quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pré-vestibular gratuito Portal

  O Projeto Portal, curso pré-vestibular gratuito que funciona no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está com inscrições abertas até o dia 21 de janeiro. Podem se inscrever pessoas que estudaram ou estudam em escolas públicas e alunos de colégios particulares que sejam bolsistas  e paguem metade da mensalidade ou até menos que isso.

  Para se inscrever, é preciso ir ao Diretório Acadêmico de Medicina, no Centro de Ciências da Saúde, no campus da UFPE, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Na hora da inscrição, deve ser paga uma taxa de R$ 15, mas o curso é de graça. Será feita uma prova de seleção no próximo dia 23 de janeiro e, depois, uma entrevista.

  Ao final, serão selecionados 125 estudantes para ter aulas de segunda a sexta-feira à noite, provas simuladas aos sábados e também o "Tira-Dúvidas", que é feito com os monitores todos os dias durante a tarde. As aulas começam no dia 28 de fevereiro e seguem até dezembro.

  O projeto foi criado por estudantes da UFPE com o objetivo de ajudar pessoas que tinham o sonho de entrar na universidade, mas desistiam de estudar por causa do preço das mensalidades dos cursinhos pré-vestibulares.

  O estudante de Direito e um dos organizadores do curso, Gieson Sales, explica a estrutura do projeto Portal. “Temos duas salas de aula climatizadas no Centro de Ciências Biológicas, onde funciona o projeto, uma biblioteca onde os alunos podem buscar livros para estudar e também uma sala de estudo”, afirma.

  Geison Sales e outros 40 estudantes dos cursos de graduação da UFPE trabalham como voluntários dando aulas das 13 disciplinas do Ensino Médio que são cobradas no vestibular. “Promovemos esse espaço de educação, mas também de alegria e construção da cidadania”, conta o estudante de Medicina e também organizador do curso, Rafael Campos.

  Os estudantes beneficiados pelo projeto não cansam de elogiar a iniciativa. “É um projeto muito interessante principalmente por ser de voluntários e por causa da dedicação dos professores, que passam o tempo deles ajudando a gente e tirando dúvidas”, diz a aluna Mércia Maria da Silva.

  Alguns estudantes desse cursinho gratuito em 2010 que ingressam na universidade neste ano já se ofereceram para ajudar na preparação dos vestibulandos. “Quero retribuir tudo o que tive no projeto Portal, eles me deram muito apoio e incentivo”, revela o aluno Denilson da Costa.

1 opiniões:

Aila disse...

minha filha fez a prova e no manual do canidato fala que o resultado sera dia 31 de janeiro porem entei no dia 27 de janeiro e la esta a lista dos aprovados. isso e se eu estivese entrado na data em q o manual manda e tivese passado teria perdido a entrevista. espero resposta!

Postar um comentário