sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sai listão do Vestibular Seriado UPE

  Já está disponível o listão da segunda fase do segundo triênio e da primeira fase do terceiro triênio do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE). 
  No site da universidade, foi divulgado equivocadamente o listão da edição 2009. segundo denúncias de alunos cadastrados. Apesar da UPE ter divulgado que ainda seriam anunciados o total de pontos do aluno, a média de cada escola e a média geral do SSA por disciplina (tanto por aluno, como por instituição), o material não foi disponibilizado.


  Pelo Sistema Seriado de Avaliação da Universidade (SSA/UPE) são ocupados 20% das vagas de graduação da universidade, com alunos que submetem a exames durante os três anos do ensino médio. Na segunda etapa, com alunos do 2º ano, 17.110 alunos participaram do teste. Já na primeira fase, destinada aos inscritos no 1º ano, 26.043 estudantes realizaram a seleção. As provas foram aplicadas em novembro de 2010. No total, 57.766 candidatos participaram do SSA no ano passado, incluindo os inscritos para a terceira etapa do primeiro triênio. Os candidatos só concorrem a vagas ao final de cada triênio.

  Realizadas num único dia, as provas da 1ª e 2ª fases tiveram 60 questões, distribuídas em blocos de seis questões por cada uma das disciplinas: língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), matemática, física, química, biologia, geografia, história, filosofia e sociologia.

Divulgada lista de selecionados do PROUNI

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou nesta sexta-feira, 28, a relação de nomes dos 123.170 selecionados pelo ProUni, o programa que concede bolsa de estudo em escolas particulares por meio da nota do Enem.

Os candidatos selecionados têm até o dia 04 de fevereiro para comprovar os dados junto à Instituição de Ensino.

Uma segunda chamada  deverá ser divulgada no dia 11 de fevereiro.

Confira a relação dos alunos selecionados.

domingo, 23 de janeiro de 2011

MEC divulga aprovados no SiSU

  O Ministério da Educação antecipou a divulgação da lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A lista de aprovados na primeira chamada, que estava prevista para ser divulgada amanhã, já está disponível no site do MEC.
   De acordo com o MEC, os 82.949 candidatos aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para efetuarem a matrícula em uma das 83 instituições de ensino para a qual foram selecionados. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.
  Após esse prazo, caso ainda existam vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.
  Ao final das chamadas, os estudantes ainda não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera que poderá ser utilizada pelas instituições para convocação dos candidatos. De acordo com o MEC, entre os dias 16 e 20 de janeiro, o SiSU registrou 2.020.157 de inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Presidente do Inep defende duas aplicações do ENEM ao ano

  Malvina Tuttman assumiu nesta semana a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), cargo até então ocupado por Joaquim Soares Neto. Ele ficou um ano à frente do órgão e sofreu duras críticas no ano passado depois dos erros na aplicação da prova. Não foi o primeiro a sair do Inep por causa do Enem: em 2009, Reynaldo Fernandes deixou a presidência do instituto após o roubo da prova. O exame teve que ser cancelado e reaplicado dois meses depois.

  Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, Malvina ressaltou que o Enem não é a única política do Inep e que as outras ações merecem igual atenção. No ano passado, a divulgação de algumas pesquisas e  indicadores educacionais ficaram atrasadas em meio aos problemas da prova. Ela defende que o Enem seja aplicado mais de uma vez por ano e aposta no caráter democrático do acesso ao ensino superior. “As mudanças requerem coragem para enfrentar os desafios e todas vêm com um ônus e um bônus”, afirmou.

Agência Brasil: Quando assumiu a presidência do Inep, Joaquim Soares Neto disse que sua prioridade era o Enem. Essa também é sua maior preocupação?

Malvina Tuttman: O Enem faz parte de um conjunto de importantes realizações do Inep, sem dúvida alguma. Mas temos outras ações fundamentais que não podem ser colocadas em segundo plano. O Enem é mais uma ação entre todas que contribuem para a formulação dos indicadores que serão o aporte para as políticas públicas educacionais. É preciso perceber o Inep como um todo e não como ações isoladas, mesmo que  elas sejam importantíssimas. O Enem assumiu vários significados e precisa ter um cuidado especial, mas não é a única ação do Inep.

ABr: O ministro Fernando Haddad diz, desde o ano passado, que o Enem deveria ser aplicado duas vezes ao ano. Já existe uma decisão sobre isso para 2011?

Malvina: Não existe decisão, mas estudos. Eu mesma sempre defendi a multiplicidade de possibilidades que temos que dar aos jovens. O Enem tem que ser um instrumento democrático de acesso à universidade. Quanto mais possibilidades de aplicar for possível, melhor.

ABr: Mas os estudos indicam que é possível fazer duas edições em 2011?

Malvina: Não há nenhuma definição. Eu estou assumindo o Inep exatamente hoje [ontem, quarta-feira], mas estamos estudando todas as possibilidades. O Enem começou sendo utilizado como instrumento de acesso por poucas universidades e, em um segundo momento, outras aderiram ao projeto. É preciso sempre acompanhar esse desenvolvimento, mas com pés muito firmes. Devemos ter em mente o que desejamos alcançar – e certamente se deseja mais momento de aplicação – mas temos que verificar as possibilidades para que isso seja feito com muita seriedade.

ABr: Em função dos problemas ocorridos nas edições passadas, o projeto de substituir os vestibulares tradicionais pelo Enem foi alvo de muitas críticas. Na sua opinião, o Enem está consolidado? É um caminho sem volta?

Malvina: Eu considero que sim, porque ele quebra paradigmas de acesso à universidade. O Enem é um ganho importante para todos aqueles que desejam ingressar numa instituição de ensino superior, ele democratiza de fato esse acesso. Não é um único instrumento de democratização, mas ele quebra uma corrente que percebia o ingresso de outra forma. Junto com outros instrumentos e apoiado por uma política de acesso e permanência, certamente ele é um avanço importante para o país. Agora, precisa ser acompanhado, é preciso ver quais foram os avanços e também as fragilidades para cada vez aperfeiçoar mais. As mudanças requerem coragem para enfrentar os desafios e todas vêm com um ônus e um bônus. Os ônus acontecem, mas serão tratados com a devida seriedade. E as fragilidades, se existirem, serão corrigidas.
Fonte: Agência Brasil

Listão UFPE sai nesta sexta (21)

  

  Mais de 35 mil candidatos a uma vaga na UFPE poderão conferir o resultado do vestibular 2011 nesta sexta-feira (21), às 11h, na sede da Covest, no Derby.Os três primeiros colocados serão conhecidos antes do listão, às 10h.

  Para 2011, a UFPE disponibiliza 6.390 vagas em 101 cursos distribuídos em seus três campi (Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru). Outras 290 vagas, oriundas da segunda entrada do Conjunto Engenharias CTG, serão preenchidas através de um vestibular no meio de ano. Outras 25 vagas, da graduação em Oceanografia, serão preenchidas exclusivamente via Enem/Sisu.

  No total, 40.969 candidatos se inscreveram para o Vestibular 2011 da UFPE. A taxa de abstenção ao exame, realizados nos dias 05 e 06 de dezembro de 2010, foi de 12,17%, ou seja, 4.988 feras não compareceram aos seus locais de prova.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Inscrições no FIES adiadas para dia 31

  Os estudantes interessados em participar do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) devem esperar até o dia 31 deste mês para realizar a inscrição. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação porque a data de encerramento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também mudou.

  O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de alunos matriculados em cursos particulares de ensino superior.

  Segundo a Agência Estado, os candidatos que quiseram alterar o financiamento também deverão esperar a abertura do sistema do Fies para realizar as mudanças.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Inscrições do PROUNI começam sexta (21)

  As inscrições para o ProUni começam na sexta-feira (21) e não mais na quarta-feira (19) como havia sido confirmado pelo MEC. O programa oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas. A mudança ocorre devido à prorrogação do prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para as 23h59 de quinta-feira (20).

  As inscrições para o ProUni vão até terça-feira (25) no site do programa. São oferecidas 123.170 bolsas de estudo, sendo 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais (de 50%) em cerca de 1.500 instituições de Ensino Superior.
  Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Duas etapas  Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.
  O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.
  A cada etapa de inscrição, serão realizadas duas chamadas subsequentes. O resultado, com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada, será divulgado em 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.
  Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.
  Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Novo cronograma do SiSU

  Com a prorrogação do período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a divulgação dos resultados, antes marcada para o dia 22, foi adiada para 24 deste mês. Os alunos selecionados deverão se matricular nas instituições de ensino entre 27 e 31 deste mês, sempre nos dias úteis. As duas chamadas subsequentes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro. O novo cronograma está disponíve no site do Ministério da Educação (MEC).

Primeira chamada
Resultado - 24 de janeiro
Matrícula dos candidatos selecionados - 27, 28 e 31 de janeiro
  

Segunda chamada
Resultado  - 4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados - 8 e 9 de fevereiro
 

Terceira chamada
Resultado - 13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados  - 15 e 16 de fevereiro
 

Lista de espera
Declaração de interesse em participar da lista  - 13 a 17 de fevereiro


  As inscrições para o Sisu terminariam terça-feira (18), mas por decisão judicial foram prorrogadas até as 23h59 de quinta-feira (20). O sistema foi aberto e os candidatos enfrentam dificuldades para acessar a página que ficou sobrecarregada por causa do grande número de acessos.

  Criada pelo MEC no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 instituições. Para participar do Sisu, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os candidatos devem acessar o site e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade.

  Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. Até as 12h desta segunda-feira (17), o sistema recebeu 500 mil inscrições.


Fonte: Jornal do Commercio

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SiSU - Inscrições prorrogadas até dia 20

  Por força de decisão judicial, a reserva de vagas para estudantes originários da escola pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), antes restrita aos alunos daquele estado, foi estendida aos da rede pública de todo o país. A direção da UFRJ decidiu não recorrer e cumprir integralmente o que determina a Justiça.

  A decisão judicial determina, ainda, que o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação seja estendido. Em função disso, o MEC decidiu prorrogar as inscrições do Sisu até quinta-feira, 20, às 23h59.

  Nas próximas horas, será divulgado novo cronograma de datas das inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) e das matrículas nas universidades federais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologias. 

Fonte: MEC

SiSU lento e instável

  Segundo assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ficou "lento" e apresentou "alguma instabilidade" neste domingo (16), primeiro dia de inscrições. Estudantes tiveram dificuldades para acessar o site, que às vezes travava no meio do procedimento ou mostrava mensagens de erro. Até as 16h, foram registradas 122 mil inscrições.
  Candidatos às mais de 83 mil vagas em instituições públicas têm reclamado nas redes sociais como o Twitter. Diversos estudantes chegaram até a alterar o significado da siglas Sisu, e passaram a chamá-lo de Sistema Impossível de Ser Utilizado. Desde a sua estreia, em janeiro de 2010, o sistema foi alvo de críticas desse tipo.

  Os candidatos que tiverem dificuldade ou dúvidas em relação ao Sisu podem entrar em contato com a central de atendimento ao público do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pelo número 0800-616161.
  
Fonte: Jornal do Commercio

sábado, 15 de janeiro de 2011

IFPE melhor colocado de PE no Índice Geral de Cursos

  O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) é a instituição de ensino superior de Pernambuco na melhor colocação do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, aparecendo como a líder no Norte e Nordeste. Na lista de 158 centros universitários do País, o IFPE ficou em nono lugar.  No ranking das universidades, a Federal de Pernambuco (UFPE) teve o melhor desempenho do Estado, ficando na 23ª colocação entre 180 instituições.

  O índice é feito com base na análise das notas de graduação e pós-graduação das instituições em quesitos como desempenho dos alunos, avaliação do corpo docente, da grade pedagógica e infraestrutura. São levados em consideração dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Censo da Educação Superior. Em relação aos cursos de mestrado e doutorado, a principal fonte é o conceito obtido na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesta edição do IGC, foram avaliadas 2.137 escolas de nível superior, entre públicas e particulares.

  Em relação às universidades, Pernambuco teve cinco instituições avaliadas. Além da UFPE, está na lista dos 50 melhores colocados a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), cujo câmpus principal fica em Petrolina, no Sertão. A Univasf atingiu a 47ª posição.

  Em terceiro lugar, na 53ª posição nacional, está a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A Rural subiu três posições no ranking em relação ao IGC de 2008, quando aparecia na 60ª colocação.

  A Universidade de Pernambuco (UPE) conquistou quatro posições, passando da 143ª para 139ª colocação.

  Já UFPE e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) perderam colocações. A Federal desceu cinco posições. A Unicap despencou do 86º para o 132º lugar.

Muitos estudantes sem nota no ENEM

  Vários estudantes que acessaram o site do Inep não conseguiram ver as notas do segundo dia de prova (linguagens, matemática e redação). Muitos feras também não encontraram a pontuação da redação.

  Ao invés da nota, o estudante encontra um traço no lugar da pontuação e ainda descobre que está registrado como faltoso. O Inep explica que isso acontece com os estudantes que não marcaram a cor da prova no cartão-resposta; deixaram a identificação na redação ou não assinaram a ata de presença.

  No entanto, vários candidatos "sem nota" afirmam que seguiram as orientações do edital e não tiveram nenhum tipo de problema com a prova. Em uma comunidade da rede social Orkut (intitulada ENEM | ProUni | Sisu |Oficial®), centenas de estudantes reclamam de problemas com o resultado da prova. "Tenho certeza que marquei a cor da minha prova porque a fiscal me avisou na hora", disse a candidata Maria Alice, no Orkut. A estudante Luiza Barroso também desabafou na rede social: "a verdade é que o Enem deveria ter sido anulado desde o erro das provas amarelas, mas ficaram remendando", disse.  Mais de 1.300 pessoas já participaram do tópico sobre o assunto na comunidade do Orkut. 

  O telefone do Inep para reclamações dos candidatos é o 0800-616161. Quem quiser denunciar o caso à Procuradoria do Ministério Público Federal no Recife deve ir à Avenida Agamenon Magalhães, 1.800, Espinheiro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e o telefone é o (81) 2125-7300.


UFPE abre programa de MBA

  A UFPE abriu inscrições para os cursos do Programa MBA Executivo no primeiro semestre deste ano. São duas opções para o modelo latu sensu - MBA Executivo e Especialização em Gestão. Estão habilitados os portadores de diploma de nível superior em qualquer área. Os cursos sofreram mudança em sua estrutura curricular.

  Os cursos oferecidos em MBA executivo são de Marketing, Liderança, Varejo e Mercado de Consumo e Gestão Empresarial de Serviços. A carga horária é de 360 horas, com duração de 16 meses, com mais três para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

  O coordenador geral do Programa MBA Executivo da UFPE, Marcos Vieira, informa que a nova grade alinhou com os padrões internacionais.

  "Na nova agenda de desenvolvimento de Pernambuco, muitos profissionais estão interessados em dar um salto qualitativo em sua formação e a proposta da UFPE é oferecer conhecimento acadêmico de alto nível num ambiente de aprendizagem que reúne professores com formação nas melhores instituições nacionais e internacionais e profissionais de mercado reconhecidos em sua área de atuação".

  Os conhecimentos abordados englobam: Macroeconomia e Ambiente de Negócios, Estratégia Empresarial, Gestão Financeira, Sistemas de Informação e Inteligência Competitiva, Métodos Quantitativos e Tópicos Especiais em Administração e Negócios.

  Já os cursos de Especialização em Gestão são mais indicados para recém-formados ou profissionais que pretendem conhecer melhor uma área específica. São duas opções: Gestão Estratégica do Capital Humano e Gestão de Marcas. Os cursos têm 20 meses, entre aulas e orientação para o trabalho de conclusão.

  As aulas dos MBA's são ministradas no Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no campus da UFPE e acontecem aos sábados. Mais informações podem ser conferidas no site www.mbaufpe.com.br e pelo fone 2126-8878.

Fonte: Jornal do Commercio

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Resultado ENEM 2010

.
Consulte sua nota através do link: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

Boa Sorte!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Resultado ENEM sairá amanhã (14)

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (13) que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 será divulgado nesta sexta-feira (14). O ministério havia prometido a divulgação das notas na primeira quinzena de janeiro, já que precisa ser usada para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

As inscrições para a primeira edição de 2011 do SiSU poderão ser feitas entre este domingo (16) até a próxima terça-feira (18), sempre das 6h às 23h59 (horário de Brasília). Pelo sistema, os estudantes que fizeram o Enem 2010 podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.

As regiões Sudeste e Nordeste têm o maior número de vagas SiSU. Do total de 83.125 vagas, 26.641 (32,05%) estão nos estados do Sudeste e 25.077 (30,17%) estão no Nordeste. Depois, vêm Sul, com 15.001 vagas (18,05%), Centro-Oeste, 12.201 (14,68%), e Norte, 4.205 (5,05%).

As vagas estão divididas entre universidades federais, com 62.076 vagas, institutos federais de educação tecnológica, com 16.879 vagas, universidades estaduais, com 4.050 vagas, e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, no Rio de Janeiro, com 120 vagas.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pré-vestibular gratuito Portal

  O Projeto Portal, curso pré-vestibular gratuito que funciona no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está com inscrições abertas até o dia 21 de janeiro. Podem se inscrever pessoas que estudaram ou estudam em escolas públicas e alunos de colégios particulares que sejam bolsistas  e paguem metade da mensalidade ou até menos que isso.

  Para se inscrever, é preciso ir ao Diretório Acadêmico de Medicina, no Centro de Ciências da Saúde, no campus da UFPE, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Na hora da inscrição, deve ser paga uma taxa de R$ 15, mas o curso é de graça. Será feita uma prova de seleção no próximo dia 23 de janeiro e, depois, uma entrevista.

  Ao final, serão selecionados 125 estudantes para ter aulas de segunda a sexta-feira à noite, provas simuladas aos sábados e também o "Tira-Dúvidas", que é feito com os monitores todos os dias durante a tarde. As aulas começam no dia 28 de fevereiro e seguem até dezembro.

  O projeto foi criado por estudantes da UFPE com o objetivo de ajudar pessoas que tinham o sonho de entrar na universidade, mas desistiam de estudar por causa do preço das mensalidades dos cursinhos pré-vestibulares.

  O estudante de Direito e um dos organizadores do curso, Gieson Sales, explica a estrutura do projeto Portal. “Temos duas salas de aula climatizadas no Centro de Ciências Biológicas, onde funciona o projeto, uma biblioteca onde os alunos podem buscar livros para estudar e também uma sala de estudo”, afirma.

  Geison Sales e outros 40 estudantes dos cursos de graduação da UFPE trabalham como voluntários dando aulas das 13 disciplinas do Ensino Médio que são cobradas no vestibular. “Promovemos esse espaço de educação, mas também de alegria e construção da cidadania”, conta o estudante de Medicina e também organizador do curso, Rafael Campos.

  Os estudantes beneficiados pelo projeto não cansam de elogiar a iniciativa. “É um projeto muito interessante principalmente por ser de voluntários e por causa da dedicação dos professores, que passam o tempo deles ajudando a gente e tirando dúvidas”, diz a aluna Mércia Maria da Silva.

  Alguns estudantes desse cursinho gratuito em 2010 que ingressam na universidade neste ano já se ofereceram para ajudar na preparação dos vestibulandos. “Quero retribuir tudo o que tive no projeto Portal, eles me deram muito apoio e incentivo”, revela o aluno Denilson da Costa.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ingresso extravestibular UFPE 2011

  Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso Extravestibular – Transferência Interna. São 1.260 vagas oferecidas para estudantes da modalidade presencial já vinculados à Universidade Federal de Pernambuco. As inscrições devem ser feitas por meio do sistema Sig@, até o dia 7 de janeiro de 2011.

  No Campus Recife, são oferecidas 947 vagas em graduações de diversas áreas de conhecimento. Entre os cursos com maior oferta de vagas estão Engenharia Eletrotécnica, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), com 64 vagas; Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com 54 vagas; e Engenharia Química, do CTG, com 41 vagas.

  O Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, traz 244 vagas. O curso de Administração oferece o maior número de oportunidades, com 64 vagas. Já o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) tem 69 vagas no total. A maior oferta é para Licenciatura em Ciências Biológicas, com 54 vagas.

  Os alunos podem solicitar transferência interna de turno em um mesmo curso e campus da UFPE (TIT); transferência interna entre cursos de uma mesma área de conhecimento e de mesmo campus (TICC); transferência interna entre cursos de uma mesma área de conhecimento e de campi diferentes (TICCD); além do caso especial 1: transferência interna entre cursos de um mesmo campus e de conhecimentos correlatos (CETICC); e caso especial 2: transferência interna entre cursos de campi diferentes e de conhecimentos correlatos (CETICCD).

  Em todos os casos, os candidatos devem ter ingressado no curso de origem através do Vestibular. Não será permitido ingresso nos cursos em extinção, cursos criados a partir de 2009 e cursos com novos perfis curriculares diferenciados dos demais.
 
Segunda etapa
  As vagas remanescentes da seleção de Ingresso Extravestibular – Transferência Interna serão disponibilizadas no Processo Seletivo de Ingresso Extravestibular – Transferência Externa. Esta etapa será direcionada a estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES), estudantes desvinculados da UFPE e diplomados.

O edital está disponível no site da UFPE.