quinta-feira, 3 de junho de 2010

Enem terá língua estrangeira e a segurança é reforçada

  A edição de 2010 do ENEM só será montada às vésperas da aplicação da prova, agendada para 6 e 7 de novembro. A informação é do Inep.

   O anúncio foi feito depois de uma
internauta ter afirmado no Orkut que tinha uma cópia do Enem 2010. Funcionários do Inep disseram que "não existe essa possibilidade". Eles garantem que medidas de "segurança máxima" foram adotadas para evitar que, como no ano passado, a prova vaze e tenha de ser cancelada.

   Nem os professores que fazem as questões sabem realmente o que vai cair na prova. Ao longo do ano, são elaboradas muitas perguntas a mais do que realmente será utilizado no
ENEM. Algumas são testadas com estudantes de ensino médio, para verificar se o enunciado está claro, por exemplo.
Todas essas perguntas são armazenadas no "Banco Nacional de Itens", uma sala do Inep vigiada 24 horas por dia. Por motivos de segurança, não são divulgadas fotos do local. O acesso é controlado por biometria - identificação por meio de características físicas, como impressão digital ou iris dos olhos.

   Dias antes da aplicação do exame, as questões escolhidas serão agrupadas nos cadernos de questões. O material seguirá para gráfica que, este ano, terá câmeras de segurança monitoradas em tempo real. A distribuição das provas será feita pelos Correios, e há a possibilidade de batedores - escolta do Exército ou da Polícia Federal - acompanhar a distribuição da prova.


Novidades
   Além do reforço na segurança do exame, o Ministério da Educação prepara novidades no conteúdo do Enem 2010. As questões de língua estrangeira devem entrar na prova já neste ano. E provavelmente, os candidatos poderão escolher entre inglês e espanhol.

   A entrada de questões de 
sociologia e filosofia ainda não foi definida. Os assuntos devem ser introduzidas, gradualmente, no caderno de Ciências Humanas.

   Ainda falta definir se o exame será obrigatório para todos os estudantes de Ensino Médio já neste ano - o mais provável é que não. Já o uso do
ENEM
como certificado de estudos para maiores de 18 anos, cumprindo o papel do antigo supletivo, deverá ser mantido.

   O ENEM é usado para o Sistema de Seleção Unificada, em substituição ao vestibular em universidades federais que adotam a prova, e para as bolsas do Prouni. Universidades particulares também podem usar a prova como critério de seleção.

0 opiniões:

Postar um comentário