redação
Os temas geralmente são atuais, polêmicos, presentes na mídia. É preciso redigir com argumentos consistentes. Temas possíveis: questões ambientais ou sociais_ como a violência, a distribuição de renda e os preconceitos. Evite o lugar comum. Alguns vestibulares surpreendem com um tema subjetivo. Não desvie do assunto.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Inscrições para cursos de graduação à distância UFPE até domingo

  Termina domingo (5) o prazo para a inscrição no Vestibular 2010.2 da Universidade Federal de Pernambuco para os cursos de graduação a distância. Os interessados devem se inscrever através do site da Covest. Lá também podem ser acessados o edital, o manual do candidato e o cronograma.

  São oferecidas vagas nos cursos de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa ou Língua Espanhola) e em Matemática.  As provas estão marcadas para o dia 19 de setembro, das 13h às 18h, em Recife, Garanhuns, Limoeiro e Tabira. O listão será divulgado no dia 29.

  Os cursos da UFPE a distância ocorrem pelos Polos de Apoio Presencial da UAB em Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Jaboatão dos Guararapes, Surubim, Tabira, Garanhuns, Recife e Olinda.

sábado, 28 de agosto de 2010

Inscrições abertas para Vestibular à distância UPE

   Já estão abertas as inscrições para o vestibular a distância oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE). Os candidatos que tenham direito a concorrer através do Sistema de Cotas devem se inscrever até o dia 14 de setembro deste ano, exclusivamente pelo site www.upenet.com.br/vestibular. Já os que concorrerão pelo Sistema Universal (não cotista) devem fazer a inscrição no período de 15 a 26 de setembro de 2010, através do mesmo endereço eletrônico.
   O processo seletivo é para o ingresso de estudantes nos cursos de Licenciatura em Letras e em Ciências Biológicas, em nível de graduação, no primeiro semestre letivo de 2011. Estão sendo oferecidas 100 vagas.  As provas serão realizadas no dia 17 de outubro de 2010 e o resultado final será divulgado no dia 31/10/2010. O Manual do Candidato  contendo todas as normas para o vestibular a distância está disponível no site.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vestibular UFPE 2011

  A Covest divulgou as novidades para o Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco. As inscrições começam no dia 8 de setembro e vão até 10 de outubro, apenas através do site da Covest. Serão 6.680 vagas, 163 a mais do que o ano passado. O investimento é de R$ 80.
Só poderão concorrer às vagas os alunos inscritos no Enem 2010, que correponderá à primeira etapa da seleção. O exame acontece nos dias 6 e 7 de novembro. Já a segunda fase, na qual os alunos realizam as provas específicas para cada área, estão marcadas para 5 e 6 de dezembro. Diferentemente do ano passado, a redação do Enem valerá como nota.
  
  Do total de vagas disponibilizadas, 290 são para o segundo semestre de 2011, no qual ocorrerá um novo processo seletivo apenas para o grupo das engenharias (CTG).

  Entre as principais novidades desta seleção, a Covest anunciou os novos cursos de licenciatura em educação física para o campus de Vitória de Santo Antão - que contará com 45 vagas - e engenharia naval, no Recife, com 20 vagas que serão preenchidas apenas no segundo semestre do ano.

  Alguns cursos que já existiam também ganharão novas vagas nesta edição. O curso de direito - que é sempre um dos mais concorridos - e o novo em sistemas de informação terão 25 vagas a mais que nos anos anteriores cada um. Engenharia cartográfica ganhou mais 30 lugares e para o bacharelado em educação física no campus de Vitória, as vagas foram ampliadas em 35.


  Isenção e benefícios - Os feras interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem fazer entre os dias 8 e 14 de setembro. A divulgação dos beneficiados sairá no dia 28 de setembro.
  A Covest permanece com o bônus de 10% na nota dos alunos egressos da rede pública e com o de 5% para os candidatos inscritos em cursos do Interior e que concluíram o ensino médio em escolas particulares também no Interior.
A professora Lícia Maia, presidente da Covest, explica que os vestibulandos contemplados com o benefício que não comprovarem no ato da matrícula, perdem-no e passam a concorrer com os demais candidatos.

Cronograma

08/09 a 10/10  - Inscrições para o Vestibular 2011 UFPE (apenas via internet e para os inscritos no Enem 2010).

08/09 a 14/09 - Solicitação de isenção da taxa de inscrição.

28/09/2010 - Divulgação da taxa da relação nominal dos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição.

29/09 a 10/10 - Inscrição dos candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição.

11/10 - Último dia para pagamento da taxa de inscrição, mediante recolhimento pela GRU-SIMPLES emitida a partir do site www.covest.com.br.

28/10 a 05 /11 - Período para consulta de dados para conferência, reclamação das divergências e alterações na inscrição. Período de exibição do Documento de Regularidade de Cadastro (DRC).

06/11 e 07/11 - Provas do Enem 2010 (Primeira Etapa do Vestibular 2011 UFPE).

14/11 - Primeira Fase do Teste de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Música - Prova de Solfejo (agendamento de horário).

17/11 - Divulgação dos Resultados da Primeira Fase dos Testes de Habilidades Específicas dos candidatos aos cursos de Música - Prova de Solfejo.

21/11 - Segunda Fase do Teste de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música - Prova de Instrumento/Canto (agendamento de horário).Exame de Aptidão para Dança (agendamento de horário).

23/11 - Divulgação dos Resultados dos Testes de Habilidades Específicas dos candidatos aos cursos de Música. Prova de Instrumento/Canto. Divulgação dos Resultados do Exame de Aptidão para Dança.

25/11 - Exibição do Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI) no site da Covest.

A partir de 25/11 - Impressão CCI, sob a responsabilidade do candidato, a partir do site da Covest.

05/12 e 06/12 - Provas da Segunda Etapa
Até 31/01/2011 - Resultado do Vestibular 2011 UFPE

Fonte: Jornal do Commercio

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

UFPE abre inscrições para Vestibular de cursos à distância

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu inscrições nesta segunda-feira (23) para o vestibular de cursos a distância. O processo seletivo pretende preencher 545 vagas. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.covest.com.br, até 5 de setembro. O pagamento da taxa de R$ 70 deverá ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil.

saiba mais
Os cursos oferecidos são licenciatura em língua portuguesa (135 vagas), licenciatura em letras/espanhol (245 vagas) e licenciatura em matemática (165 vagas).
As provas (do tipo múltipla escolha e uma redação) serão realizadas no dia 19 de setembro, das 13h às 18h, em Recife, Garanhuns, Limoeiro e Tabira. A lista de classificados será liberada até 29 de setembro.

Isenção
Entre esta segunda-feira (23) e terça-feira (24) está aberto o processo para obter a isenção da taxa de inscrição. Os interessados devem ter certificado de conclusão do ensino médio, cursado integralmente na rede pública, devem estar cadastrados na base do CadÚnico do Ministério do Desenvolvimento Social e apresentar o Número de Identificação Social (NIS) ou ser membro de família de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 255) ou que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos ( R$ 1.530).

Os interessados devem enviar documentação à sede da Covest-Copset (R. Amaury de Medeiros, 206, Derby, Recife, PE, CEP: 52010-120). A postagem deve ser feita no máximo até 25 de agosto.
Os documentos a serem enviados são: cópia de documento de identificação do candidato (frente e verso) e certificado de que tenha concluído o ensino médio integralmente na rede pública.

Segundo a universidade, serão disponibilizadas até 100 isenções totais. A relação dos contemplados será divulgada até 2 de setembro.


Fonte: G1

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Remanejamento IFPE - Caruaru e Afogados da Ingazeira

  O Instituto Federal de Pernambuco divulgou, na tarde desta sexta-feira (20), mais uma lista de remanejados do vestibular para os novos campi. A segunda reclassificação contém 25 nomes de candidatos aos campi de Caruaru e Afogados da Ingazeira. Em Garanhuns, todas as vagas foram preenchidas.

2º remanejamento da IFPE para os novos campiConfira a lista dos novos aprovados.

  Os aprovados precisam realizar a matrícula na próxima segunda-feira (23). Os documentos necessários são: cópia de certidão de nascimento ou casamento, certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, título de eleitor (maiores de 18 anos), carteira de reservista (para homens maiores de 18 anos), cópias do RG e do CPF e o cartão de inscrição. Cotistas precisam levar histórico que comprove três anos de estudo em escola pública.
 
Locais de matículas:
 
Caruaru
Local: Colégio Municipal Álvaro Lins,
End.: Rua Visconde de Inhaúna, s/nº, bairro Maurício de Nassau- CEP 55.012-010, (sala ao lado da quadra, cedida ao campus Caruaru do IFPE)
Fone: (81) 37011317 (81) 37011317
 
Afogados da Ingazeira
Local: Centro Tecnológico de Inclusão Digital de Afogados da Ingazeira (Antiga CAGEPE), Rua Nova, s/n, bairro São Francisco.
Fone: (81) 9656-0866