sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Respostas sobre a prova da UPE (que será domingo)

DICAS UPE

1. Que horas o fera deve chegar ao local de prova?

A recomendação é de que o candidato esteja no local de prova às 7h, quando os prédios serão abertos. NENHUM vestibulando terá acesso às salas depois das 8h. Os feras começarão a responder o exame às 8h15

2. É permitido fazer prova em local diferente do designado pelo Cartão Informativo?

Não. O candidato não poderá fazer prova em local diferente do endereço que consta no cartão. A dica é ir, pelo menos, um dia antes ao prédio onde será aplicado o exame para conhecer os acessos para automóveis e as paradas de ônibus mais próximas da área

3. O que levar para o exame?

  » Cartão de inscrição e documento de identidade com foto
» Caneta esferográfica preta ou azul, lápis e borracha
» Pode também levar água, barra de cereal, chocolate, biscoito e balas

4. Que horas o candidato pode deixar o local de prova?

NSomente após três horas do início dos testes, ou seja, a partir das 11h15. As provas serão encerradas às 12h15 para os candidatos que não fizeram requerimento de atendimento especial

5. O que é proibido?

Levar telefones celulares ou qualquer aparelho eletrônico. Quem for flagrado com telefone será automaticamente desclassificado

6. Como marcar o gabarito

Ao marcar o gabarito, assinale todo o alvéolo referente à questão, para facilitar a correção, realizada por meio de leitura ótica

7. Quando serão divulgados os gabaritos?

Como os candidatos que fazem provas em regime especial têm até as 13h15 para responder as questões, os gabaritos só serão liberados após esse horário

8. Quando sairá o listão?

A previsão da UPE é divulgar o listão até o dia 21 de dezembro



Fonte:  Jornal do Commercio

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aprovados em música e dança UFPE

A Covest divulgou, nesta terça-feira (23), o resultado dos testes específicos de habilidades para os cursos de música e dança. Os estudantes realizaram as provas de instrumento e canto no último domingo (21). Os aprovados nos testes específicos também fazem a segunda fase do Vestibular 2011 da UFPE, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro.

Para o curso de música, foram selecionados 22 candidatos. Já na seleção de dança, foram 76 aprovados.

» Confira o resultado dos selecionados em música
» Confira o resultado dos selecionados em dança

ENEM será 15/12 para quem fez a prova amarela

  O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (23) a nova data de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os cerca de 2.800 alunos prejudicados com trocas do caderno de provas amarelas. Segundo o MEC, a prova deverá ocorrer às 12h (horário de Pernambuco) do dia 15, uma quarta-feira.

  De acordo com comunicado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza serão aplicadas apenas para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas realizadas no dia 6 de novembro passado.

  Os alunos serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, SMS e telefone) e receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar. Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.

  As normas de segurança do edital do Enem 2010 são as mesmas para a realização desta nova prova. Portanto, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta.

  O calendário do Enem 2010 segue dentro dos prazos estabelecidos, com a divulgação dos resultados prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2011 e o início do processo da Seleção Unificada (Sisu) na segunda quinzena de janeiro.

Fonte: Agência Estado e Jornal do Commercio

sábado, 20 de novembro de 2010

Divulgada concorrência IFPE 2011

  Concorrência do vestibular 2011| Clique no ícone e confira a concorrência de todos os cursos
  
  O curso mais concorrido no Vestibular 2011 do IFPE é novamente Segurança do Trabalho, em todas as modalidades – Integrado e Subsequente – e em todos os campi onde é oferecido (Recife, Ipojuca e Caruaru). A maior concorrência é no campus Recife, primeira entrada, modalidade Integrado – na qual o estudante cursa o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo. São 27,8 candidatos por vaga.

No campus Ipojuca, são 10,78 candidatos por vaga, na turma que será oferecida na primeira entrada, na modalidade Subsequente – aquela em que o aluno já com o Ensino Médio cursa somente o técnico. No campus Caruaru, a concorrência fechou em 11,43, também na modalidade Sequencial e primeira entrada.

  Em segundo lugar no ranking dos mais disputados geral ficou o curso de Edificações do campus Recife, na modalidade Integrado, manhã, primeira entrada. São 23,28 candidatos por vaga. O curso de Química Industrial do campus Recife, também primeira entrada, modalidade Integrado, manhã, aparece como terceiro mais procurado, com 20,3 candidatos por vaga.

  A concorrência da seleção para 3.392 vagas de cursos técnicos foi divulgda nesta sexta-feira (19). Ao todo, 22.909 candidatos se inscreveram no processo seletivo.

Os candidatos farão prova no dia 12 de dezembro. O cartão de inscrição já está disponível no site www.ifpe.edu.br

Fonte: Pe360º

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Termina hoje prazo para solicitar correção do gabarito (ENEM)

Termina às 23h e 59 minutos dessa sexta-feira, 19, o prazo para os estudantes solicitarem a correção invertida do gabarito referente ao primeiro dia de provas do enem. Em algumas provas, os  enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos na comparação com o caderno de questões.

Para pedir a correção invertida, o estudante terá de informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Após pedir a correção, não será possível cancelar a solicitação.

Em nota, o MEC ressalta que o requerimento é exclusivo para pedir a correção de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta. Outros problemas que os alunos tiveram não serão tratados neste espaço.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Protesto no Recife

  Cerca de mil estudantes realizaram nesta terça-feira protesto no Recife contra o o Exame Nacional do Ensino Médio.

  O ato interrompeu o trânsito em várias ruas de grande circulação da capital pernambucana, como as avenidas Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista, e terminou na sede da Covest, que será responsável pela segunda fase da seleção do Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Porém a Covest informou que qualquer mudança deve ser tomada pela Universidade Federal de Pernambuco e não pelo órgão.

  Com nariz de palhaço, bandeiras, apitos e rostos pintados, os estudantes reclamam das muitas falhas da prova do Enem realizado este ano (houve gabarito invertido e ausência de questões). Eles querem que o Enem deixe de ser usado pela UFPE em seu processo seletivo. Nesse caso, valeria apenas para o Vestibular 2011 a segunda fase da seleção, que será realizada no primeiro fim de semana de dezembro e que é organizada pela Covest. A ação está sendo coordenada pela União Estadual de Estudantes Secundaristas (Uespe).


  Segundo o diretor da Comissão de Vestibular, Murilo Amorim, o órgão é "apenas executor e as decisões sobre a seleção de entrada na UFPE são tomadas pela Reitoria da instituição". Assim, de acordo com Amorim, as reivindicações devem ser levadas à Reitoria da UFPE.

  Apesar dos argumentos da Covest, os estudantes resolveram realizar um abaixo-assinado e entregar ao órgão solicitando as mudanças.

  O ato começou por volta do meio-dia, na Praça do Derby, e passou por várias ruas na área central do Recife, como a Rua Dom Bosco, a Avenida Agamenon Magalhães e a Avenida Conde da Boa Vista, e voltou agora para o Derby, parando em frente à sede da Covest.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Concorrência UFPE 2011

CURSO CONCORRÊNCIA
Medicina 29,9
Direito 17,2
Com. Social / Publicidade e Propaganda 15,7
Fisioterapia 15
Nutrição 13,1
Psicologia 12
Enfermagem 11,4
Comunicação Social / Jornalismo 11,2
Arquitetura e Urbanismo 9,6
Administração 9,3
Conjunto Engenharias CTG 8,9
Ciências Políticas / Relações Internacionais 8,8
Engenharia Civil/Caruaru 8,4
Enfermagem/Vitória 8,2
Química Industrial 7,7
Design 7,6
Odontologia 7,5
Nutrição/Vitória 7,4
Ciência da Computação / Bacharelado 7,2
Serviço Social 6,8
História / Licenciatura 6,6
Biomedicina 6,5
Comunicação Social / Radialismo e TV 6,4
Educação Física / Licenciatura 6,2
Fonoaudiologia 6,1
Bacharelado em Música – Instrumento/Percussão 6
Sistemas de Informação/Bach 5,7
Administração/ Caruaru 5,6
Farmácia 5,5
Engenharia da Computação 5,4
Hotelaria 5,4
Pedagogia/Caruaru 5,2
Cinema 5,1
Ciências Contábeis 5
Música / Licenciatura 5
Turismo 5
Ciências Biológicas / Bacharelado 4,6
Geologia 4,3
Letras/Licenciatura - Inglês 4,3
Matemática / Licenciatura 4,2
Ciências Biológicas / Ciências Ambientais 4,2
Terapia Ocupacional 4,2
Engenharia Biomédica 4,1
Teatro / Licenciatura 4,1
Bacharelado em Música – Instrumento/Clarinete 4
Bacharelado em Música – Instrumento/Violão 4
Bacharelado em Música – Instrumento/Violino 4
História / Bacharelado 3,7
Química / Bacharelado 3,6
Gestão da Informação 3,5
Letras/Licenciatura - Português 3,5
Ciências Econômicas 3,4
Design/Caruaru 3,4
Educação Física / Licenciatura/Vitória 3,4
Filosofia / Bacharelado 3,1
Pedagogia 3,1
Química / Licenciatura 3,1
Engenharia de Produção/Caruaru 3,1
Museologia / Bacharelado 3
Arqueologia 3
Letras/Bacharelado 3
Bacharelado em Música – Instrumento/Trombone 3
Bacharelado em Música – Instrumento/Viola 3
Ciências Biológicas / Licenciatura/Vitória 3
Geografia / Licenciatura 2,9
Física / Licenciatura 2,9
Ciências Econômicas/ Caruaru 2,9
Ciências Sociais / Bacharelado 2,8
Biblioteconomia 2,8
Bacharelado em Música – Canto 2,8
Geografia / Bacharelado 2,7
Dança / Licenciatura 2,6
Ciências Biológicas / Licenciatura 2,5
Artes Visuais / Licenciatura 2,5
Física / Bacharelado 2,4
Letras/Licenciatura - Espanhol 2,4
Secretariado 2,4
Ciências Sociais / Licenciatura 2,3
Filosofia / Licenciatura 2,3
Educação Física / Bacharelado/Vitória 2,2
Bacharelado em Música – Instrumento/Contrabaixo 2
Bacharelado em Música – Instrumento/Piano 2
Bacharelado em Música – Instrumento/Saxofone 2
Ciências Atuariais 1,9
Engenharia Cartográfica 1,9
Química / Licenciatura/Caruaru 1,9
Estatística 1,8
Matemática / Licenciatura/Caruaru 1,6
Matemática / Bacharelado 1,5
Física / Licenciatura/Caruaru 1,1
Bacharelado em Música – Instrumento/Fagote 1
Bacharelado em Música – Instrumento/Flauta transversa 1
Bacharelado em Música – Instrumento/Oboé 1
Bacharelado em Música – Instrumento/Violoncelo 1
Letras/Licenciatura - Francês 0,9
Expressão Gráfica / Licenciatura 0,6
Bacharelado em Música – Instrumento/Cravo 0
Bacharelado em Música – Instrumento/Flauta doce 0
Bacharelado em Música – Instrumento/Trompa 0
Oceanografia / Bacharelado (*)

Universidades que adotaram o ENEM temem atrasos

  Com a crise instalada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as instituições de ensino superior que adotam as notas do teste parcial ou totalmente em seus processos seletivos demonstram uma certa preocupação, especialmente em relação à indefinição a respeito da anulação ou não do exame.

  Quinze universidades federais ouvidas pelo Correio afirmaram que, em princípio, a ideia é que nada mude, mas com a possibilidade de cancelamento do teste é impossível fazer qualquer previsão. As instituições esperam uma posição definitiva da Justiça e do Ministério da Educação sobre o cancelamento ou a manutenção das provas aplicadas no último fim de semana. E essa ansiedade deve permanecer até que a Justiça Federal no Ceará decida se vai acatar o agravo de instrumento, enviado pela Advocacia–Geral da União (AGU), pedindo a reconsideração da decisão. E o maior temor entre elas: o impasse pode atrasar o calendário de 59 universidades e 38 institutos federais.

domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM: questões de matemátca 'gigantes'

  Estudantes que participaram da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta tarde em Florianópolis reclamaram dos enunciados "gigantes" nas questões de matemática.
   Os primeiros estudantes começaram a deixar as salas pouco depois das 15h10. João Pedro Fedrizzi, 18 anos, achou as questões muito "longas". "Os enunciados são longos e levei mais tempo para ler o que queriam do que para terminar a prova em si", disse. "Acho que as questões poderiam ter a mesma dificuldade, mas com enunciados mais simples e objetivos".
   Tentando usar a nota do Enem para ingressar em um curso de Arquitetura, a estudante Élena Ferreira Betiol, 19 anos, disse ter ido bem na prova mas também lamentou o "tamanho" dos enunciados. "As questões nas provas de matemática são muito exageradas", afirmou. "Isso que acaba deixando a prova cansativa e deixa muitos alunos nervosos. Mas acredito que fui bem".

Fonte: Terra

Pequenos protestos no Recife

  Em Pernambuco, onde mais de 200 mil estudantes estão inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o clima na entrada dos locais de prova era de tranquilidade, apesar de alguns protestos contra as regras estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela realização do exame.

  No centro do Recife, o estudante Breno Fernandes, 22 anos, chegou ao local onde fez as provas com uma camisa pintada à mão com uma mensagem ao ministro da Educação. Em letras pretas a pergunta: Dificultar a vida dos estudantes é justo? Questionado sobre o protesto, ele não poupou nas reclamações. "Os organizadores têm obrigação de cercar o exame de segurança, mas isso não significa que tenhamos que ter prejuízos na nossa concentração. Já pensou o atrapalho que vai ser os estudantes chamando os fiscais de cinco em cinco minutos para saber que horas são?", destacou ao se referir à proibição feita pelo Inep, do uso de relógios, sejam pelos estudantes ou nas paredes das salas.

  Solidária ao inusitado protesto, Maria Liana Seabra, 19, que também fará provas no local, desenhou com uma caneta esferográfica um relógio em seu pulso. "Ele tem razão. A maioria dos estudantes inscritos discorda dos exageros, mas a maioria fica calada e assim nada vai mudar. Por isso resolvi aderir ao protesto", sentenciou. O balanço parcial do Inep na Região Metropolitana do Recife aponta o atraso de 15 alunos, que chegaram aos locais de prova após o fechamento dos portões, às 13h.


Fontes: Agência Estado e Jornal do Commercio

ENEM deste domingo virá 'certinho'

  Após confusão no primeiro dia, com erros de impressão em gabaritos e provas, o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece hoje (7), em todo o país. Os inscritos devem responder perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

   No sábado (6), 27% dos 4,6 milhões de inscritos faltaram ao exame.
   A prova deste sábado trouxe cartões de respostas com os nomes das áreas trocados, o que levou participantes do exame a preencher a folha com as questões invertidas.
   O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, disse que foi informado sobre o erro na impressão do caderno de respostas por volta das 13h deste sábado. Segundo ele, a orientação aos monitores foi passada "imediatamente". "Domingo, temos outro dia de exames e os estudantes devem planejar seu dia com tranquilidade. Com a prova de amanhã, está tudo garantido, tudo certinho. É importante passar essa calma para os estudantes."
Neste domingo, a prova acontece das13h às 18h30, no horário de Brasília (aqui em Pernambuco, das 12h às 17:30), e os estudantes podem entrar nos prédios a partir das 12h (aqui às 11h, e os portões fecham às 11:55h).
   Os inscritos devem levar documento de identificação original e cartão de confirmação de inscrição, que foi enviado pelo Inep pelo correio.
   
  *O gabarito oficial do Enem só será divulgado em 9 de novembro, dois dias após a aplicação da última prova do exame. Os resultados do exame serão divulgados até 15 de janeiro de 2011.

sábado, 6 de novembro de 2010

É hoje!

Neste final de semana, dias 6 e 7 de novembro, começa a maratona de provas para quem está tentando uma vaga em uma universidade. O roteiro tem início com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Pernambuco, 228.029 pessoas farão as provas. Em todo o País, são 4.611.441 inscritos.

Um ponto que os estudantes devem prestar muita atenção é com relação ao horário das provas. Em todo o País, o exame começa às 13h, seguindo o horário de Brasília. Entretanto, em Pernambuco, onde os relógios não foram adiantados, as provas começam ao meio-dia. A orientação é de que se chegue ao local das provas com uma hora de antecedência, ou seja, às 11h.

Hoje (sábado), serão aplicadas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As provas começam ao meio-dia e encerram às 16h30, no horário de Pernambuco.

Já amanhã (domingo), os estudantes farão prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias. As provas começarão ao meio-dia e vão se encerrar às 17h30, também no horário pernambucano. Os portões serão fechados cinco minutos antes do início das provas - às 11h55.

É isso aí, BOA SORTE a todos! :D