sábado, 15 de janeiro de 2011

IFPE melhor colocado de PE no Índice Geral de Cursos

  O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) é a instituição de ensino superior de Pernambuco na melhor colocação do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, aparecendo como a líder no Norte e Nordeste. Na lista de 158 centros universitários do País, o IFPE ficou em nono lugar.  No ranking das universidades, a Federal de Pernambuco (UFPE) teve o melhor desempenho do Estado, ficando na 23ª colocação entre 180 instituições.

  O índice é feito com base na análise das notas de graduação e pós-graduação das instituições em quesitos como desempenho dos alunos, avaliação do corpo docente, da grade pedagógica e infraestrutura. São levados em consideração dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Censo da Educação Superior. Em relação aos cursos de mestrado e doutorado, a principal fonte é o conceito obtido na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesta edição do IGC, foram avaliadas 2.137 escolas de nível superior, entre públicas e particulares.

  Em relação às universidades, Pernambuco teve cinco instituições avaliadas. Além da UFPE, está na lista dos 50 melhores colocados a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), cujo câmpus principal fica em Petrolina, no Sertão. A Univasf atingiu a 47ª posição.

  Em terceiro lugar, na 53ª posição nacional, está a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A Rural subiu três posições no ranking em relação ao IGC de 2008, quando aparecia na 60ª colocação.

  A Universidade de Pernambuco (UPE) conquistou quatro posições, passando da 143ª para 139ª colocação.

  Já UFPE e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) perderam colocações. A Federal desceu cinco posições. A Unicap despencou do 86º para o 132º lugar.

0 opiniões:

Postar um comentário