quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pré-vestibular gratuito CIEE

  O Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (Ciee) está com inscrições abertas, até o dia 07 de janeiro, para o curso Preparando para o Vestibular 2011. As vagas são para estudantes oriundos de escolas públicas e bolsistas da rede particular, que estejam no 3º ano ou tenham concluído.
Os interessados devem se inscrever por meio do site do Ciee Pernambuco (www.ciee-pe.org.br).

  A seleção será realizada de 17 a 21 de janeiro. Os estudantes que forem aprovados deverão apresentar no ato da matrícula a declaração escolar, ficha 19 (para os concluintes), uma foto 3x4 e cópia da identidade.

  O Ciee Pernambuco disponibilizará 100 vagas no curso Preparando para o Vestibular, que tem duração de um ano, e mais 200 vagas para remanejamento, caso haja necessidade.

ITA divulga lista de aprovados

  O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta quinta-feira (30) os nomes dos aprovados no vestibular 2011.

   Os 120 classificados no exame de escolaridade devem se apresentar no ITA, em São José dos Campos (SP), às 10h, de 23 de janeiro. Quem não comparecer será eliminado, segundo o instituto.


   Se necessário, o ITA fará uma segunda convocação em 25 de janeiro, a partir das 15h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3947-5838 ou 3947-5803.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Inscrições para o SiSU em janeiro

  Estarão abertas de 16 a 18 de janeiro as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os candidatos a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. 
  As vagas estão distribuídas em 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).
  Em Pernambuco, entre as instituições que adotaram o Sisu estão a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
  A oferta representa aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010, quando 47 mil vagas foram abertas pelo sistema. O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. As regras de seleção serão as mesmas aplicadas no segundo semestre deste ano.
  Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.
  O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
  Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Listão IFPE 2011


» Recife
» Pesqueira
» Ipojuca» Garanhuns
» Afogados da Ingazeira
» Caruaru

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Quase metade dos convocados faltam a segunda aplicação do ENEM

  Pouco menos da metade dos 9,5 mil estudantes de 17 Estados brasileiros convocados pelo Ministério da Educação para a reaplicação do Enem compareceram nessa quarta-feira (15) ao local da prova. O clima era de desmotivação nas escolas e, na saída, muitos consideraram o novo exame mais difícil do que o primeiro.

  O Inep informou que os gabaritos e as provas reaplicadas ontem serão divulgados em seu portal na próxima terça-feira, às 18h. E divulgou que os resultados do Enem 2010 estarão disponíveis na primeira quinzena de janeiro.

  A abstenção não surpreendeu o ministro da Educação, Fernando Haddad. “Isso mostra que alunos não se sentiram prejudicados.” Ele afirmou que o ministério procurou ser “o mais abrangente possível” ao estabelecer critérios para que alunos pudessem fazer a prova novamente. O ministro descartou a possibilidade de que o baixo comparecimento tenha ocorrido por falta de interesse após as falhas apresentadas este ano.

  Foram chamados para refazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias os alunos prejudicados pela inversão da ordem do cabeçalho do cartão-resposta e pelos erros de impressão e montagem no caderno de cor amarela do exame aplicado em 6 de novembro, primeiro dia do Enem.

  De acordo com o Inep, responsável pela aplicação da prova, o exame aplicado em 6 de novembro não será utilizado para cálculo da nota final dos estudantes que refizeram o teste ontem. Caso contrário, continuará valendo a nota da prova de novembro.


Depois da prova, estudantes classificaram o novo exame como mais elaborado, com um vocabulário mais complexo. “Foi uma prova gigante, cansativa, mas no mesmo nível da outra. A diferença ficou por conta do significado das palavras. O vocabulário foi mais cobrado”, analisou Ramon Maciel de Sousa, 17 anos, após duas horas e 30 minutos de prova em Florianópolis. Ele tenta ingressar em engenharia civil.

  Na Faculdade Anhanguera, em Belo Horizonte, Luiz Guilherme Bones de Souza, 18, não escondia a revolta por ter de refazer a prova. “Espero que não seja a mesma palhaçada da outra vez. Estudei o ano inteiro para ocorrer isso”, reclamou ele, que busca uma vaga em direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  Em Salvador, sete dos 16 alunos convocados pelo MEC fizeram a prova. Karla Milena da Mata Silva, 27, que pleiteia uma vaga em urbanismo ou administração, afirmou que estava insegura por causa dos sucessivos problemas ocorridos no exame. “A gente faz porque não tem outro jeito. Mas estou com o pé atrás. Vim segura dos conhecimentos que obtive, mas insegura em relação à prova.”

Fonte: Jornal do Commercio

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Listão UPE até 21 de dezembro

  De acordo com a presidente da Comissão do Vestibular 2011 da Universidade de Pernambuco (UPE), a data limite de divulgação do listão continua sendo 21 de dezembro. O prazo segue o que está no edital do concurso. "Estamos em fase de correção das provas e o processso caminha sem anormalidade. Os feras podem ficar tranquilos que o resultado sairá até o dia 21", afirmou a presidente nesta sexta-feira (10). Os dois listões (seriado e tradicional) devem ser publicados no mesmo dia.

  Realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, o vestibular da UPE contou com 37.510 candidatos inscritos, que disputaram 2.864 vagas.O curso mais concorrido este ano foi o de medicina no município de Garanhuns, com 55 candidatos por vaga. Do total de vagas, 20% são destinadas ao sistema de cotas. Têm direito ao benefício alunos que estudam desde o sexto ano do ensino fundamental em escolas públicas localizadas em Pernambuco.

Fonte: Jornal do Commercio

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Listão UFPE até 30 de janeiro

  A expectativa dos feras que tentam uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está mais perto de acabar. Até o dia 30 de janeiro do ano que vem, os resultados dos testes devem estar sendo divulgados. Isso se nenhum imprevisto acontecer com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No próximo dia 15, estudantes que se sentiram prejudicados com falhas na impressão das provas amarelas do Enem voltam a fazer os exames em todo o país. Com mais esse obstáculo transposto, resta esperar os resultados. Ontem, segundo e último dia das provas da segunda etapa da UFPE, a manhã transcorreu tranquila, com problemas previsíveis, como atraso de alunos e contestações de algumas respostas. Este ano, o índice de abstenção do concurso foi de 12,17%, o que significa um total de 4.988 faltosos, sendo 515 no domingo e 4.473 na segunda.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Razão candidato/vaga UFPE

ADMINISTRACAO/CARUARU     5,6
ADMINISTRACAO/RECIFE      9,3
CIENC. CONTABEIS/RECIFE   5,0
CIENC.ECONOMICAS/CARUARU  2,9
CIENC.ECONOMICAS/RECIFE   3,4
CIENC POL.RELACOES INTER  8,8
CIENC SOCIAIS/BAC/RECIFE  2,8
CIENC SOCIAIS/LIC/RECIFE  2,3
DIREITO/RECIFE           17,2
FILOSOFIA/BACH/RECIFE     3,1
FILOSOFIA/LIC/RECIFE      2,3
GEOGRAFIA/BACH/RECIFE     2,7
GEOGRAFIA/LIC/RECIFE      2,9
HISTORIA/BACH/RECIFE      3,7
HISTORIA/LIC/RECIFE       6,6
MUSEOLOGIA/BACH/RECIFE    3,0
PEDAGOGIA/CARUARU         5,2
PEDAGOGIA/RECIFE          3,1
SERVICO SOCIAL/RECIFE     6,8
ARQUEOLOGIA/RECIFE        3,0
CIENC ATUARIAIS/RECIFE    1,9
CIENC.DA COMPUT/BACH/REC  7,2
ENG. BIOMEDICA/RECIFE     4,1
ENG. CARTOGRAFICA/RECIFE  1,9
ENG. CIVIL/CARUARU        8,4
ENG. DA COMPUTACAO/REC.   5,4
ENG. DE PRODUCAO/CARUARU  3,1
FISICA/BACH/RECIFE        2,4
FISICA/LIC/CARUARU        1,1
FISICA/LIC/RECIFE         2,9
GEOLOGIA/RECIFE           4,3
MATEMATICA/LIC/CARUARU    1,6
MATEMATICA/LIC/RECIFE     4,2
QUIMICA INDUSTRIAL/REC.   7,7
QUIMICA/LIC/CARUARU       1,9
QUIMICA/LIC/RECIFE        3,1
SIST. DE INFOR./BACH/REC  5,7
CONJUNTO ENGENHARIAS/CTG  8,9
BIOMEDICINA/RECIFE        6,5
CIENC BIOLOG/BACH/RECIFE  4,6
CIENC BIOLOG/C.AMB./REC.  4,2
CIENC BIOLOG/LIC/RECIFE   2,5
CIENC BIOLOG/LIC/VITORIA  3,0
EDUCACAO FISICA/BAC/VIT.  2,2
EDUCACAO FISICA/LIC/REC.  6,2
EDUCACAO FISICA/LIC/VIT.  3,4
ENFERMAGEM/RECIFE        11,4
ENFERMAGEM/VITORIA        8,2
FARMACIA/RECIFE           5,5
FISIOTERAPIA/RECIFE      15,0
FONOAUDIOLOGIA/RECIFE     6,1
MEDICINA/RECIFE          29,9
NUTRICAO/RECIFE          13,1
NUTRICAO/VITORIA          7,4
ODONTOLOGIA/RECIFE        7,5
PSICOLOGIA/RECIFE        12,0
TERAPIA OCUPACIONAL/REC.  4,2
ARTES VISUAIS/LIC/RECIFE  2,5
BIBLIOTECONOMIA/RECIFE    2,8
CINEMA/RECIFE             5,1
COM.SOCIAL/JORNALIS./REC 11,2
COM.SOC./PUB./PROPAG/REC 15,7
COM.SOC./RADIAL.E TV/REC  6,4
GESTAO DA INFORMACAO/REC  3,5
LETRAS/BACH/RECIFE        3,0
LETRAS LING.PORT/LIC/REC  3,5
LETRAS LING.ESP/LIC/REC   2,4
LETRAS LING.ING/LIC/REC   4,3
LETRAS LING.FRAN/LIC/REC  0,9
DANCA/LIC./RECIFE         2,6
TEATRO/LIC/RECIFE         4,1
SECRETARIADO/RECIFE       2,4
MUSICA/LIC./RECIFE        5,0
MUSICA BACH/CANTO/RECIFE  2,8
MUSICA/BAC/CLARINETE      4,0
MUSICA/BAC/CONTRA BAIXO   2,0
MUSICA/BAC/CRAVO          0,0
MUSICA/BAC/FAGOTE         1,0
MUSICA/BAC/FLAUTA DOCE    0,0
MUSICA/BAC/FLAUTA TRANSV  1,0
MUSICA/BAC/OBOE           1,0
MUSICA/BAC/PERCURSAO      6,0
MUSICA/BAC/PIANO          2,0
MUSICA/BAC/SAXOFONE       2,0
MUSICA/BAC/TROMBONE       3,0
MUSICA/BAC/TROMPA         0,0
MUSICA/BAC/VIOLAO         4,0
MUSICA/BAC/VIOLA          3,0
MUSICA/BAC/VIOLINO        4,0
MUSICA/BAC/VIOLONCELO     1,0
ARQUITET.E URBANISMO/REC  9,6
DESIGN/CARUARU            3,4
DESIGN/RECIFE             7,6
EXPRESSAO GRAF./LIC/REC   0,6
HOTELARIA/REIFE           5,4
TURISMO/RECIFE            5,0
ESTATISTICA/RECIFE        1,8
MATEMATICA/BACH/RECIFE    1,5
QUIMICA/BACH/RECIFE       3,6

Impressão do CI /UFPE

  Muitos vestibulandos sofreram durante este domingo tentando imprimir o cartão de inscrição para o vestibular da UFPE.
  De acordo com este site http://fernandobeltrao.zip.net/ ,
a COVEST liberou a entrada de feras só com a identidade. Mas por via das dúvidas, quem puder pode ir na covest imprimir o CI de emergência.

Boa sorte a todos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vestibular UFPE

  Um dos vestibulares mais esperados em Pernambuco acontece nestes domingo (5) e segunda (6), quando os feras encaram as provas da segunda fase da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substituiu a primeira fase do vestibular. Este ano, 40.969 estudantes irão disputar as 6.365 vagas oferecidas, distribuídas em 101 cursos nos câmpus do Recife, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Caruaru, no Agreste.
Assim como em 2009, os cursos de medicina e direito lideraram a concorrência no Recife. São, respectivamente, 29,9 e 17,2 candidatos por vaga. No interior, a procura aumentou em 11 das 14 graduações oferecidas nas unidades de Vitória e Caruaru.
A estudante do 3º ano do Colégio Motivo Marina Carvalho, de 17 anos, concorre a uma vaga de direito no Recife. "Considero o vestibular da UFPE como o mais importante. Estou me preparando desde o 1º ano, dedicando até cinco horas do dia para os estudos. Esta será a primeira vez que vou fazer prova, mas estou confiante", afirmou Marina. 


No primeiro dia do vestibular, todos os estudantes farão a prova de português I. Como a Covest decidiu considerar a redação realizada no Enem 2010, que valerá oito pontos, os feras só precisarão responder as duas questões discursivas de português, cada uma delas valendo um ponto. Os feram também enfrentam no domingo uma das matérias específicas (história ou química - de acordo com o curso pretendido).
A segunda-feira (6) será dedicada às demais matérias específicas: geografia, matemática, física, língua estrangeira I, literatura, português II, teoria musical e geometria gráfica. As provas serão aplicadas em seis cidades: Recife, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, das 8h às 12h (horários do Recife). O fera deve chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência.
Os candidatos portadores de necessidades especiais terão direito a uma hora a mais para realizar as provas. Somente depois que todos esses feras terminarem seus testes é que os gabaritos serão divulgados no site da Covest (www.covest.com.br).

RESULTADO - De acordo com o calendário da Covest, a previsão é que o listão dos aprovados seja divulgado até o dia 31 de janeiro. Vale lembrar que a relação só deverá ser liberada pela Covest após a divulgação das médias do Enem pelo Ministério da Educação (MEC), prevista para o dia 15 de janeiro.

BÔNUS - O Vestibular da UFPE não possui cotas. Porém os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública municipal ou estadual do Brasil, independentemente do Estado, terão acréscimo de 10% na média do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O bônus de 10% na nota dos candidatos da UFPE foi instituído em 2005, mas valia apenas para feras interessados nos cursos do câmpus de Caruaru e que haviam estudado o ensino médio em escolas públicas ou privadas do Agreste do Estado. No ano seguinte, o benefício começou a valer para todos os vestibulandos oriundos de escolas públicas e candidatos a graduações do interior. Este ano, foi ampliado para qualquer estudante, independentemente do curso pleiteado e de onde ele mora.

Confira o Ranking dos 10 cursos mais concorridos:

1 - Medicina - 29,9
2 - Direito - 17,2
3 - Publicidade - 15,7
4 - Fisioterapia - 15
5 - Nutrição - 13,1
6 - Psicologia - 12
7 - Enfermagem - 11,4
8 - Jornalismo - 11,2
9 - Arquitetura - 9,6
10 - Administração - 9,3

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Listão UPE sairá ainda em dezembro

  O listão de aprovados do vestibular tradicional da Universidade de Pernambuco (UPE) sairá no mesmo dia em que serão divulgados os resultados do vestibular seriado (feito pelos alunos do 3º ano) da instituição. 
  A previsão é de que as listas sejam divulgadas até o dia 21 de dezembro.   Mas é provável que a ansiedade dos candidatos tenha fim antes desse prazo final dado pelo edital do processo seletivo. Tudo vai depender do ponto de corte, média mínima a ser atingida pelos feras, que vai determinar quem terá a redação corrigida. Uma boa notícia é que o alto índice de abstenção no concurso deste ano, 22,55% (8.4667 faltosos), deve ser refletido na diminuição das concorrências, que bateram recordes em 2010.
  "Os listões podem sair antes do previsto, sim. Faremos um esforço, sem comprometer a qualidade do processo, para que os resultados sejam divulgados antes do dia 21", garantiu a presidente da Comissão de Concursos da UPE, Isabel Avelar. 

Fonte: Diário de Pernambuco, com alterações