sábado, 30 de outubro de 2010

Locais de prova do ENEM divulgados em site

  Os estudantes que ainda não receberam o cartão com a confirmação do local de prova do Enem podem acessar o site do Inep. Basta clicar no ícone Enem 2010 e colocar nome, CPF e senha. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. Foram recebidas 4.611.441 inscrições.

  Os temas serão os mesmos: linguagem e códigos (incluindo português ou espanhol), ciências da natureza, matemática e ciências humanas. Serão quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, além de redação.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Concorrência vestibular seriado UPE


GARANHUNS
Psicologia (Garanhuns) - 15,8
Medicina (Garanhuns) - 12
Licenciatura em Ciências Biológias - 5,80
Licenciatura em informática (Garaunhuns) - 4,88
Matemática (Garanhuns) - 3,60
História (Garanhuns) - 2
Pedagogia(Garanhuns) - 1,8
Letras (Garanhuns) - 1,60
Geografia (Garanhuns) - 1,50  
ARCOVERDE
Direito (Arcoverde) - 29,10
Odontologia (Arcoverde) - 7,5
NAZARÉ DA MATA
História (Nazaré da Mata) - 11,83
Letras (Nazaré da mata) - 7,58
Lic. em ciências biológicas (Nazaré da Mata) - 6,55
Pedagogia (Nazaré da mata) - 6,08
Geografia (Nazaré da mata) - 5,25
Matemática (Nazaré da mata) - 4,60
RECIFE
Bacharelado em ciências biológicas - 47
Administração (Recife) - 38,46
Engenharia da computação - 31,25
Odontologia (Recife) - 27,10
Enfermagem (Recife) - 25,88
Medicina (Recife) - 25,63
Engenharia civil - 24,98
Licenciatura em educação física - 20,07
Engenharia mecânica industrial - 19,17
Engenharia mecânica mecatrônica - 18,92
Bacharelado em educação física - 14,12
Engenharia elétrica eletrotecnica - 9,00
Engenharia eletro eletrônica - 7,88
Engenharia eletrica de telecomunicações - 6,25
SALGUEIRO
Administração (FAS) - 2,70
CARUARU
Sistema de informação (Caruaru) - 11,63
Administração com ênfase em moda (Caruaru) - 11,10
PETROLINA
Fisioterapia (Petrolina)- 13,75
Nutrição (Petrolina) - 12,2
Enfermagem (Petrolina)- 10,50
Licenciatura em ciências biológicas (Petrolina) - 2,29
Matemática (Petrolina) - 1,67
História (Petrolina) - 1,42
Letras (Português e suas literaturas, em Petrolina) - 0,80
Letras (inglês e suas literaturas, em Petrolina) - 0,75
Geografia (Petrolina) - 0,71
Pedagogia (Petrolina) - 0,63

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Simuladão ENEM da FIR

  Os inscritos no Enem interessado em avaliar seus conhecimento podem participar do Simulado Enem, que a Estácio FIR vai promover no dia 23 de outubro, às 13h. Neste dia, os candidatos poderão testar o nível de aprendizado, o tempo de prova e ainda concorrer a prêmios.

  A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas até o dia 22 ou até o preenchimento das 500 vagas. É necessário apenas que o interessado envie seus dados de RG, CPF e nome da escola onde estuda para o e-mail enem@fir.br.

  Os estudantes que obtiverem as dez melhores notas no resultado geral vão ser premiados com bolsas de estudo na instituição, netbook ou curso online sobre o novo acordo ortográfico.

Feras terão até terça para pagar a UFPE

  Os funcionários do Banco do Brasil decidiram nessa quinta pôr fim à greve que durou 16 dias. Com isso, o boleto de pagamento para o Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco, cuja inscrição encerrou no último dia 10, pode ser pago até a próxima terça-feira (19).

  De acordo com a Covest, os feras teriam três dias úteis para pagar o boleto após o fim da greve. Neste caso, os inscritos podem pagar a inscrição hoje, na segunda ou na terça-feira.

  O exame acontece nos dias 6 e 7 de novembro. Já a segunda fase, na qual os alunos realizam as provas específicas para cada área, está marcada para 5 e 6 de dezembro.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cartões de inscrição do ENEM começaram a ser entregues

  Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 começaram a receber na segunda-feira, pelo correio, o cartão de confirmação de inscrição, com informações sobre o local onde farão a prova. O prazo de entrega vai até o dia 25 deste mês. O documento deve chegar no endereço indicado pelo aluno no ato de inscrição. O cartão precisa ser apresentado, com um documento original de identidade, no dia da prova.

  No ano passado, alguns candidatos reclamaram por ter de realizar a prova longe de suas residências. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o problema foi corrigido neste ano; quando a prova é na cidade de sua residência, o local de prova será determinado com base no CEP.

  O MEC informou também que, por não haver prova em todos os municípios do Brasil, em 2009 alguns candidatos se atrapalhavam com a barra de rolagem para a escolha do município. O problema foi sanado nesta edição.

  Além do cartão de inscrição e da identidade, o estudante deve levar ao Enem uma caneta esferográfica preta. Por "motivos de segurança", não será permitida a utilização de lápis, borracha, apontador, lapiseira e grafite.

  Mais de 4,6 milhões de alunos se inscreveram para fazer o exame, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. A prova começa a ser aplicada às 13 horas, mas os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 12h55, horário de Brasília. O MEC aconselha que o inscrito chegue com uma hora antecedência; quem se atrasar fica impedido de entrar para fazer o exame.

Fonte: Agência Estado

domingo, 10 de outubro de 2010

Inscrições UFPE encerram hoje

   A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) encerra neste domingo (10) as inscrições para a segunda fase do vestibular 2011. A UFPE vai adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase do processo seletivo.

  Os candidatos podem se inscrever até as 18h deste domingo (10) pelo site www.covest.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 80. O boleto adquirido no ato da inscrição deve ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil no prazo de até três dias úteis após o fim da greve bancária.
  
Os beneficiados com a isenção de taxa também devem se inscrever até este domingo pelo site.
No processo de inscrição, a primeira informação que o candidato terá de fornecer será o seu próprio CPF, e não de familiares, parentes ou amigos.

  Durante o preenchimento do formulário eletrônico será permitido fazer o upload de uma foto, que será anexada à inscrição. Caso não seja possível fazer o envio do arquivo, ele poderá colar a foto no próprio Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI), que será entregue ao fiscal no primeiro dia de prova.
  
  Os candidatos aos cursos dos três campi da UFPE que concluíram o ensino médio em escola pública municipal ou estadual de Pernambuco terão direito ao incentivo de 10% no argumento final de classificação do vestibular.
   
  Para os campi Vitória e Caruaru, os candidatos de escolas privadas do interior pernambucano, situadas fora do Recife e região metropolitana, terão direito a 5% de acréscimo na média. Nenhum tipo de bônus será válido para estudantes de escolas públicas vinculadas a instituições públicas de ensino superior.

  Neste processo seletivo serão disponibilizadas 6.390 vagas. Outras 25 para o curso de oceanografia serão preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A lista dos classificados será divulgada até 31 de janeiro de 2011.
 

Pontuação
As notas dos candidatos nas quatro provas objetivas do Enem serão convertidas para uma escala de zero a dez pontos, somadas e divididas por quatro. Esse desempenho será a nota da primeira fase do vestibular e vai corresponder a 50% da sua média final. Os outros 50% serão calculados a partir do desempenho do candidato nas provas da segunda etapa.
Na segunda etapa, todos farão a prova de português 1 (duas questões discursivas), além de outro teste específico (que poderá ser história ou química), no primeiro dia. No dia seguinte, serão aplicadas as provas de geografia, matemática, física, língua estrangeira, literatura, biologia, português 2, teoria musical e geometria gráfica.
Com exceção da prova de português 1, cada um dos testes terá 16 questões objetivas de proposição múltipla, de múltiplas escolhas e/ou numéricas (exceto para os candidatos aos cursos de arquitetura, design e expressão gráfica, que poderão fazer questões de resolução gráfica caso lhes seja exigido).
O candidato que obtiver nota zero ou faltar a qualquer uma das provas da primeira ou da segunda etapas será eliminado do processo.

sábado, 9 de outubro de 2010

Melhores Universidades

  A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a grande vencedora entre as instituições públicas de ensino superior na categoria “Melhor área de conhecimento - Administração e Negócios” da 6ª edição do Prêmio Melhores Universidades 2010 Guia do Estudante, conferido pela Editora Abril e entregue na última segunda-feira (4), em São Paulo. Na categoria mais abrangente da premiação, a de Melhor Instituição de Ensino das esferas pública e privada, foram contempladas, respectivamente, a Universidade de São Paulo (USP) e PUC-Minas.
  No total, foram distribuídos 18 prêmios - 16 para as melhores instituições por área do conhecimento e 2 para as universidades do ano.
  Avaliação - Foram considerados excelentes (cinco estrelas) 14 cursos de graduação da UFPE: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia da Computação, Estatística, Física, Fisioterapia, História, Matemática, Pedagogia, Química, Serviço Social e Turismo. Outros 26 cursos foram considerados muito bons (quatro estrelas) e sete foram conceituados como bons (três estrelas).
AS MELHORES POR ÁREA DE CONHECIMENTO
Administração e Negócios
Particular: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Pública: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Meio Ambiente e Ciências Agrárias
Particular: Universidade de Passo Fundo (UPF)
Pública: Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Saúde
Particular: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Pública: Universidade de São Paulo (USP)
Ciências Sociais e Humanas
Particular: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Pública: Universidade de Brasília (UNB)
Comunicação e Informação
Particular: Universidade Metodista de São Paulo (Metodista)
Pública: Universidade de São Paulo (USP)
Artes e Design
Particular: Universidade Anhembi Morumbi
Pública: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Ciências Exatas e Informática
Particular: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Pública: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Engenharia e Produção
Particular: Centro Universitário FEI
Pública: Universidade de São Paulo (USP)

domingo, 3 de outubro de 2010

Concorrência UPE 2011

Veja a concorrência neste link

Inscrições para cursos técnicos IFPE

  Esta seleção deixa de fora os cursos superiores (que serão preenchidas exclusivamente através do Enem) e disponibiliza 25 cursos em três modalidades nos campi Ipojuca, Pesqueira, Recife, Afogados de Ingazeira, Caruaru e Garanhuns.

  A taxa de inscrição custa R$ 20 e pode ser feita até o dia 21 de outubro através deste site.

  Quem não tiver condições de pagar a taxa pode solicitar a isenção, entre os dias 6 e 8 de outubro, no endereço dos respectivos campi onde o candidato deseja concorrer à vaga. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 17h.

  É necessário levar histórico escolar de ensino médio, documento de identidade, comprovante de renda familiar atualizada e ainda a última conta ou fatura de energia elétrica.

  No campus Ipojuca são oferecidos os novos cursos técnicos de Petroquímica e Construção Naval. Em Garanhuns, há o de Meio Ambiente e em Caruaru, o de Mecatrônica.

  Quem tem o ensino fundamental pode concorrer a uma das 708 vagas da modalidade integrado para cursar o ensino médio e o técnico concomitantemente.

  Na modalidade sequencial são oferecidas 2568 vagas para os que já têm o ensino médio e deseja fazer somente o curso técnico. Outras 116 vagas são ofertadas no Integrado Proeja, para quem tem mais de 21 anos e cursou o ensino fundamental. Apenas nesta última modalidade não é cobrada taxa de inscrição.

  Mais informações  (81) 2125-1666, (81) 2125-1717 e (87) 3835-1796.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ingresso extravestibular UFRPE

  

  A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) informou que, devido à greve dos bancários, as inscrições para o Ingresso Extravestibular nos cursos de graduação do primeiro semestre de 2011 podem ser realizadas até cinco dias úteis após o anúncio oficial do fim da greve.
Edital para Ingresso Extravestibular da UFRPE| Clique aqui e confira o edital.

  São 213 vagas disponíveis nos cursos de graduação da UFRPE, sendo 115 para a sede, no Recife; 39 para a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e 59 para a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

  Os interessados, de posse de todos os documentos exigidos no edital, devem se dirigir, no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h, ao Setor de Comunicações da UFRPE, onde formarão processo. O setor fica situado no térreo do Prédio Administrativo.

  O preenchimento das vagas será realizado a partir de requerimentos de Reintegração; Transferência Interna de curso afim (Reopção); Transferência Externa de mesmo curso (outra IES); Transferência Externa de curso afim (outra IES); Ingresso de Portador de Diploma de curso afim.

Fonte: PE360º