O Financiamento Estudantil (FIES) é uma ferramenta utilizada pelo governo federal, na tentativa de democratizar o acesso de pessoas com baixas condições financeiras a instituições de ensino superior.
O Fies (Financiamento Estudantil) é um programa de financiamento governamental destinado ao estudante universitário que precisa de apoio para arcar com os custos da sua formação. Criado em 1999, o Fies substituiu o antigo Creduc (Crédito Educativo), que no seu último ano financiou os estudos de 29,30 mil alunos universitários.
O aluno beneficiado pelo programa é escolhido com base em critérios sócio-econômicos e pode ter a mensalidade de sua faculdade custeada pelo governo em até 70% de seu valor. No caso de a instituição de ensino cobrar R$ 400,00 por mês, por exemplo, o estudante terá que arcar com apenas R$ 120,00 caso tenha feito opção pelo percentual máximo de financiamento.
O valor financiado - acrescido de juros - deverá ser restituído pelo estudante somente após a conclusão de sua graduação, em prazo que varia de acordo com a duração do curso. No caso de um curso de quatro anos, o estudante terá até seis anos para saldar sua dívida -sempre a partir da obtenção do diploma.
Informações, datas e horários: www.mec.gov.br.
0 opiniões:
Postar um comentário