domingo, 5 de setembro de 2010

O que estudar pro vestibular - Basicão


  Se você não começou a se dedicar já no início do ano e está meio perdido sem saber o que estudar, aqui vão algumas dicas de assuntos, pois TUDO não dá mais tempo né.

Química
Estude ligações atômicas e forças intermoleculares; conceito de mol; cálculo estequiométrico; oxidante e redutor; ácido, base, sal e óxido; concentração de solução; cinética química; equilíbrio químico; pilha e eletrólise; calor de reação; pH; funções orgânicas.
Física
Verifique: movimento circular e uniforme, composição de movimentos, força centrípeta, lei de arquimedes, dilatação dos líquidos, espelhos planos e esféricos, equação fundamental da ondulatória, resistores elétricos, lei de Coulomb (força eletrostática), movimento de partículas eletrizadas.
História
Interprete e não decore: escravismo antigo e escravismo colonial, cultura clássica e renascimento cultural, feudalismo e capitalismo, índio, negro e branco na formação social brasileira, ditaduras militares na América Latina, nova ordem mundial e globalização.
Inglês
As provas atuais enfatizam a leitura e a compreensão de textos. Tenta-se averiguar a capacidade de ler e entender um texto em língua estrangeira. É essencial ter um bom vocabulário e o hábito da leitura. Questões gramaticais: tempos verbais, verbos anômalos, voz passiva e discurso indireto.
Biologia
Estude questões básicas: estrutura e função dos componentes celulares, divisão celular, leis de Mendel, genética dos grupos sanguíneos, processos de digestão, respiração, circulação e excreção, regulação hormonal e nervosa, fisiologia vegetal e efeitos dos principais poluentes.
Geografia
Atenção para questões que se relacionam com fatos recentemente noticiados pela mídia. São prováveis questões sobre vulcões ativos, muçulmanos, Filipinas, Indonésia, clima, vegetação, população, industrialização, desenvolvimento tecnológico e migração.
Matemática
Estude álgebra, geometria, trigonometria e geometria analítica. Há questões que não dependem de conhecimento. Nessas perguntas o texto fornece tudo e basta que o candidato leia com atenção e faça uma boa interpretação.
Redação
Os temas geralmente são atuais, polêmicos, presentes na mídia. É preciso redigir com argumentos consistentes. Temas possíveis: questões ambientais ou sociais_ como a violência, a distribuição de renda e os preconceitos. Evite o lugar comum. Alguns vestibulares surpreendem com um tema subjetivo. Não desvie do assunto.

3 opiniões:

Anônimo disse...

muito bom, obg

ademir lima disse...

vou seguir esse cronograma, se eu entender 80% passo em primeiro lugar geral... kk

Anônimo disse...

Muito boa essas dicas!! Resumão mais ajuda bastante!! :)

Postar um comentário