segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vestibular seriado UPE não terá "casca de banana"

  A "casca de banana" será abolida do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE) este ano. De acordo com o coordenador pedagógico da Comissão de Vestibular da UPE, Darlan Moutinho, 90% da prova será formada por questões diretas, sem artifícios para confundir o candidato. A medida foi adotada como resposta às críticas feitas por professores e alunos nas últimas edições da seleção. Na ocasião, muitas questões foram anuladas ou tiveram mudança de resposta. Para evitar problemas na correção, as bancas, normalmente divididas entre os vestibulares tradicional e seriado, vão trocar gabaritos. Isso significa que todas as provas serão corrigidas duas vezes, uma pela banca responsável e outra pela complementar. Este será o último ano do primeiro triênio (2008/2010) do vestibular seriado.

  "Assim, fica mais fácil identificar ajustes nas questões. Cada prova terá dez testes com seis questões, num total de 60. As disciplinas terão cinco questões de múltipla escolha e uma de afirmativas verdadeiras ou falsas", explicou o coordenador da Comissão de Vestibular. Das 3.580 vagas oferecidas pela UPE este ano, 716 (20%) serão destinadas ao sistema seriado de avaliação (SSA). Cento e quarenta e três estão reservadas aos alunos oriundos da rede pública de ensino, através das cotas, com exceção dos estudantes da rede federal. Cerca de 13,5 mil alunos participam da seleção dividida em três anos.

  As inscrições são feitas exclusivamente através do site www.upenet.com.br/vestibular. A taxa de inscrição custa R$ 40 para todas as séries e pode ser paga nas loterias e agências da Caixa Econômica Federal. Os estudantes que tiverem uma renda mensal de até três salários mínimos podem solicitar isenção no próprio ato de inscrição, fornecendo o número de identificação social (NIS), utilizado por programas como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

  Os alunos do 1º e 2º anos devem se inscrever até dia 30 de agosto. A prova está marcada para o dia 21 de novembro, sendo um grupo pelamanhã e outro à tarde. Os candidatos do 3º ano que não sejam cotistas devem se inscrever de 16 a 31 do mesmo mês. As provas para os concluintes do processo seriado ocorrerão em dois dias: 14 e 15 de novembro. O resultado será divulgado até o dia 21 de dezembro.

  Segundo o reitor da UPE, Carlos Calado, o número de vagas destinadas ao SSA será ampliado no próximo ano. "Avaliar o mesmo aluno por anos consecutivos é uma forma de influenciar a qualidade da educação que vem sendo desenvolvida no ensino médio. Dessa forma, as escolas podem avaliar seus desempenhos e melhorar o nível de aprendizado dos alunos", justificou. O vestibular seriado foi implantado em Pernambuco pela UPE, há dois anos. Para ser aprovado no sistema, o aluno precisa fazer três avaliações, no fim de cada ano do ensino médio. A média geral é alcançada após a soma das notas das três provas. As duas primeiras têm peso três, enquanto a última possui peso quatro. Somente no 3º ano o aluno pode escolher ocurso ao qual vai concorrer. Quem participa do seriado também pode brigar por vagas no sistema tradicional. Caso haja aprovação nas duas oportunidades, o fera só poderá optar por uma graduação.

1 opiniões:

Anônimo disse...

otimo.........

Postar um comentário