quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Protesto no Recife

  Cerca de mil estudantes realizaram nesta terça-feira protesto no Recife contra o o Exame Nacional do Ensino Médio.

  O ato interrompeu o trânsito em várias ruas de grande circulação da capital pernambucana, como as avenidas Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista, e terminou na sede da Covest, que será responsável pela segunda fase da seleção do Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Porém a Covest informou que qualquer mudança deve ser tomada pela Universidade Federal de Pernambuco e não pelo órgão.

  Com nariz de palhaço, bandeiras, apitos e rostos pintados, os estudantes reclamam das muitas falhas da prova do Enem realizado este ano (houve gabarito invertido e ausência de questões). Eles querem que o Enem deixe de ser usado pela UFPE em seu processo seletivo. Nesse caso, valeria apenas para o Vestibular 2011 a segunda fase da seleção, que será realizada no primeiro fim de semana de dezembro e que é organizada pela Covest. A ação está sendo coordenada pela União Estadual de Estudantes Secundaristas (Uespe).


  Segundo o diretor da Comissão de Vestibular, Murilo Amorim, o órgão é "apenas executor e as decisões sobre a seleção de entrada na UFPE são tomadas pela Reitoria da instituição". Assim, de acordo com Amorim, as reivindicações devem ser levadas à Reitoria da UFPE.

  Apesar dos argumentos da Covest, os estudantes resolveram realizar um abaixo-assinado e entregar ao órgão solicitando as mudanças.

  O ato começou por volta do meio-dia, na Praça do Derby, e passou por várias ruas na área central do Recife, como a Rua Dom Bosco, a Avenida Agamenon Magalhães e a Avenida Conde da Boa Vista, e voltou agora para o Derby, parando em frente à sede da Covest.

0 opiniões:

Postar um comentário