terça-feira, 12 de maio de 2009

Concorrência UFPE 2009 (relação candidato/vaga)

RECIFE
Administração (10,1)
Ciências Contábeis (6)
Ciências Econômicas (4,5)
Hotelaria (4,4)
Ciências Sociais Licenciatura (3,9)
Ciências Sociais Bacharelado (3,1)
Ciências Políticas e Relações Internacionais - 7º lugar (13,5)
Direito – 2º lugar (19,5)
Filosofia (4,2)
Geografia Bacharelado (3,4)
Geografia Licenciatura (3,4)
História (6,2)
Museologia Bacharelado (3,5)
Pedagogia (4,5)
Serviço Social (7,1)
Arqueologia (3,6)
Ciências Atuariais (2,9)
Ciência da Computação Bacharelado (10,4)
Ciências Atuariais (2,9)
Engenharia Biomédica (6,3)
Engenharia da Computação (7,9)
Engenharia - Cartográfica, Civil, de Minas, Elétrica Eletrônica,
Elétrica Eletrotécnica, Mecânica,
de Produção, Química, de Alimentos e de Energia (4,8)
Estatística (2,1)
Física Bacharelado (3,9)
Geologia (4,9)
Oceonografia Bacharelado (4,9)
Bacharelado em Matemática (2,2)
Bacharelado em Química (4,6)
Química Industrial (8,2)
Ciências Biológicas/Ciências Ambientais (2,5)
Ciências Biológicas Bacharelado (4,5)
Ciências Biológicas Licenciatura (2,9)
Biomedicina (5,7)
Enfermagem - 10º lugar (10,9)
Farmácia (5,6)
Fisioterapia - 6º lugar (15,6)
Fonoaudiologia (7,9)
Medicina - 4º lugar (17,8)
Nutrição - 9º lugar (11,2)
Odontologia (8,7)
Psicologia - 10º lugar (10,9)
Terapia Ocupacional (5,1)
Educação Física (8)
Cinema (7,4)
Biblioteconomia (4,5)
Comunicação Social/ Jornalismo - 5º lugar (16,2)
Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda - 5º lugar (16,2)
Comunicação Social/ Radialismo e TV (10,3)
Gestão da Informação (3,6)
Educação Artística/ Artes Cênicas (6,3)
Educação Artística/ Artes Plásticas (4,7)
Dança Licenciatura (5,2)
Letras (5,9)
Secretariado (3,4)
Licenciatura em Música (5,3)
Bacharelado em Música – canto (3,4)
Bacharelado em Música – instrumento (2,9)
Arquitetura e Urbanismo (7,9)
Design (8,4)
Desenho e Plástica Licenciatura (3,1)
Licenciatura em Matemática (2,9)
Licenciatura em Química (2,5)
Licenciatura em Física (2,6)
Turismo (4,6)
TOTAL DE CANDIDATOS: 35.374
TOTAL DE VAGAS: 5.006
CARUARU
Administração (5,4)
Ciências Econômicas (2,6)
Pedagogia (4)
Engenharia de Produção (4,6)
Engenharia Civil (5,6)
Física Licenciatura (1)
Matemárica Licenciatura (1,8)
Quíimica Licenciatura (1,9)
Design (4,2)
TOTAL DE CANDIDATOS: 2.980
TOTAL DE VAGAS: 740
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
Ciências Biológicas (2,4)
Enfermagem (6,3)
Nutrição (5,4)
TOTAL DE CANDIDATOS: 1.061
TOTAL DE VAGAS: 250

Lista de livros p/ Vestibular UPE 2010

Cartas Chilenas - Tomás Antônio Gonzaga

Senhora - José de Alencar

Dom Casmurro - Machado de Assis

Estrela da vida inteira - Manuel Bandeira

Antologia poética - Carlos Drummond de Andrade

São Bernardo - Graciliano Ramos

Morte e vida Severina - João Cabral de Melo Neto

Primeiras estórias - João Guimarães

O casamento suspeito - Ariano Suassuna

Vestido de noiva - Nelson Rodrigues

Conde - Patativa do Assaré

domingo, 10 de maio de 2009

Conteúdo do novo Enem poderá ser divulgado na próxima quarta

O Comitê de Governança responsável por acompanhar o processo de construção do novo modelo de vestibular proposto pelo Ministério da Educação (MEC) estará reunido na próxima quarta-feira (13) para decidir o conteúdo programático da prova. A reunião acontece durante todo o dia, em Brasília.

O comitê é formado pelo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Amaro Lins (UFPE), um reitor representante de cada região do País, a presidente do Fórum de pró-reitores de Graduação (Forgrad) e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo Amaro Lins, a expectativa é que ainda na quarta-feira seja divulgado o conteúdo programático do exame, que acontece em outubro.

sábado, 9 de maio de 2009

UFPE adota ENEM, mantendo 2ª fase


Mais concorrida instituição de ensino superior do Estado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai utilizar a nota da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira etapa do vestibular. A segunda fase será realizada pela Comissão do Vestibular (Covest), com provas de disciplinas específicas, de acordo com a graduação pleiteada pelo candidato, e um teste de língua estrangeira. Outra novidade é que a redação será encarada pelos feras logo na primeira parte da seleção. As mudanças foram anunciadas ontem pelo reitor Amaro Lins, após mais de três horas de reunião do Conselho Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dos 47 participantes, 37 votaram a favor das alterações e 10 se abstiveram. Do lado de fora da reitoria, onde ocorreu a reunião, estudantes protestaram contra as modificações.

“Realizamos um dos mais abrangentes debates na universidade, com intensa participação de vários segmentos e amadurecimento do tema. O conselho da UFPE decidiu usar o Enem como primeira fase do vestibular. Vamos ganhar em qualidade, pois o exame é muito bem feito”, justificou o reitor Amaro Lins. Até o último vestibular, a nota da prova objetiva do Enem entrava na composição da média dos candidatos apenas na primeira fase. O Enem acontecerá dias 3 e 4 de outubro e terá 200 questões, em vez de 63, como foi ano passado, além de uma redação.
DÚVIDAS - Detalhes do novo vestibular da UFPE, no entanto, só serão definidos na próxima reunião do conselho universitário, prevista para acontecer até a próxima sexta-feira. Não se sabe, por exemplo, se todos os estudantes que fizerem o Enem vão participar da segunda etapa. Caso isso ocorra, deixa de existir a eliminação na primeira etapa, conhecida como peneirão. Ou a universidade pode optar por estabelecer uma nota mínima de aprovação para a segunda fase. Outra dúvida é se a nota da redação do Enem vai ser incorporada à média do candidato da primeira ou da segunda etapa.
A data de realização da segunda fase, se será em dezembro ou janeiro, é outra incógnita. Segundo Amaro Lins, o MEC prometeu liberar as notas objetivas do Enem em dezembro e as da redação no começo de janeiro de 2010. A universidade pode, portanto, aplicar as provas da segunda etapa já em dezembro, sem precisar esperar as médias da redação. Quando o governo federal divulgá-las, é só somá-las aos testes de disciplinas específicas. “Pretendemos realizar a segunda fase seguindo o mesmo modelo que ocorreu até hoje, com a diferença que não teremos mais redação”, destacou a presidente da Covest, Lícia Maia.

Como o Enem deste ano não cobrará assuntos de língua estrangeira, a UFPE decidiu incluir uma prova da disciplina no vestibular. Surge então mais uma dúvida: qual o nível deste teste, uma vez que será feito por todos os estudantes que estiverem na segunda etapa e não apenas pelo que têm inglês ou espanhol como específica? Até o último concurso, língua estrangeira só era específica para os feras do grupo 6 (letras, publicidade, jornalismo entre outros).
Ficará mantida, garantiu o reitor, a concessão do bônus de 10% para candidatos de colégio público (cursos do Recife) e do interior (para cursos dos câmpus de Vitória de Santo Antão e Caruaru)
GRATUIDADE - Não há pagamento de inscrição no Enem para estudantes de escolas públicas. Como a UFPE terá segunda fase do vestibular, haverá necessidade de cobrar taxa para custear a avaliação. “Para sermos coerentes com o Enem, é importante mantermos a gratuidade para esses alunos da escola pública. Será nossa intenção, mas vamos ver se teremos recursos”, destacou Amaro Lins. É importante ressaltar que todos os feras, da rede pública ou privada, terão que se inscrever no vestibular da UFPE.
A possibilidade de escolher cinco cursos de graduação em até cinco instituições de ensino diferentes deixa de existir para os feras da Universidade Federal. Essa mobilidade só será possível entre as universidades que adotarem o Enem como única forma de ingresso, como é o caso das outras duas federais pernambucanas, a Rural (UFRPE) e a do Vale do São Francisco (Univasf).

sábado, 2 de maio de 2009

PROUNI

O que é o ProUni?




É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.




Qual é a relação entre o ProUni e o ENEM?

Só pode se candidatar ao ProUni, referente ao segundo semestre de 2008, o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM de 2007 e obtido a nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais). Não são consideradas as notas obtidas nos ENEMs anteriores. Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que desejam estudar.


Basta fazer o ENEM para se candidatar a uma bolsa?

Não, mas fazer o ENEM, referente ao ano de 2007, é o primeiro passo. Além de obter a nota mínima de 45 pontos nesse exame (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais), estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:

• ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
• ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou
• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
• ser pessoa com deficiência, ou
• ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Ressaltamos que é obrigatória a informação, no momento da inscrição, do número do ENEM e do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato.



É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do ProUni?


Não, o candidato à bolsa do ProUni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é facultado às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação está disponível ao candidato, no momento da inscrição.

O ProUni reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e para as pessoas com deficiência?

Sim, o ProUni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa.



Quais são os tipos de bolsa oferecidos?


Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50).

Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.245,00).

Bolsa complementar de 25%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.245,00), destinadas exclusivamente a novos estudantes ingressantes.



E se o estudante contemplado com uma bolsa de 50% não puder pagar a outra metade da mensalidade?

Nesses casos, o MEC possibilita ao bolsista parcial de 50% utilizar o FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior para financiar os outros 50% da mensalidade. Para isso, é necessário que a instituição e o curso para a qual o candidato foi selecionado tenha firmado Termo de Adesão ao FIES. Para saber mais sobre o FIES, consulte a página eletrônica http://www3.caixa.gov.br/fies ou ligue 0800.726.0101.



O que é Fiança Solidária?

A Fiança Solidária é uma nova modalidade de garantia que o bolsista parcial de 50% ou 25% pode oferecer, para contratação do financiamento estudantil - o FIES, caso não possua fiador.
A fiança solidária é composta de um grupo de 3 a 5 estudantes, da mesma instituição de ensino, que passarão a ser fiadores entre si. Nesse caso, não há necessidade de comprovação de renda por parte dos fiadores solidários. A Caixa Econômica Federal terá um cadastro de estudantes que demonstraram interesse em participar da fiança solidária para auxiliar os estudantes na formação dos grupos.



É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?

Sim, desde que a instituição escolhida seja participante do ProUni. Ao fazer a inscrição o candidato poderá assinalar até sete opções de acordo com suas prioridades, que podem ser em instituições ou cursos diferentes. No entanto, há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e uma determinada quantidade de horas de vôo para poder se matricular. Assim, é necessário muita atenção ao efetuar as opções de curso no momento da inscrição no ProUni, pois caso a matrícula não seja possível em função de requisitos desse tipo, o candidato perderá o direito à bolsa


Quais são as instituições que participam do Programa?

A lista completa das instituições participantes do Processo Seletivo, referente ao segundo semestre de 2008, esta disponível aos candidatos, na página eletrônica de acesso a ficha de inscrição do ProUni.


Como fazer a inscrição no ProUni?

As inscrições para participação no processo seletivo do ProUni, referente ao segundo semestre de 2008 estarão abertas de 21 de maio até as 21 horas de 13 de junho de 2008, horário de Brasília, exclusivamente pela Internet. Ao efetuar sua inscrição, o candidato escolhe até sete opções, respeitando o máximo de cinco opções para as bolsas do ProUni, em instituições de ensino superior, cursos e turnos, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar por pessoa e seu perfil sócio-econômico. É importante ressaltar que essas opções poderão ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do programa. Assim, o candidato poderá efetuar sua inscrição e posteriormente acessar novamente a ficha de inscrição podendo fazer alterações, caso desejar. A ficha de inscrição válida para efeito da pré-seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante.



Como fazer a inscrição se o estudante não possuir computador?

Todas as instituições participantes do ProUni devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever. Além disso, o candidato conta com uma Rede de Parceiros, com endereços disponibilizados na página eletrônica do programa e por meio do 0800.616161, como alternativa para facilitar o processo de inscrição.


Qual é o período de inscrições?

O período das inscrições para participação no processo seletivo do ProUni, referente ao segundo semestre de 2008 estará aberto de 21 de maio até as 21 horas de 13 de junho de 2008, horário de Brasília. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, no http://www.mec.gov.br/prouni


Como é feita a pré-seleção dos candidatos?

São pré-selecionados em primeira, segunda ou terceira chamada, os estudantes que obtiveram as melhores notas no ENEM. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até sete opções de curso, respeitando o máximo de cinco para bolsas do ProUni, em instituições diferentes ou na mesma instituição. O estudante é pré-selecionado para sua opção de maior prioridade, onde ainda existam vagas disponíveis. Portanto, o estudante que tiver obtido o melhor resultado no ENEM é o primeiro a ser pré-selecionado em sua primeira opção, e assim por diante. Dessa maneira, o ProUni reconhece e valoriza o mérito dos melhores estudantes.Todo o sistema de seleção do ProUni é informatizado e impessoal, o que confere transparência ao processo.


Como saber os resultados da pré-seleção do ProUni?

Os resultados, referentes ao processo seletivo do segundo semestre de 2008 estarão disponíveis pela internet, no endereço www.mec.gov.br/prouni, pelo telefone 0800 616161 e pelas próprias instituições participantes do ProUni, conforme datas abaixo:

Resultado Primeira chamada: 18/06/2008
Resultado Segunda chamada: 14/07/2008
Resultado Terceira chamada: 24/07/2008

É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos acima estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações, independente de correspondência do MEC.


Como proceder após ter sido pré-selecionado em primeira, segunda ou terceira chamada?

O candidato deve procurar a instituição para a qual foi pré-selecionado com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. É de responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido pelo MEC. A perda deste prazo ou a não comprovação das informações implicarão, automaticamente, em reprovação. Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Essa informação está disponível ao candidato, no momento da inscrição. Nesse caso, a instituição deverá comunicar o candidato pré-selecionado, observado o prazo mínimo de 48 horas após seu comparecimento à instituição, e informá-lo quanto à natureza e aos critérios de aprovação. Não poderá ser cobrada qualquer taxa por esse processo próprio de seleção. Se aprovado nessas etapas ou se a instituição para a qual foi pré-selecionado não exigir seleção própria, chegou a hora de fazer a matrícula e começar a estudar!


Como posso comprovar que entreguei a documentação exigida ?

Ao receber a documentação entregue pelo candidato, a instituição de ensino obrigatoriamente deverá entregar o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni. Contudo,o candidato deve ficar atento pois esse procedimento não afastará eventual exigência de entrega de documentos adicionais, caso seja julgado necessário pelo coordenador ou representante(s) do ProUni na instituição de ensino na qual foi pré-selecionado.




Os candidatos que não foram pré-selecionados em primeira chamada ainda têm chances de concorrer a uma bolsa ?

Sim, poderão ser convocados novos candidatos em função da reprovação daqueles inicialmente pré-selecionados em primeira chamada. Assim, é importante ficar atento aos resultados, consultando a lista dos pré-selecionados divulgada conforme datas abaixo:

Resultado Primeira chamada: 18/06/2008
Resultado Segunda chamada: 14/07/2008
Resultado Terceira chamada: 24/07/2008

É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos acima estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações, independente de correspondência do MEC.




Se não houver formação de turma para o curso em que fui pré-selecionado?

É informado à época da inscrição no processo seletivo do ProUni, que a bolsa só poderá ser concedida ao candidato caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver a quantidade necessária de alunos matriculados para a formação de uma turma inicial.

Os candidatos pré-selecionados em primeira, segunda ou terceira chamada, para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial serão reprovados, tendo direito à bolsa apenas nos casos em que já estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso.

Os candidatos pré-selecionados em primeira, segunda ou terceira chamada, reprovados por não formação de turma poderão ser pré-selecionados na chamada seguinte em suas opções restantes.

O que é FIES

O Financiamento Estudantil (FIES) é uma ferramenta utilizada pelo governo federal, na tentativa de democratizar o acesso de pessoas com baixas condições financeiras a instituições de ensino superior.

O Fies (Financiamento Estudantil) é um programa de financiamento governamental destinado ao estudante universitário que precisa de apoio para arcar com os custos da sua formação. Criado em 1999, o Fies substituiu o antigo Creduc (Crédito Educativo), que no seu último ano financiou os estudos de 29,30 mil alunos universitários.
O aluno beneficiado pelo programa é escolhido com base em critérios sócio-econômicos e pode ter a mensalidade de sua faculdade custeada pelo governo em até 70% de seu valor. No caso de a instituição de ensino cobrar R$ 400,00 por mês, por exemplo, o estudante terá que arcar com apenas R$ 120,00 caso tenha feito opção pelo percentual máximo de financiamento.
O valor financiado - acrescido de juros - deverá ser restituído pelo estudante somente após a conclusão de sua graduação, em prazo que varia de acordo com a duração do curso. No caso de um curso de quatro anos, o estudante terá até seis anos para saldar sua dívida -sempre a partir da obtenção do diploma.


Informações, datas e horários: www.mec.gov.br.



Reforma ortográfica

ALFABETO

Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras “k“, “w” e “y“.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ACENTUAÇÃO

1. Some o acento dos ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte):

Idéia - Ideia

Bóia- Boia

Asteróide - Asteroide

2.
Desaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos):

Crêem - Creem

Vôo- Voo

3. Some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas:

Feiúra- Feiura

Bocaiúva- Bocaiuva

4. Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos):

Pêlo- Pelo

Pára- Para

Pêra- Pera

5. Desaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar:

Apazigúe - Apazigue


HÍFEN

1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente:

Extra-escolar - Extrascolar

Auto-estrada - Autoestrada

2. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas:

Anti-religioso - Antirreligioso

Infra-som - Infrassom



Profissões mais bem pagas


1- Medicina Salário médio: R$ 8.977,07 - mestre ou doutor R$ 6.705,82 - graduado
2- Administração Salário médio: R$ 8.112,20 - mestre ou doutor R$ 4.006,61 - graduado
3- Direito Salário médio: R$ 7.490,19 - mestre ou doutor R$ 4.649,63 - graduado
4- Ciências econômicas e contábeis Salário médio: R$ 7.085,24 - mestr
e ou doutor R$ 4.644,67 - graduado
5- Engenharia Salário médio: R$ 6.938,39 - mestre ou doutor R$ 4.931,61 - graduado
6- Engenharia mecânica Salário médio: R$ 5.576,49
7- Engenharia civil Salário médio: R$ 5.476,85
8- Geologia Salário médio: R$ 5.285,77
9- Engenharia elétrica e eletrônica Salário médio: R$5.231,07
10- Militar Salário médio: R$ 5.039,14
11- Ciências agrárias Salário médio: R$ 5.028,37
12- Ciências biológicas e da saúde Salário médio: R$ 4.947,44
13- Engenharia química e industrial Salário médio: R$ 4.844,92

14- Ciências humanas e sociais Salário médio: R$ 4.677,14
15- Agronomia Salário médio: R$ 4.356,56
16- Propaganda e marketing Salário médio: R$ 4.199,05
17- Odontologia Salário médio: R$ 4.075,63
18- Letras e artes Salário médio: R$ 3.864,82
19- Estatística Salário médio: R$ 3.846,21
20- Arquitetura e Urbanismo Salário médio: R$ 3.835,08
21- Medicina Veterinária Salário médio: R$ 3.758,94
22- Física Salário médio: R$ 3.516,52
23- Química Salário médio: R$ 3.516,52
24- Comunicação Social Salário médio: R$ 3.435,09
25- Farmácia Salário médio: R$ 3.381,98
26- Ciências da Computação Salário médio: R$ 3.325,40
27- Outros de Ciências Agrárias Salário médio: R$ 3.278,04
28- Pedagogia Salário médio: R$ 3.219,14
29- Ciências contábeis e atuariais Salário médio: R$ 3.105,60
30- Outros de ciências humanas e sociais Salário médio: R$ 3.099,10

Dicas de livros

História

1
.1964:A Revolução para inglês ver - Ditadura Militar No Brasil
2.A História me Absolverá - Revolução Cubana
3.A Indústria do Holocausto - Nazismo
4.A Guerra Civil Espanhola - Guerra Civil Espanhola
5.As veias abertas da América Latina - História da América Latina
6.Do Feudalismo ao Capitalismo: Transições - Transição da Idade Média
para a Idade Moderna
7.História das Sociedades Americanas - História das Américas
8.História das Sociedades - Idade Moderna e Conteporânea
9.Uma História dos Povos Árabes - História do Árabes
10.Era das Revoluções - 1789- 1848
11 Era do Capital - 1848-1875
12.Era dos Impérios - 1875-1914
13.Era dos Extremos - Século XX
14.Formação Histórica do Brasil - História do Brasil
15.Formação Econômica do Brasil - História do Brasil
16. O Livro das Religiões - História das Religiões


Literatura

1.A cidade e as serras / Eça de Queirós
2.A rosa do povo Carlos / Drummond de Andrade
3.Auto da barca do inferno / Gil Vicente
4.Dom Casmurro / Machado de Assis
5.Iracema / José de Alencar
6.Memórias de um sargento de milícias / Manuel Antônio de Almeida
7.Sagarana / João Guimarães Rosa
8.Vidas secas / Graciliano Ramos

Dicas de filmes

TÍTULO

ASSUNTO

1. A Guerra do Fogo

Pré - História

2. Rei David

Hebreus (antigüidade)

3. Qualquer um do ASTERIX

Império Romano

4. Calígula

Império Romano

5. Gladiador

Império Romano

6. Spartacus (versão antiga e nova)

Império Romano

7. Julius Caesar

Império Romano

8. Augustus – O Primeiro Imperador

Império Romano

9. Quo Vadis (1951)

Império Romano

10. Quo Vadis (1986)

Império Romano

11. Os Hunos – Civilizações Perdidas

Crise do Império Romano

12. Átila, o Huno

Crise do Império Romano

13. Em Nome de Deus

Idade Média - Feudalismo

14. O Nome da Rosa

Idade Média - Feudalismo - Inquisição

15. O Incrível Exército de Brancaleone

Idade Média - Feudalismo

16. Brancaleone nas Cruzadas

Baixa Idade Média

17. Cruzadas

Baixa Idade Média (século XII)

18. O Sétimo Selo

Baixa Idade Média (século XIV)

19. 1492 – A Conquista do Paraíso

Grandes Navegações

20. Cristovão Colombo

Grandes Navegações

21. Giordano Bruno

Inquisição

22. A Rainha Margot

Guerras Religiosas – França séc. XVI

23. Lutero

Reforma

24. O Homem que não vendeu sua alma

Reforma/Absolutismo

25. O Homem da Máscara de Ferro

Absolutismo

26. Marquise

Absolutismo

27. Vatel

Absolutismo

28. Gunpowder – Poder e Traição

Absolutismo inglês (Tudor e Stewart)

29. Morte ao Rei

Revolução Inglesa – séc XVII

30. Tempos Modernos

Revolução Industrial

31. Germinal

Revolução Industrial

32. Frankenstain de Mary Shally

Iluminismo

33. O Patriota

Independência dos EUA

34. Revolução

Independência dos EUA

35. Caindo no Ridículo

Revolução Francesa (Pré)

36. O Enigma do Colar

Revolução Francesa (Pré)

37. Danton

Revolução Francesa

38. Casanova e a Revolução

Revolução Francesa

39. Liberdade, Igualdade e Revolução

Revolução Francesa - Sátira

40. Pimpinela Escarlate

Revolução Francesa

41. Waterloo

Era Napoleônica

42. Amistad

Tráfico de escravos/crise do escravismo

43. Tempo de Glória

EUA – Guerra de Secessão

44. Deuses e Generais

EUA – Guerra de Secessão

45. A Sombra e a Escuridão

Neocolonialismo

46. A Guerra do Ópio

Neocolonialismo

47. Lawrence da Arábia

Imperialismo britânico no Oriente Médio

48. Titanic

Sociedade européia do início do século XX

49. Viva Zapata

Revolução Mexicana - 1910

50. E Estrelando Pancho Villa

Revolução Mexicana - 1910

51. Um Violinista no Telhado

Judeus da Europa Oriental – séc. XIX e XX

52. Sunshine – O despertar de um século

Judeus da Europa Oriental – séc. XIX e XX

53. Rasputin

Rússia pré-revolução

54. O Encouraçado Potenkim

Rússia pré-revolução

55. Stálin

Revolução Russa/Stalinismo

56. A Revolução dos Bichos

Revolução Russa (metáfora sobre o stalinismo)

57. Reeds

Revolução Russa/Comunismo

58. Dr. Jivago

Revolução Russa

59. O Ladrão

Stalinismo

60. Leste Oeste – Amor no exílio

Stalinismo

61. Gallipoli

I Guerra

62. Sacco & Vanzetti

EUA – década de 20

63. A Luta pela Esperança

EUA – década de 30 (pós-crise – ver extras)

64. Chá com Mussolini

Nazifascismo

65. Concorrência Desleal

Fascismo italiano

66. Terra e Liberdade

Guerra Civil Espanhola

67. Liberdade

Guerra Civil Espanhola

68. A Língua das Mariposas

Guerra Civil Espanhola

69. Ana e os Lobos

Metáfora sobre o franquismo

70. Tempos de Guerra

Invasão japonesa na Manchúria (CHI – 1937)

71. A Lista de Shindler

II Guerra – Holocausto

72. A Vida é Bela

II Guerra – Holocausto

73. Um sinal de esperança

II Guerra – Holocausto

74. Adeus Meninos

II Guerra – Holocausto

75. Amarga Sinfonia de Aushwitz

II Guerra – Holocausto

76. As 200 crianças do Dr. Kirczak

II Guerra – Holocausto

77. O Pianista

II Guerra – Holocausto

78. Fronteira da Liberdade

II Guerra – Holocausto

79. Cinzas da Guerra

II Guerra – Holocausto

80. Amém

II Guerra – Holocausto

81. A Confissão

II Guerra – Holocausto

82. Filhos da Guerra

II Guerra – Holocausto/Ideologia nazista

83. Os Últimos Rebeldes

II Guerra – Ideologia nazista

84. O Império do Sol

II Guerra – Guerra no oriente

85. Além da Linha Vermelha

II Guerra – Guerra no oriente

86. Pearl Harbour

II Guerra – Guerra no oriente

87. Sessão Especial de Justiça

II Guerra – Ocupação nazista na França

88. Herói por acaso

II Guerra – Ocupação nazista na França

89. O Resgate do Soldado Ryan

II Guerra – Dia D

90. Círculo de Fogo

II Guerra – Guerra na URSS

91. Stalingrado - A Batalha Final

II Guerra - Guerra na URSS

92. O Julgamento de Nuremberg (1ª versão – p/b ou 2ª versão - cor)

II Guerra (final)

93. A Queda

II Guerra (final)

94. A Guerra de Hart

II Guerra

95. O Grande Ditador

Sátira - II Guerra

96. Underground – Mentiras da Guerra

Sátira – II Guerra

97. Arquitetura da Destruição

Documentário - II Guerra

98.Sobreviventes do Holocausto

Documentário - II Guerra

99 Nos Braços de Estranhos

Documentário – II Guerra

100. Europa

Alemanha pós - II Guerra

101. Indochina

Descolonização Afro-asiática

102. Ghandi

Descolonização Afro-asiática

103. Dien Bien Phu

Descolonização Áfro-Asiática

104. A Batalha de Argel

Descolonização Afro-Asiática (ver extras)

105. Hotel Ruanda

Guerra civil – Ruanda: HUTUS X TUTSIS

106. O Americano Tranqüilo

Descolonização/Guerra do Vietnã (origens)

107. Sarafina

Aparthaid

108. Bopha

Aparthaid

109. O Poder de um Jovem

Aparthaid

110. O Último Imperador

Revolução Chinesa

111. Bom Dia Vietnã

Guerra do Vietnã

112. Nascido em 4 de Julho

Guerra do Vietnã

113. Entre o Céu e a Terra

Guerra do Vietnã

114. Platoon

Guerra do Vietnã

115. Apocalypse Now

Guerra do Vietnã

116. Nascido Para Matar

Guerra do Vietnã

117. Pecados da Guerra

Guerra do Vietnã

118. O Franco Atirador

Guerra do Vietnã

119. Hair

Guerra do Vietnã/Movimento hippie

120. Culpado por Suspeita

Macartismo

121. Cine Majestic

Macartismo

122. Cidadão Chon

Macartismo

123. Boa Noite e Boa Sorte

Macartismo

124. As Bruxas de Salém

Inquisição/Macartismo

125. Dr. Fantástico

Guerra Fria - sátira

126. Código de Ataque

Guerra Fria

127. Qualquer um do 007 (dos antigos)

Guerra Fria (o vilão é sempre russo...)

128. Eleni

Guerra civil (Grécia)

129. Z

Totalitarismo grego

130. Luta por Igualdade

EUA – anos 20/30, sindicalismo, conflitos raciais

131. FIST

Sindicalismo – EUA, década de 30

132. Malcom X

EUA - séc. XX (conflitos raciais)

133. Mississipi em Chamas

EUA – séc. XX (conflitos raciais)

134.Uma História Americana

EUA – séc. XX (conflitos raciais)

135. JFK - A Pergunta que não quer calar

EUA - década de 60

136. Os 13 dias que abalaram o mundo

Crise dos mísseis – Cuba, 1962

137. Sob a Névoa da Guerra

EUA – Guerra Fria nos anos 60 e 70 (Documentário)

138. Nixon

EUA - década de 70

139. Todos os Homens do Presidente

EUA - década de 70

140. Rambo III

EUA – década de 80/invasão soviética no Afeganistão

141. Faça a Coisa Certa

EUA – década de 80 (conflitos raciais)

142. Todos a Bordo

EUA – década de 90 (conflitos raciais)

143. Pão e Rosas

EUA – década de 90 (imigração ilegal)

144. Nova York Sitiada

Terrorismo – década de 90

145. 11/9

Atentado – 11/9 - documentário

146. 11 de Setembro

Atentado – 11/9 – curtas de vários países

147. A Última Noite

EUA – século XXI pós-atentados

148. Diários de Motocicleta

América Latina – década de 50

149. Fidel

Revolução Cubana

150. Chove sobre Santiago

Golpe militar no Chile – 1973

151. De Amor e de Sombras

Golpe militar no Chile – 1973

152. Machuca

Golpe militar no Chile – 1973

153. A História Oficial

Ditadura militar da Argentina

154. Visões

Ditadura militar na Argentina

155. A Morte e a Donzela

Ditaduras militares na América do Sul

156. Em Nome do Pai

Conflitos na Irlanda (IRA)

157. Michael Collins

Conflitos na Irlanda (IRA)

158. Domingo Sangrento

Conflitos na Irlanda (IRA)

159. Cidadão X

Burocracia comunista russa/ Perestroika

160. O Ouro dos tolos

Perestroika

161. Montanhas Azuis

Sátira – Burocracia comunista russa

162. Adeus, Lênin

Crise do socialismo – Anos 90

163. Ou tudo ou Nada

Neoliberalismo - anos 90

164. Mera Coincidência

Poder da mídia em nossos dias

165. Barril de Pólvora

Guerra civil - Iugoslávia

166. Território Comanche

Guerra civil - Iugoslávia

167. Bela Aldeia, Bela Chama

Guerra civil - Iugoslávia

168. Terra de Ninguém

Guerra civil - Iugoslávia

169. Bem Vindo a Sarajevo

Guerra civil - Iugoslávia

170. O Resgate de Harrison

Guerra civil - Iugoslávia

171. Kedma

Guerra de Independência (Israel – 1948)

172. Kippur – O Dia do Perdão

Guerra do Yom Kippur (Israel – 1973)

173. A Guerra do Golfo

Guerra do Golfo

174. Ao Vivo de Bagdá

Guerra do Golfo

175. Paradise Now

Conflito Israel X Palestina

176. Promessas de um novo mundo

Conflito Israel X Palestina (Documentário)

177. Amor e Dor

Europa – década de 70/Fundamentalismo judaico/neonazismo

178. Kadosh – Laços Sagrados

Fundamentalismo religioso (Israel)

179. A Caminho de Kandahar

Regime Talibã - Afeganistão

180. Osama

Regime Talibã - Afeganistão

181. A Outra História Americana

Neonazismo - EUA

182. Skin – A força branca

Neonazismo - EUA

183. Tolerância Zero

Neonazismo

184. O Ódio

Neonazismo - Europa anos 90

185. Capitães de Abril

Revolução dos Cravos – Portugal/1974

186. O Violino Vermelho

Trajetória de um violino através do tempo

187. Forrest Gump

Visão panorâmica do Séc. XX

188. Nós que aqui estamos, por vós esperamos

Visão panorâmica do Séc. XX

189. A Casa dos Espíritos

América Latina – séc. XX

190. No Tempo das Borboletas

América Central – séc. XX (Rep. Dominicana)

191. Maria Cheia de Graça

América Latina – Narcotráfico (Colômbia)

192. Lugares Comuns

América Latina – Argentina séc. XXI

193. A História do Mundo – Parte I

Sátira sobre vários períodos

194. Edukators

Ideologias

195. O Corte

Mundo capitalista

196. Yasmim – Uma mulher, duas vidas

Mundo pós-atentados

197. Hans Staden

Brasil – séc. XVI

198. O Guarani

Brasil – séc. XVI

199. Como Era Gostoso O Meu Francês

Brasil – séc. XVI (Franceses no Brasil – 1594)

200. Quilombo

Quilombo de Palmares

201. O Judeu

Inquisição em Portugal e no Brasil

202. A Missão

Tratado de Madri/ Missões Jesuíticas

203. Brava Gente Brasileira

Conflitos entre portugueses e indígenas – séc. XVIII

204. Xica da Silva

Brasil - Século XVIII

205. Os Inconfidentes

Inconfidência Mineira

206. Tiradentes

Inconfidência Mineira

207. Carlota Joaquina

Período Joanino

208. Anahy de Las Missiones

Guerra dos Farrapos

209. Netto Perde Sua Alma

Guerra dos Farrapos

210. Ana Terra

RS - século XIX

211. A Paixão de Jacobina

Guerra dos Mukers (RS – 1874)

212. Mauá – O Imperador e o Rei

II Reinado

213. O Quatrilho

Imigração italiana - RS

214. Policarpo Quaresma

República da Espada (Brasil)

215. Guerra de Canudos

Guerra de Canudos

216. A Guerra dos Pelados

Guerra do Contestado

217. O Cangaceiro

Cangaço

218. Corisco e Dadá

Cangaço

219. Baile Perfumado

Cangaço

220. Lua de Outubro

RS - década de 20

221. O País dos tenentes

Tenentismo

222. A Guerra Civil de 32

Documentário – Rev. Constitucionalista (SP – 1932)

223. Olga

Era Vargas – Período Entre Guerras

224. Memórias do Cárcere

Era Vargas – Estado Novo

225. For All - O trampolim da vitória

Brasil anos 40

226. Senta a Pua

Brasil na II Guerra - Documentário

227. Lamarca

Ditadura Militar – Resistência armada

228. O que é isso companheiro?

Ditadura Militar – Resistência armada

229. Ação entre Amigos

Ditadura Militar – Resistência armada

230. Cabra Cega

Ditadura Militar – Resistência armada

231. Prá Frente Brasil

Ditadura Militar (1964 – 1985)

232. Iracema – Uma transa amazônica

Ditadura Militar – Milagre (ver extras)

233. Cabra marcado para morrer

Ditadura Militar - Ligas camponesas

234. Barra 68

Ditadura Militar - Documentário (UNB)

235. Eles Não Usam Black Tie

Ditadura Militar - Brasil anos 70

236. Lúcio Flavio - o passageiro da agonia

Ditadura Militar - Brasil anos 70

237. Que bom te ver viva

Ditadura Militar - Brasil anos 70

238. Glauber o filme, labirinto do Brasil

Documentário Glauber Rocha (Cinema Novo)

239. Verdes Anos

RS (interior) – anos 70

240. Deu Prá Ti Anos 70

RS (Poa) – anos 70

241. Central do Brasil

Brasil anos 90

242. Terra para Rose

MST

243. Yndio do Brasil

Como o índio foi abordado no cinema no Brasil

244. O Velho

Documentário – Luís Carlos Prestes

245. A Ferro e Fogo

História do RS

246. Quanto vale ou é por quilo

Sociedade brasileira

247. Notícias de uma guerra particular

Sociedade brasileira (documentário – tráfico)

248. Testemunha da História

Documentário jornalístico - séc. XX (Geral e Brasil)