sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mais Universidades planejam aderir ao SiSU

  Pelo menos 10 novas universidades ou institutos deverão aderir ao próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ampliando a oferta de vagas para os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior público apenas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é a previsão da secretária de ensino superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari Bucci, que esteve nessa quinta no Recife. Este ano, participaram do Sisu 51 instituições. De Pernambuco, fizeram parte as Universidades Federais Rural (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf).
  “Nossa expectativa é que ao menos uma dezena de novas universidades se integrem ao Sisu. Nenhuma instituição que aderiu à primeira chamada, no início deste ano, recuou e saiu do sistema. A projeção é de crescimento, de aumento na oferta de vagas, inclusive com a participação de mais universidades estaduais”, observou Maria Paula, que ministrou palestra pela manhã, no Teatro do Centro de Convenções da UFPE. Ela falou sobre o Sisu e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concluintes do ensino médio que participaram da III Expo UFPE, uma feira de profissões que terminou hoje.

  Segundo a secretária de ensino superior, o edital para adesão das instituições ao Sisu 2011 será lançado até o início do próximo mês. A previsão é que as inscrições dos candidatos aconteçam no final de janeiro de 2011, após a divulgação das notas do Enem. Para os feras pernambucanos, a novidade será a inclusão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que não vai mais realizar vestibular para os cursos superiores. Como na Rural e na Univasf, as vagas do IFPE serão incluídas no Sisu.
  Diante das últimas notícias que envolvem o Enem e que têm deixado vestibulandos preocupados com a realização das provas, Maria Paula tranquilizou os estudantes. Ela assegurou que a avaliação acontecerá nos dias marcados, 6 e 7 de novembro. Afirmou também que a suspensão, por ordem judicial, da contratação da gráfica para iniciar a pré-impressão das provas não vai atrapalhar o cronograma do exame.
  “O ministro Fernando Haddad e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Joaquim Neto, estão acompanhando o processo com atenção. As etapas serão cumpridas como foram planejadas. Pode haver um pequeno atraso, mas nada que vá atrapalhar a aplicação do exame no início de novembro”, afirmou Maria Paula. Participarão do Enem, este ano, cerca de 4,6 milhões de candidatos, dos quais 228 mil são pernambucanos.

Fonte: Jornal do Commercio

0 opiniões:

Postar um comentário